Como o ICP certo para a sua empresa ajuda a gerar mais leads
Se você leu nosso último artigo sobre sobre perfis de clientes ideais (ICPs), já sabe como o ICP certo para a sua empresa tem um papel importante na definição de seus clientes-alvo e como fechar negócios com eles.
Utilizar o ICP certo para a sua empresa em conjunto com o marketing preditivo causa um grande impacto em seus negócios. Isso vai além de apenas fornecer insights sobre seu público e expandir a automação já realizada: trata-se de criar uma abordagem proativa para sua estratégia de marketing – ao invés de uma estratégia reativa, que depende de atividades comportamentais para definir os próximos passos.
Siga na leitura e descubra como o ICP certo para a sua empresa pode ajudar a gerar mais leads – e mais vendas.
O papel dos perfis ideais de clientes no marketing preditivo
O marketing preditivo envolve compreender o seu perfil de cliente potencial e fazer recomendações inteligentes com base em suas atividades.
Se um lead ler um artigo em seu blog corporativo e depois se inscrever em um seminário on-line, uma boa campanha de marketing preditivo oferecerá as próximas etapas com base nessas decisões e no conteúdo do blog e do webinar.
O problema é que esses mecanismos preditivos de marketing só funcionam quando o lead já está em seu pipeline. O marketing preditivo não se concentra na geração de leads, apenas direciona-os para o caminho certo de nutrição.
O ICP certo para a sua empresa muda isso completamente. Ao criar um perfil orientado por dados de seu cliente-alvo, torna-se possível não apenas prever o caminho certo para a geração de leads, mas também a abordagem correta para atrair esses leads em primeiro lugar.
Como usar o ICP certo para a sua empresa e marketing preditivo juntos para gerar novos leads
Depois de ler nosso último artigo sobre Perfis de Clientes Ideais, você já deve ter uma boa compreensão sobre as vantagens de contar com um ICP bem-sucedido.
Mas que tal juntar a estes ICPs uma certa dose de marketing preditivo e esforços de geração de leads? Aqui estão algumas dicas:
1) Lembre-se da importância dos dados
O marketing preditivo depende muito de dados de alta qualidade para funcionar adequadamente.
Como resultado, é importante que, não importa onde sua empresa aplique suas campanhas de marketing preditivo, esteja sempre tomando decisões com base nas informações mais atualizadas e precisas possíveis.
2) Aproveite as referências que seus clientes atuais possam passar ao mercado
Clientes altamente satisfeitos acrescentam valor adicional à sua empresa na forma de referências.
As estatísticas mostram: 84% dos decisores B2B iniciam um processo de compra com base em uma referência. Além disso, a maioria dos profissionais de vendas e marketing concorda que os encaminhamentos são mais rápidos neste formato.
3) Crie conteúdo que dialogue com o seu ICP
Com o ICP certo para a sua empresa em mãos, é hora de partir para o desenvolvimento de uma série de conteúdos com os quais ele pode se relacionar.
Um ótimo conteúdo gera reconhecimento de marca e confiança com seus clientes-alvo, por isso faz sentido investir tempo e esforços pesquisando e compreendendo exatamente o que seus clientes querem saber sobre seus produtos e sua empresa.
Quais problemas você resolve para seu cliente? Foque seu conteúdo para o ICP e tenha em mente que não são apenas os tópicos abordados – o método de entrega é igualmente importante.
Se você tem como público-alvo um perfil mais jovem, eBooks e seminários on-line podem não ser tão populares quanto os posts em redes sociais e podcasts.
4) Produza conteúdo para os locais onde seu público passa tempo on-line
Um ótimo conteúdo não significa nada se não houver uma estratégia para que seu público-alvo o encontre.
Embora seja essencial desenvolver uma boa estratégia para SEO e busca orgânica, os seu time e/ou agência de marketing digital devem pensar em maneiras mais diretas de colocar seu conteúdo nas mãos das pessoas certas para gerar novos leads.
Anúncios de PPC, pesquisa paga e marketing de mídia social são apenas algumas das maneiras de levar seu conteúdo ao ICP certo para a sua empresa. Sua empresa também pode se concentrar em estratégias não digitais, como outdoors, anúncios de rádio e eventos do setor.