No último ano, a influência da tecnologia 5G no marketing digital tornou-se uma pauta de destaque no setor.
Especialmente porque a novidade tem potencial para mudar a tecnologia digital como a conhecemos. Afinal, a Rede Sem Fio de 5ª Geração traz consigo impressionantes velocidades de dados e taxas de latência.
Mas o que isso significa na prática para o futuro do marketing digital? É o que veremos a seguir.
O futuro do marketing digital passa pelo 5G?
Muito tem se falado sobre os benefícios da tecnologia 5G. Além de como todo esse desenvolvimento tecnológico vai mudar o mundo de tantas maneiras diferentes.
Com a sua chegada podemos esperar uma melhora significativa na capacidade de concluir essas tarefas.
Além disso, os dados associados a esses processos poderão ser mais bem gerenciados e monitorados pelas empresas que os utilizam.
Então, vamos dar uma olhada em como as empresas podem utilizar as plataformas de marketing digital para reinventar sua forma de se comunicar com o resto do mundo.
O potencial do 5G no marketing digital para empresas
Uma das grandes promessas do 5G é a de ser um divisor de águas na forma como as empresas se comunicam e alcançam potenciais clientes.
Embora o 5G exista há alguns anos, ele ainda não está amplamente implantado. Inclusive, especialistas acreditam que ainda pode levar mais alguns anos para causar um impacto significativo em todo o mundo.
Mas muitas marcas já começaram a elaborar estratégias para alavancar o 5G no marketing digital em todo o seu potencial. Pois a tecnologia promete velocidade de internet mais rápida no dispositivo móvel com latência muito baixa.
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Então, assim que a tecnologia estiver disponível para as massas, podemos esperar grandes mudanças na forma como as empresas projetam suas campanhas de marketing.
Além disso, veremos também novos e mais atraentes meios visuais disponíveis, que se tornarão a necessidade do momento para atingir os consumidores. Entenda melhor a seguir.
Impactos do 5G no marketing digital que sua empresa poderá explorar
As mudanças mais significativas proporcionadas pelo 5G no marketing digital serão, sem dúvida, o uso de conteúdo de vídeo de alta definição direcionado aos dispositivos móveis dos consumidores.
Já sabemos que a publicidade em vídeo aumentou exponencialmente durante a era 4G. Mas o 5G permitirá que as marcas integrem conteúdo de vídeo imersivo em suas campanhas assim que a adoção da tecnologia for maior.
Além disso, como o 5G deve reduz drasticamente o tempo de download, espera-se que os usuários sejam mais receptivos para abrir anúncios de vídeo HD.
Além disso, há ainda um mundo de possibilidades para as empresas explorarem o 5G no marketing digital – veja a seguir:
AR e VR assumirão
A tecnologia 5G deveria ser 100x mais eficiente, juntamente com consistência eficaz que empurrará AR e VR em grande momento de marketing digital.
Até agora pouquíssimas organizações foram capazes de otimizar o poder desses dois recursos.
Porém, assim que o 5G se solidificar em todo o mundo, o boom de AR e VR será definitivo e vai dar aos seus usuários a melhor experiência.
Proliferação do vídeo
Mais velocidade e latência quase zero são um sonho realizado para campanhas que apresentam conteúdo de vídeo em seu núcleo.
Assim, a aposta do 5G no marketing digital está focada em oferecer vídeos HD incríveis, que carregam instantaneamente.
Assim, o resultado esperado é a obtenção de melhores taxas de visualização para as marcas e um sentimento menos obtrusivo para os usuários online.
Além disso, o conteúdo gerado pelo usuário tende a aumentar. Pois vai ficar mais fácil gravar vídeos em dispositivos móveis, melhorá-los com efeitos profissionais e enviá-los em uma piscadela para todos.
E mais: será interessante observar a evolução de plataformas baseadas em vídeo, como YouTube e TikTok. Bem como o tipo de colaborações serão possíveis com influenciadores e a próxima geração de redes sociais.
