Nutrição de leads que converte mais: 4 passos para começar já!

4 passos para uma nutrição de leads que converte mais

Atrair mais clientes potenciais só funciona quando sua empresa conta com uma estratégia de nutrição de leads que converte mais. Por isso, é preciso ajudá-los a progredir ao longo do caminho para obter mais vendas.

Mas ainda existem muitas empresas que se preocupam só em gerar mais leads. Dessa forma, esquecem do caminho entre o topo e o fundo do funil de vendas. Então, em ciclos de vendas mais longos,  isso pode se transformar em desperdício de tempo e dinheiro. Especialmente no B2B, onde os ciclos são mais longos.

Você pode evitar um desastre deste tipo em sua estratégia de marketing digital integrado. Comece com a leitura deste artigo.

O conteúdo certo para uma nutrição de leads que converte mais

Que tipos de conteúdo compõem uma estratégia de nutrição de leads que converte mais? Se você quiser saber a melhor resposta para a sua empresa, faça o seguinte: pergunte à sua equipe de vendas.

Comece perguntando para seus vendedores coisas como:

  • Qual é o conteúdo que você compartilha com leads que parece ajudar mais?
  • Que tipo de conteúdo você usa para ajudar a levar as pessoas ao próximo nível da jornada?

Afinal, a geração de leads depende de uma comunicação consistente e significativa com clientes potenciais viáveis. Isso deve acontecer independentemente do seu ciclo de vendas.

Uma nutrição de leads eficaz envolve um caminho às vezes longo e tortuoso. Por isso veja como superar isso nos tópicos a seguir.

Mas lembre-se: ao longo desta jornada, sua empresa estará estabelecendo relacionamentos significativos, confiáveis possivelmente duradouros com as pessoas certas.

Etapa 1: compreenda profundamente o seu cliente potencial

Contemple a experiência do cliente – do contato inicial, passando pelo processo de engajamento até um relacionamento de longo prazo.

A partir daí, defina o cronograma de etapas de compra na perspectiva do cliente, com os dados obtidos com base nas respostas destas questões:

  • O que eles estão fazendo? (acessando artigos, baixando materiais ricos, obtendo uma demonstração etc.)
  • No que eles estão pensando? (será que isso funciona?)
  • Como eles estão se sentindo? (ansiedade, estresse, curiosidade, empolgação?)

A partir daí, identifique as dúvidas que os clientes têm em cada etapa da jornada:

  • Como este produto ou serviço ajudará minha empresa?
  • Vale a pena ocupar minha equipe para resolver esse problema? Por quê?
  • Essa solução funcionará? Eles podem provar isso?
  • Existe outra empresa por aí que seja melhor?
  • A empresa tem credibilidade?
  • Podemos pagar?

Ajude os possíveis clientes a encontrar as respostas para essas perguntas. Além disso, lembre-os dos benefícios de trabalhar com sua empresa. Você estará criando valor ao fornecer informações úteis em porções pequenas e fáceis de digerir.

Etapa 2: planeje sua estratégia de nutrição de leads que converte mais

Invista tanto na produção de conteúdo criativo e para a progressão de leads quanto para a captura de leads. Afinal, trazer leads e não os manter até a conversão é puro desperdício. Dê atenção às seguintes questões:

  • As táticas empregadas e a frequência dos contatos dependerão das soluções que sua empresa vende e do ciclo de compra do lead;
  • É preciso promover diferentes linhas de incentivo de leads com base em critérios demográficos – tamanho, setor, papel no processo de compra e muito mais.

Etapa 3: caminhe lado a lado com o seu lead

Certifique-se de que sua empresa está nutrindo seus leads ao longo da jornada, Só assim será possível guiá-los para a decisão mais adequada às suas necessidades.

Desacelerar e andar no ritmo do cliente faz parte do jogo. Mesmo que isso signifique pegar o caminho mais longo com a jornada deles.

Se você os apressar, seu time de vendas pode acabar com um cliente exausto, que não se sente bem com a jornada e que não vai converter.

Uma venda mais complexa, algo padrão no B2B, exige que seu lead:

  • Esteja familiarizado com sua empresa e com o que ela faz;
  • Tenha sua empresa como uma especialista em seu campo;
  • Acredite que sua empresa entende seus problemas específicos e pode resolvê-los;
  • Goste de sua empresa – a ponto de querer trabalhar com ela.

Afinal, ao fornecer educação e informações valiosas para leads em potencial, sua empresa passa a ser uma fonte confiável. Além disso, passa a ser percebida como especialista em seu setor de atuação.

Portanto, desenvolver a confiança deve ser o foco primário em uma estratégia de nutrição de leads que converte mais. Isso fará seu negócio ser mais lucrativo e menos dependente da concorrência de preço.

Etapa 4: siga pela jornada

Um relatório recente mostrou que empresas que apostaram na nutrição de leads relataram um ROI 45% maior do que aquelas que não aplicaram uma estratégia do tipo.

Se sua empresa está deixando que os leads tirem suas dúvidas diretamente com representantes, parceiros ou distribuidores, retome a estratégia com mais força.

É assim que as empresas jogam até oito em cada dez leads nos braços (e nos bolsos) de seus concorrentes.

É hora de iniciar sua jornada rumo a um programa eficaz de nutrição de leads que converte mais. Se precisar de ajuda no processo, conte com nossos especialistas!

Posts Relacionados