O marketing preditivo eficaz tem se mostrado um diferencial único para muitas empresas. Especialmente as do setor de tecnologia. Assim, elas conseguem obter resultados cada vez mais expressivos em conversão.
Tanto que um estudo da Forrester Consulting apontou que o marketing preditivo praticamente triplica as oportunidades de crescimento da receita frente aos resultados do setor.
Além disso, ainda duplica a probabilidade de empresas de tecnologia ocuparem uma posição de liderança no mercado de produtos / serviços que atendem.
Quer fazer parte deste movimento? Então siga na leitura e descubra como aplicar o marketing preditivo eficaz em seu negócio de tecnologia.
O papel do ICP dentro do marketing preditivo eficaz
Existe um grande desafio entre as organizações de tecnologia: identificar o número máximo de leads ideais para apoiar o crescimento rápido da empresa. Ou seja: seu perfil de cliente ideal (ICP).
Em outras palavras, sua empresa precisa entender onde a demanda existe – e onde ela não existe. Assim, sua prospecção será o mais eficiente possível.
Pois o marketing preditivo eficaz ajuda a criar um perfil de cliente ideal com base na segmentação comportamental. Dessa forma, é possível ir além do perfil “indústria-faturamento-tamanho-cargo”.
Os dados obtidos via Analytics e machine learning avaliam sinais ocultos. Assim, é possível analisar intenção e ajuste, em vez de focar apenas nos fatores padrão mencionados acima.
Pois ele analisa os dados internos existentes do cliente. Que, por sua vez, são enriquecidos com dados externos (que podem ser obtidos com a ajuda de seu time de vendas).
Assim você terá em mãos um modelo complexo sobre o que faz de seus clientes seus clientes: esse é o seu ICP.
Ações que contribuem para o sucesso do marketing preditivo eficaz
Listamos a seguir algumas ações que podem ser colocadas em prática. Para isso, é preciso ter todos os dados que foram extraídos. Dessa forma, sua empresa aplica uma análise preditiva:
Analise e preveja o comportamento sazonal do cliente
Isso é especialmente importante para as vendas on-line. Pois e-commerces de maior sucesso são aqueles que destacam os produtos que os consumidores vão querer em um determinado momento.
Ou seja: época de pagamentos de tributos, adequação a uma nova norma ou lei, entre outros.
Direcione os produtos mais lucrativos para os clientes com maior probabilidade de comprá-los
Afinal, não adianta gerar um anúncio por e-mail ou pop-up para um software de gestão de admissão para um estudante de TI.
Por outro lado, direcionar o cliente afluente para produtos high-end é fundamental para o marketing preditivo eficaz.
Desenvolva estratégias de marketing e publicidade mais eficazes
Vá além de apenas segmentar o público-alvo certo: observe também as mensagens, imagens e temas que os atraiam para seu produto ou serviço. Pois este é o verdadeiro marketing de conteúdo de qualidade.
Aprenda e empregue as melhores estratégias para ganhar novos negócios com o suporte do marketing preditivo eficaz
A inteligência preditiva pode informar ao marketing quais consumidores têm maior probabilidade de ser clientes fazendo recompras.
Afinal, os orçamentos estão ficando mais e mais apertados. Então o marketing precisa alocar seus recursos para se concentrar em metas que proporcionam o maior ROI.
Lembre-se: nada fornece retorno sobre o investimento, como clientes recorrentes.
Priorize os clientes atuais
Complementando o ponto acima, seu time ou agência de marketing precisam priorizar os clientes com base em vários fatores. Sendo o ciclo de vida um dos principais.
Pois é mais barato manter clientes atuais que conquistar novos. Mantenha isso sempre em mente!
O futuro do marketing preditivo eficaz
O marketing tornou-se uma estratégia amplamente digital e a análise preditiva é uma de suas principais ferramentas.
A análise dos hábitos do consumidor já precisou de semanas e semanas para analisar planilhas, mas hoje é feita em tempo real.
Então a implicação é clara: onde estivemos e para onde estamos indo estão entrelaçados como nunca antes.
É por isso que o inbound marketing tem se mostrado cada vez mais o caminho. Especialmente para empresas em busca de estratégias assertivas e resultados para a sua comunicação. E, ainda mais, para seu faturamento.
Pois o marketing preditivo aplicado ao inbound fornece abordagens mais certeiras junto ao seu público. Dessa forma, você garante mais oportunidades de conversão e vendas.