Se você tem considerado a automação do marketing para sua empresa, é importante ter uma boa compreensão do que esperar e quais são os principais benefícios antes de começar.
O primeiro passo é entender que automação do marketing nada mais é que um processo de otimização.
Da otimização do tempo de sua equipe, da qualificação dos clientes em que sua equipe de vendas concentra seus esforços e muito mais.
O alcance da automação do marketing vai além da simples automatização das tarefas repetitivas do seu departamento de marketing.
Para que você possa entender de fato o quanto vale a pena apostar na automação, vamos elencar a seguir alguns dos benefícios que a automação do marketing pode trazer para seu negócio como um todo.
Principais benefícios da automação do marketing
Confira a seguir algumas das principais vantagens de apostar em processos de automação.
Aumento da receita e do tamanho médio do negócio
Ao automatizar seus processos, certamente você notará um aumento no valor do ciclo de vida do seu cliente. Quando sua empresa combina isso com um gerenciamento de leads eficaz, maiores serão as chances de obter um ROI mais elevado em suas vendas.
Veremos muitos outros benefícios da automação do marketing a seguir, mas praticamente todos eles contribuem para aumentar as receitas e o tamanho de sua organização de uma forma ou de outra.
Maior eficácia e criatividade
Não importa o tamanho do seu time, você tem uma quantidade limitada de recursos para aumentar seu negócio.
Mas a automação do marketing permite-lhe espremer obter ainda mais resultados desses colaboradores, já que eles ganharão tempo para se dedicar às atividades mais estratégicas r criativas.
Embora isso traga benefícios claros para a produtividade e eficácia da equipe, há também uma melhora na criatividade e motivação dos colaboradores.
Otimização dos processos de marketing
Um dos efeitos colaterais mais interessantes de implementar um software de automação do marketing é que ele exige que sua empresa se debruce de fato em sua jornada de compras e de sua estratégia de marketing para criar os processos.
Isso permite que sua empresa aperfeiçoe gradualmente a forma como impacta e nutre seus leads.
Aborde potenciais clientes em vários canais
Um dos principais benefícios que a automação do marketing oferece às empresas é a capacidade de alcançar os clientes de forma personalizada em diferentes canais.
Quando seu time de marketing cria uma campanha no software, pode escolher entre enviar aos clientes um e-mail, cartão postal, mensagem de texto, tweet ou atendimento telefônico quando chegarem a determinadas etapas da jornada.
Algumas ferramentas de automação do marketing têm ainda mais opções em relação a isso do que outras com segmentação multicanal.
Neste caso, o ideal é contar com especialistas – uma boa agência de marketing digital pode ser fundamental para o sucesso dessa etapa.
Como a automação do marketing pode aumentar suas vendas?
Muitas pessoas acreditam que a automação do marketing é apenas uma ferramenta para a equipe de marketing.
Mas seu maior valor vem da combinação de dados de CRM e marketing para ajudar sua equipe de vendas a ser cada vez mais eficiente.
Confira a seguir algumas estratégias que podem otimizar o trabalho de sua equipe de vendas através da implementação da automação do marketing.
Lead Scoring mais eficaz
Além de saber se seus leads são qualificados ou não, sua empresa também poderá priorizar seus clientes com base na probabilidade de converter ou no tamanho do seu negócio.
Se sua empresa estiver usando um sistema de CRM, Talvez a ferramenta não traga resultados tão impressionantes. Mas ainda é muito valioso para garantir que sua equipe comece o dia focada na conversão de seus melhores leads.
Encontrar o momento certo
Além da priorização e o lead scoring, sua empresa também poderá ver quando um lead está considerando sua empresa ou suas soluções, rastreando as visitas recentes em seu site.
É possível até mesmo configurar alertas para ver quais páginas seus leads estão olhando em tempo real. Esta informação permite que sua equipe pegue o telefone e chegue a estes leads qualificados no momento exato em que eles estão em uma parte importante da decisão de compra.
Reduzir o tempo de conversão
Ao tornar seu processo de vendas mais eficiente e efetivo, sua empresa reduz o tempo necessário para que um lead potencial se torne um cliente.
Algumas empresas experimentaram uma redução de 72% no tempo necessário para a conversão de leads com a automação do marketing. Isso gerou um aumento geral de 175% na receita.
Esperemos que este artigo tenha lhe dado uma melhor compreensão sobre como sua empresa pode explorar as soluções de automação.
Caso você já tenha decidido que a automação do marketing é algo que vai beneficiar o seu negócio, o próximo passo é escolher qual ferramenta é a melhor opção. Para isso conte com o suporte de nossos especialistas: clique e fale diretamente com nossa equipe.
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