Como as empresas podem reagir à crise com estratégias digitais: Você já sabe muito bem que a COVID-19 está transformando a nossas vidas e as empresas terão que adaptar a uma nova forma de atuação.
As mudanças afetam todos os setores da sociedade e todos os segmentos de negócios. É nesse cenário de incertezas as organizações precisam encontrar novas formas de relacionar com seu público e manter-se em pleno funcionamento.
Manter o relacionamento com seus clientes e os seus negócios operando não é tarefa corriqueira e demanda novas habilidades para toda sua empresa.
Reagir à crise com estratégias digitais: Como fazer?
Em época de COVID-19 o digital é o principal canal da sociedade
Em meio à transformação que estamos vivendo, o digital tem sido o principal canal da sociedade, seja para entretenimento, buscar informações, desenvolver novas habilidades, buscar alternativas para o dia a dia, manter o corpo em forma, se comunicar com a família e com colegas de trabalho, fazer negócios e muitas outras coisas que têm impactado nossa vida durante estes dias.
As empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes tiveram que mudar seu “mindset” e adotar medidas, processos e ferramentas que, até então, eram desconhecidas e pouco relevantes para a sobrevivência dos negócios.
O fato é que tudo mudou muito rapidamente e todos nós fomos pegos de surpresa e obrigados a nos adaptar a essa nova realidade!
Listamos abaixo 10 pontos que as empresas e as pessoas tiveram que se adaptar, praticamente do dia para noite:
- Trabalhar em home office
- Cuidar das crianças enquanto estamos trabalhando
- Lavar as mãos e utilizar álcool gel com mais frequência
- Lidar com um novo medo e ansiedade
- Fazer reuniões virtuais
- Ficar confinado dentro de casa
- Renegociar contratos e reduzir custos
- Comprar apenas o essencial
- Buscar novas forma de entretenimento
- Nova abordagem de relacionamento e vendas
Os gestores de empresas, na sua grande maioria, já implementaram muitas ações essenciais e já estão vendo que, apesar de tudo, podem acelerar a transformação digital em suas empresas – neste aspecto, o atendimento ao cliente online é essencial e precisa ser pensado para encantar o cliente.
Muitas organizações já estão considerando implementar o home office mesmo depois da crise. Fazer reuniões por videoconferência (call) já entrou para o dia a dia, discutir planos de ação com frequência e velocidade, implementar novas ferramentas de gestão, novas abordagens para o marketing e vendas são prioridades – isso para citar apenas algumas das muitas outras decisões que já estão sendo tomadas.
E a boa notícia é que com o uso adequado das tecnologias, como computação em nuvem, permitem a redução de custos, além das demais facilidades e benefícios oferecidos por uma estratégia digital personalizada e estruturada adequadamente.
Neste momento, as empresas que já possuem uma estrutura e presença digital atuante estão ajustando seu posicionamento, implementando ações com forte presença de marca, criando conteúdos de engajamento, gerando benefícios, ou seja, estão fortalecendo o relacionamento como seus clientes e prospects para que possam gerar vendas no curto e no médio prazo.
Empresas com pouquíssima ou nenhuma presença digital, estão discutindo como iniciar a transformação digital para o marketing e vendas – já que estas estão certamente passando por momentos mais complicados por não terem um canal digital para relacionar-se com seus clientes e prospects.
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Mas, afinal, quando sua empresa deve começar a presença digital?
A nossa posição como especialistas no digital é que a hora é agora -, pois quanto mais postergar a decisão mais difícil será!
Vamos lá, como reagir à crise com estratégias digitais?
Sabemos que existem diversos outros desafios nesse momento, desde o mais simples até os mais complexos – como não quebrar. Entretanto, existem ações que você pode implementar de forma mais rápida e simples e outras, mais estruturadas, que demandam uma estratégia de médio e longo prazo.
Listamos abaixo algumas ações que você pode implementar no curto prazo (hoje):
- Se possui um cadastro de emails dos seus clientes ou prospects utilize-o para enviar conteúdos (exclusivos) de relacionamento e informação;
- Habilite novos canais de comunicação, com ferramentas como WhatsApp, Chat Online, Messenger, Direct, etc. – seja para relacionamento ou vendas;
- Ofereça benefícios para seu público-alvo, sejam descontos ou ofertas que ajudem a decisão de compra, experimentações, possibilidade de primeiro contato com seu produto ou serviço, gere experiências e crie desejos;
- Discuta com sua equipe o que sua empresa pode fazer pelo seu público-alvo e crie empatia;
- E o que mais?
Além dessas ações de curto prazo, citadas acima, é importante iniciar estratégias digitais estruturadas que irão tratar ações de curto, médio e longo prazo, como:
Inbound Marketing
Eficiente estratégia para atrair e conquistar clientes, resgatar clientes inativos, bem como fortalecer sua marca.
Estratégia Funil de Vendas em Y
Integração das estratégias de Outbound e Inbound marketing.
Representante de Vendas Digital
Estratégia exclusiva para segmento B2B, seja para aumentar receita ou reduzir custos com vendas.
Account Based Marketing
Específica para atingir clientes pré-determinados, com conteúdos e campanhas personalizados.
Todas estas estratégias passam por estas 3 etapas:
- Estratégia – definir a estratégia digital que traga os melhores resultados para as necessidades da sua empresa;
- Planejamento e Implementação – planejar, desenhar processos, implementar tecnologias, executar e engajar as pessoas;
- Otimização e resultados – mensurar os resultados, otimizar e melhorar os resultados das ações implementadas.
Enfim, esperamos que este conteúdo tenha contribuído com este momento de enormes desafios – acesse outros conteúdos relevantes aqui. E se você entende que precisa dar o próximo passo fale com a gente!
Com ampla experiência em Transformação Digital para marketing e vendas nosso diferencial é o conhecimento em negócios, processos, tecnologias e estratégias digitais para melhorar os resultados de negócios da sua empresa.
Transformamos sua empresa com um consistente posicionamento digital, integração entre as áreas comercial e marketing através de tecnologias como RDStation, Pipedrive, Salesforce, HubSpot, SAP CRM, Oracle CRM, Totvs, Google, entre outras.
Por isso colocamo-nos à disposição para apoiar você e sua equipe na superação dos desafios de trabalhar em home office, mantendo o desempenho e sem comprometer os processos de marketing e vendas da empresa.
Para contribuir com sua empresa, é essencial uma avaliação da sua atual Estratégia Digital, quando será possível identificar a estratégia que melhor atenderá aos seus objetivos de negócio.
Agora que você sabe como as empresas podem reagir à crise com estratégias digitais. Quanto antes sua empresa traçar um plano personalizado, mais rapidamente atingirá os resultados desejados. Solicite uma análise gratuita e descubra quais as ações mais indicadas para seus negócios neste momento sensível. Fale com nossos especialistas e aumente suas vendas!
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