Já falamos muito aqui sobre inbound marketing eficaz: o que é, como fazer, quais são os resultados que sua empresa pode obter e muito mais.
Mas a transformação digital que vivemos hoje faz com que as coisas estejam constantemente se reinventando, se reciclando e se regenerando para a próxima fase.
O inbound marketing eficaz não foge à regra. Por isso sua empresa precisa permanecer atualizada para se destacar da concorrência, além de garantir cada vez mais oportunidades de vendas.
Por isso listamos a seguir sete grandes mudanças que os especialistas do setor destacam como sendo essenciais para impactar no seu próximo planejamento de marketing digital. Então siga na leitura e prepare-se!
1) Cliente no centro de tudo
As empresas hoje encontram um novo perfil de comprador. Dessa forma, o lead está mais independente, bem informado, intuitivo e mais seguro de si.
Eles já chegam com 57% da decisão de compra definida antes mesmo de entrar em contato com a sua empresa. Além disso, fica o alerta para as equipes de vendas: 68% dos leads preferem pesquisar sobre um problema de negócios ou solução por conta própria. Com isso, cerca de menos de 30% dos compradores B2B querem falar com seu time de vendas quando compram.
Por isso, é preciso apostar em uma estratégia de inbound marketing eficaz. Dessa forma, sua empresa precisa proporcionar uma nutrição relevante para atrair esse comprador e prepará-lo para tomar sua decisão de forma independente. Mas ainda dentro do seu círculo de atração.
2) O funil de vendas mudou – a estratégia para o inbound marketing eficaz também
Como você viu acima, vivemos uma era onde o cliente está no centro de tudo. Por isso, a forma como ele toma suas decisões de compra está cada vez mais intuitiva. Então seu funil de vendas precisa acompanhar este novo cenário.
Hoje o funil de vendas tem um começo e um fim com o cliente em potencial em todos os aspectos. Por isso só uma estratégia de inbound marketing eficaz pode oferecer todo o suporte necessário para os leads por todas as etapas.
Este novo funil está fundamentado em lealdade e afinidade. Então com essa questão estabelecida, sua empresa tem uma conversão certa nas mãos. Para isso, é preciso apostar em:
- Oferta de conteúdo relevante,
- Construção de relacionamento entre cliente e marca,
- Propostas focadas nas necessidades dos seus clientes – algumas delas que talvez nem ele tenha enxergado ainda.
3) Conteúdo: input para a prova social
Há quem diga que o conteúdo não é mais o rei. Dessa forma, a nova realidade seria que o marketing boca a boca toma as rédeas. Então as marcas não teriam mais o poder de apenas empurrar o conteúdo e esperar que os leads apareçam.
Mas a grande realidade é que o inbound marketing tem um papel decisivo na hora de provocar e obter essas provas sociais. Elas são decisivas, contribuindo significativamente na geração e conversão de leads.
Sem uma presença digital forte e um conjunto de ações de inbound marketing eficaz, talvez seu cliente não encontre os canais certos para contar para seus leads quão boa é a solução da sua empresa.
4) A experiência do cliente ganha um novo formato
Antigamente as empresas se concentravam em oferecer esse tipo de experiência ao cliente:
- Atendimento ao cliente apenas em horário comercial;
- Foco apenas na aquisição do cliente – sem grandes esforços no pós-venda;
- Tíquetes de suporte ao cliente;
- Formas de geração de lead;
- Equipes organizadas em silos;
- Suporte apenas na língua nativa da empresa;
- Baixa interação com o cliente, suas dores e expectativas – a solução era entregue numa formatação pronta;
- Discurso vazio sobre a relação com a concorrência.
Mas a transformação digital criou um novo cenário, e hoje sua empresa precisa estar de acordo com este novo cenário:
- Os chatbots dão suporte aos clientes 24/7;
- Os clientes têm mais opções – e é mais fácil encontra-las;
- O foco maior deve ser na experiência e retenção do cliente;
- A experiência do usuário é um esforço de equipe.
5) O vídeo é sua resposta de conteúdo
Hoje, o vídeo significa mais do que um canal do YouTube que sua empresa atualiza algumas vezes por ano. Atualmente ele é a estrela do marketing de conteúdo e parte presente do planejamento anual de inbound marketing eficaz em empresas de todos os setores no mundo.
O formato tem se mostrado a melhor maneira de encantar seus clientes e atrair novos. Sua empresa pode explorar o formato através de ações como:
- Adicionando um pequeno vídeo de introdução à sua assinatura de e-mail;
- Adicionando vídeos de perguntas frequentes como fonte para compartilhar e usar como banco de respostas;
- Fazendo seus artigos de blog em formato de vídeo – para que os usuários possam escolher se querem ler ou assistir seu conteúdo;
- Incorporando vídeos em suas landing pages.
6) Apps de comunicação são muito significativos para sua estratégia de inbound marketing eficaz
Sabemos que clientes atuais e potenciais querem interagir com um chatbot se isso significar um caminho direto para ir do ponto A ao ponto B. Porém, poucas empresas souberam explorar de fato esse recurso para oferecer uma boa experiência ao cliente.
Ao utilizar as ferramentas disponíveis nas plataformas sociais – como o Facebook, WhatsApp e o Instagram – é preciso ter em mente que os bate-papos não devem ser completamente automatizados. Por isso, devem ter um bom equilíbrio entre automação e toque humano.
7) Realidade virtual e realidade aumentada se juntam ao inbound marketing eficaz
Estamos vivendo em uma era em que não estamos mais vinculados ao conteúdo que produzimos fisicamente.
Agora é a hora de abrir mais espaço em seu mercado e se descolar cada vez mais da concorrência. Por isso, este é o momento certo para obter mais vantagem inicial: as pessoas estão procurando conteúdo e este é o momento de aproveitar a oportunidade e criar experiências de RV e RA para seu público.