Muitas empresas tendem a cometer alguns erros de marketing digital quando estão começando a fazer inbound marketing. Especialmente quando não possuem o suporte de especialistas.
Mas fica mais fácil de reconhecer e corrigir cada um deles quando sua empresa reconhece o que está fazendo de errado.
Pois foi pensando nisso que elaboramos o artigo e as dicas que você verá a seguir.
Vale reforçar que o objetivo aqui é gerar reflexão, análise e redirecionamento contínuos. Tudo para que os resultados de sua empresa encontrem oportunidades para subir de nível e causar um impacto maior.
Por isso, encare os erros de marketing digital como passos naturais em uma estratégia altamente eficaz.
Afinal, há muitas variáveis envolvidas. Então muitas vezes fica quase impossível obter um caminho claro logo de cara.
Aproveite a lista a seguir como um checklist: analise cada passo ou etapa, veja como é possível reconfigurar ou refazer e retome o caminho rumo a uma estratégia de sucesso.
Vamos aos 4 erros de marketing digital:
Erro #1: sua empresa não sabe o que quer que as pessoas façam
É possível que você e seu time de marketing já tenham percepção suficiente para saber o que está oferecendo. Assim como o valor que ele oferece ao público.
Mas isso não é suficiente para criar uma mensagem sólida. Ou uma campanha baseada em autenticidade.
Por isso, é hora de dar um passo adiante. Identifique como sua empresa deseja que seu produto e sua mensagem façam as pessoas se sentirem. Veja estes exemplos:
- O AirBnb faz as pessoas ansiarem por novas experiências;
- A Nike faz as pessoas se sentirem inspiradas a fazer mais;
- A Coca-Cola faz com que as pessoas se sintam acolhidas.
Sua marca é a conexão emocional que as pessoas têm com o que sua empresa oferece. Mesmo quando a natureza do seu negócio for o “frio” universo do B2B.
Se você está fazendo marketing sem definir sua marca e seus principais elementos, está cometendo um dos maiores erros de marketing digital.
Pois isso não fará sua empresa se conectar às pessoas, nem gerar leads. Entãomuito menos gerar conversões.
Dica: defina como objetivo criar um guia de mensagens da marca até o final do ano. Isso deve abranger uma declaração de posicionamento e uma missão.
Além de abordar os elementos emocionais de como seus clientes se relacionam e se conectam ao seu negócio. Dessa forma, seu time de vendas pode ser uma grande fonte de dados nessa etapa.
Erro #2: sua empresa não está escutando
Alguns empresários cometem o erro de esconder a cabeça na areia quando se trata de feedbacks e conversas sobre sua marca.
Pois este é um grande erro de marketing digital. Mas que pode afetar áreas como produção, logística, financeiro, entre outras.
É fundamental abrir-se tanto para as críticas quanto para os elogios e sugestões. Sempre configurando fluxos de trabalho regulares de escuta social. Assim, isso pode ser feito por meio de:
- Alertas do Google,
- Formulários de pesquisa com clientes atuais e ex-clientes,
- Software de automação de marketing,
- Aplicando a escuta ativa mas redes sociais.
A escuta social não se aplica apenas a conversas em tempo real. Mas também aos comentários relacionados ao seu negócio.
Dica: atribua essa tarefa a alguém, ao invés de deixá-la solta pelo mundo. Então se você não tiver alguém específico em sua equipe, esse é o tipo de relatório que sua agência de marketing digital pode lhe fornecer com o maior prazer.
Não faça suposições sobre o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa e seus produtos, seja bom ou ruim. Pois isso é um dos mais clássicos erros de marketing digital (e de outras áreas também) que uma empresa pode cometer.
Mantenha contato diretamente com seus leads e clientes. Assim fica fácil solicitar feedbacks significativo sobre suas ofertas, seu serviço, seu site e até mesmo suas estratégias de marketing.
Erro #3: você não está sabendo utilizar os feedbacks
O feedback não existe no vácuo. Quando uma boa crítica, como uma prova social, faz você sorrir, não pare por aí. Identifique o que deu certo e como sua empresa pode replicá-lo.
Feedback ruim é ainda melhor para os negócios. Alguém fez o trabalho duro de identificar onde suas promessas foram quebradas e seus processos desmoronaram.
Aceite esse feedback graciosamente e identifique como é possível resolver o problema que um comentário negativo identificou.
Então não fique na defensiva e enlouqueça com uma crítica negativa em um lugar público – como as redes sociais.
Pelo contrário: ofereça sua gratidão por ser alertado para o problema. Este artigo traz boas dicas para lidar bem com estas situações e evitar possíveis prejuízos e erros de marketing digital).
Dica: solicite opiniões. É um pouco desconfortável, mas funciona. Certifique-se de que seus clientes saibam que o feedback é útil.
Além disso, reúna críticas, social listening e os resultados de pesquisas com clientes para criar um plano de ação. Estas tarefas devem estar focadas nos seguintes pontos:
- Operacional – melhorando o serviço, alternando suas ofertas de produtos,
- Estratégia – promovendo um ponto de vista diferente, envolvendo-se em uma conversa contínua.
Não se trata de uma ciência exata. Portanto, planeje recursos suficientes para não apenas acompanhar os comentários. Mas também para garantir que algo aconteça depois de reuni-los,
Assim será possível continuar analisando os resultados de seus esforços.
Erro #4: você está confiando no achismo
Quando se trata do desempenho de sua estratégia de marketing digital, confie nos números. E se os números não estiverem claros, teste suas teorias em vez de deixar que seus instintos resolvam o empate.
Assim você evita erros de marketing digital que podem custar tempo, dinheiro e posições no mercado.
O pensamento analítico não é natural para todos – e pode não ser natural especialmente para os criativos, que confiam em seus instintos.
Felizmente, os softwares de automação de marketing e a análise de sites tornam mais fácil do que nunca dar uma boa olhada no desempenho de cada peça de sua estratégia de marketing.
Seja o assunto nos e-mails marketings, testes A / B, criação de conteúdo, uso de uma palavra-chave de cauda longa, cada passo que você dá deve ser mensurável e bem pesquisado.
Se parece mais fácil falar do que fazer, lembre-se que a mistura certa de pensamento (e pensadores) em sua estratégia de marketing digital faz a diferença neste momento.
Tenha criativos, storytellers, analistas de performance – ou você acabará indo pelo caminho errado porque algo parecia certo.
Dica: conte com o suporte de uma agência de marketing digital especializada – especialmente se sua empresa é da área de tecnologia.
Entre contratar uma equipe inteira e uma agência, você tem em mãos uma solução praticamente pronta, com especialistas já antenados e prontos para agir, acesso às melhores ferramentas, pesquisas e tendências de mercado.
Assim você pode identificar rapidamente o que está funcionando e dobrar os esforços positivos, o que leva a vitórias mais fáceis e maiores no futuro.
Já viu 4 erros de marketing digital, que saber quais erros de marketing digital sua empresa pode estar cometendo?