5G no marketing digital e a personalização
É provável que a coleta de dados abaixo melhore rapidamente com o 5G no marketing digital.
Atualmente leva-se tempo para descobrir mais sobre seu cliente. Pois nem todas as empresas podem ter a capacidade ou recursos para rastrear toneladas de dados ou carregar vários relatórios de análise.
Mas o consumidor hoje demanda por personalização. Algo que será facilmente contornado com conexões de alta velocidade e internet sem fio.
Além disso, o 5G vai estimular os provedores de internet concorrentes a oferecer Wi-Fi mais rápido. Assim, deverá ter menor tempo de delay quando os consumidores se conectarem digitalmente à sua marca.
Experiências mais interativas
Até então, os recursos de anúncios interativos estão baseados em dados pesados, dificultando o acesso dos usuários a esse recurso.
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Como já mencionado, a tecnologia 5G no marketing digital ajudará a acelerar a experiência online. Assim, será mais fácil colher os benefícios do mundo online.
Pois essas experiências não se limitarão a dispositivos móveis ou pessoais. Mas também se estenderão às telas de sinalização digital em espaços públicos.
Dessa forma, os usuários poderão reagir em tempo real às telas dentro de seu espaço, abrindo um mundo de personalização que ainda está para ser explorado.
Análises em Tempo Real
Graças ao 5G no marketing digital, a coleta e o processamento de dados não serão mais lentos, pesados e centralizados e tediosos.
Afinal, o 5G fará com que isso aconteça em milissegundos diretamente em cada ponto, facilitando:
- Análise em tempo real,
- Tomada de decisão,
- Automação de resposta.
Por outro lado, essa enorme coleta de dados ajudará empresas como a sua a conhecer melhor seus públicos. Além de descobrir informações extremamente específicas sobre eles e segmentá-las com mais precisão.
Melhorias na Segurança
Embora o 5G não esteja livre das fraquezas de seus antecessores, seu design está sendo desenvolvido com essas vulnerabilidades em mente. Portanto, de acordo com padrões mais rigorosos.
Além disso, já estão sendo tomadas medidas para proteger as informações enviadas através de redes 5G.
Na era 5G, por exemplo, as plataformas de e-commerce terão novas garantias de segurança de rede. Assim seus clientes poderão fazer transações em uma rede relativamente segura, estável e confiável.
Incremento no e-commerce mobile
Segundo a Adweek, 70% dos consumidores dizem que processos conectados, como o engajamento contextualizado baseado em interações anteriores, são muito importantes para seus negócios.
Assim, o setor do varejo digital precisa impactar seus consumidores onde eles estão e usar o direcionamento preciso que o 5G permite.
Então, contar com o 5G no marketing permite a sua empresa oferecer experiências móveis mais acessíveis e agradáveis. Assim, fica mais fácil trazer esses consumidores para fazer compras online a partir de seus telefones.
5G no marketing digital: a transformação digital a seu serviço
O ponto que estamos tentando mostrar aqui é que a tecnologia 5G chegou para mudar o mundo. Pois ela se aproveita de nossa dependência existente da tecnologia digital e torna os acessos mais rápidos e fáceis do que nunca.
Então, a única pergunta que resta é: seu negócio está pronto para colher os benefícios da tecnologia 5G com uma boa estratégia digital?
Não há dúvida de que o 5G no marketing digital abrirá muitas novas oportunidades para sua empresa experimentar recursos inovadores e imersivos para atrair e adquirir novos consumidores. Assim como reter os já existentes.
Além das estratégias que discutimos acima, existem muitas outras iniciativas que sua empresa poderá explorar assim que o uso dessa tecnologia se tornar mainstream.
Muitas delas podem começar já, com a ajuda de uma agência especializada em estratégia digital. Por isso fale já com um especialista UP2Place Digital e descubra como garantir resultados expressivos em marketing digital desde já!