Como o marketing visual otimiza sua jornada do cliente

Como o marketing visual otimiza sua jornada do cliente

Atualmente, o marketing visual tem um importante papel na hora das empresas oferecerem uma jornada do cliente mais eficaz. Afinal, isso pode se traduzir em mais conversões.

Sabemos que, na maior parte dos casos, o ponto inicial da jornada vem de uma busca no Google. Ou outro mecanismo de buscas. Algumas vezes antes mesmo até de terem definido seu problema específico.

Então quando este problema está melhor formatado, os leads passam a analisar várias soluções. Tudo antes de finalmente entrar em contato com uma empresa.

Por sua vez, esta enviará mais conteúdo para convencê-los de que seus produtos são a melhor opção. Sendo assim, é importante saber qual é o tipo de conteúdo que causa o efeito certo em seus leads – e no momento certo.

Nesse ponto, o apelo visual pode multiplicar os resultados de cada peça. Por isso siga ne leitura e descubra o conteúdo certo para tornar sua jornada do cliente mais eficaz.

O papel do marketing visual em uma jornada do cliente mais eficaz

À medida que seus leads em potencial passam por cada estágio da jornada do consumidor, eles provavelmente interagem com vários formatos do seu conteúdo:

  • Landing pages,
  • Artigos no blog,
  • Estudos de caso,
  • Páginas de produtos,
  • Gráficos de comparação de recursos em White papers,
  • E-mails marketing.

Tudo isso vai desempenhar um papel de destaque no sucesso ou não de cada etapa sucessiva. Então seu conteúdo precisa ser relevante, convincente e, mais importante, deve deixar uma impressão duradoura.

Mas com a quantidade de conteúdo postado na web todos os dias, está ficando cada vez mais difícil ser notado. Por isso fazemos uma pergunta aqui: como você faz seu conteúdo se destacar?

A resposta é: marketing visual. Afinal, as pessoas respondem melhor ao conteúdo visual. Gráficos, fotografias e vídeos têm o poder de captar (e reter) a atenção dos leitores.

Algo que é cada vez mais importante, à medida que a competição pela atenção é cada vez mais feroz no meio digital.

O que é marketing visual?

Em sua forma mais simples, o marketing visual é sobre o uso de imagens, gráficos e vídeos atraentes para comunicar mensagens e vender produtos ou serviços.

Esta rápida mudança para todas as coisas visuais foi desencadeada pela rápida evolução da tecnologia de fotos e vídeos.

Afinal, pela primeira vez na história, capturar e visualizar imagens leva segundos e é quase universalmente acessível.

Primeiro pela ampla popularidade dos smartphones. Depois pela força de plataformas de mídia social first, como Instagram e Pinterest. Tudo isso impulsionou o crescimento do marketing visual nos últimos anos.

De fato, há uma boa razão pela qual muitas empresas estão adotando uma abordagem centrada no visual. Um estudo apontou que 65% dos consumidores preferem recursos visuais. Assim como dados que mostram que 90% das informações que absorvem nossos cérebros também são visuais.

Nossos períodos de atenção estão mais curtos do que nunca. Então temos menos tempo para capturar interesse e comunicar nossa mensagem.

Como os recursos visuais são mais fáceis de compreender e absorver, faz sentido que as marcas estejam mudando seu foco para o visual primeiro. Com o vídeo sendo  a principal forma de mídia usada no marketing de conteúdo.

De fato, um estudo recente sobre o comportamento do marketing de conteúdo indicou que mais de um terço do orçamento de marketing digital das empresas foi gasto apenas em recursos visuais.

Então, o que faz do marketing visual uma abordagem tão poderosa?

  • O conteúdo visual envia sua mensagem mais rápido,
  • O conteúdo visual torna mais fácil para os consumidores reconhecerem e lembrarem de sua marca e produtos,
  • Criar conteúdo visual (como vídeos, fotografia e design gráfico) está se tornando mais fácil do que nunca, graças ao surgimento dos recursos em redes sociais como Snapchat, Instagram e TikTok.

Tipos de Conteúdo de Marketing Visual

Agora você já conhece o conceito de marketing visual, é hora de visualizar isso na prática. