O marketing de mídia social é essencial para a sua empresa. Afinal, ele permite criar públicos-alvo engajados justamente onde eles já gastam seu tempo.
Assim é possível gerar várias fontes de tráfego, que atraem leads continuamente. Tudo para expandir seus negócios com o poder das redes on-line.
Por isso, é preciso criar uma estratégia de marketing de mídia social que mantenha suas ações no rumo certo. Dessa forma, sua empresa pode seguir focada no bom andamento de seus negócios.
Esse artigo vai ajudar a fornecer um bom panorama sobre o tema. Assim como ajudar sua empresa a encontrar o caminho certo para o marketing de mídia social eficaz. Siga na leitura para saber mais!
O que é uma estratégia de marketing de mídia social?
Ao criar uma estratégia de mídia social, é essencial considerar cinco pilares:
- Objetivos: defina os resultados de seus esforços e como você os avaliará;
- Público-alvo: pesquise e crie perfis de seu cliente ideal com a ajuda das buyer personas;
- Mix de conteúdo: crie uma programação de mídia social baseada em arquétipos relevantes para seu público;
- Canais: defina as redes sociais de acordo com o perfil de seu público. Escolha em quais sua empresa deve dedicar seu tempo e para que elas serão usadas;
- Processo: configure a infraestrutura e as ferramentas para executar sua estratégia de maneira eficiente.
Esta é a estrutura básica para estabelecer um bom planejamento de mídia social. Então assim você pode garantir que o ROI se mantenha sempre dentro ou além do esperado.
Definição de ROI no marketing de mídia social
Calcular o Retorno sobre Investimento (ROI) de uma mídia social vai além do cálculo da receita menos as despesas. Pois o ROI é valor recebido em troca de um investimento.
Então o resultado que você recebe como retorno do seu investimento em marketing de mídia social pode incluir o aumento de valor de:
- Vida útil do cliente: mais transações / vendas;
- Referência do cliente: referências que geram mais leads;
- Influência do cliente: 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência em uma mídia social com uma marca provavelmente a recomendarão para outras pessoas;
- Conhecimento do cliente: Informação através de pesquisa de mercado.
Atualmente, obter um ROI positivo em seu marketing de mídia social é desafiador. Especialmente se comparado há alguns anos. Pois isso se deve em parte a um declínio geral no alcance orgânico.
Algo que as marcam podiam alcançar com facilidade nas plataformas de mídia social. Hoje os aplicativos de mídia social diminuíram intencionalmente a quantidade de visibilidade orgânica.
Especialmente para perfis comerciais. Isso se deve a dois motivos:
- Garantir que os usuários comuns tenham uma experiência menos comercial ao navegar em seu feed de notícias;
- Gerar mais necessidade de publicidade paga.
Os anúncios de mídia social podem gerar um ROI positivo por si só. Porém, são mais caros do que as estratégias puramente orgânicas.
Por isso veja no tópico a seguir algumas dicas para obter bons resultados em seu marketing de mídia social.
Como fazer marketing de mídia social eficaz na geração de leads?
Listamos a seguir alguns insights. Sempre pensando em alavancar a geração de leads orgânica de sua empresa através das redes sociais. Dessa forma, você pode fazer uma série de outras ações.
O suporte de uma agência especializada em marketing de mídia social pode trazer novos insights positivos. Tudo isso pode ajudar a alcançar suas metas de uma forma mais certeira.
Use psicologia para aumentar a participação em mídia social
A vontade de compartilhar é uma característica humana. Inclusive que é impulsionada pelo altruísmo. Assim como pela necessidade de retribuir e fazer parte do grupo.
Também é resultado da competitividade. Assim como pelo desejo de melhorar a reputação.
Por isso esteja ciente disso e use-a ao seu favor. Especialmente na hora de planejar e produzir textos e postagens de mídias sociais.
Use os canais de mídia social certos para o seu público
Não é só porque seu concorrente está no Facebook que isso significa que sua empresa também deve estar. Afinal, é preciso estudar e entender o perfil de cliente que você busca.
Além disso, você deve avaliar se eles estão aptos para serem abordados nessa rede. Pois só faz sentido investir em uma plataforma de mídia social se o seu público-alvo realmente estiver lá.
Otimize o tempo e a frequência das postagens de mídia social
Atualmente já existem muitos estudos de benchmark de mídia social disponíveis. Todos com informações úteis sobre quando e com que frequência postar.
Mas é fundamental descobrir o que funciona especificamente para seu público-alvo. Por isso avalie e analise continuamente sua atividade social. Esses dados estão nas próprias plataformas sociais.
Dessa forma você consegue determinar o tempo e a frequência das postagens que recebem mais tráfego e compartilhamentos.
Não meça apenas o envolvimento em cada mídia social
Sua empresa deve sempre avaliar quais postagens de mídia social geraram mais tráfego para seu site.
Mas é preciso ir além. Especialmente para descobrir se a mídia social é bem-sucedida como tática de geração de leads. Então a dica é acompanhar também quais postagens foram a origem do tráfego convertido em leads.
Afinal, o engajamento é um resultado bastante positivo. Mas a obtenção de leads é ainda mais!
O que achou deste artigo? Esclareceu o papel da mídia social na geração de leads?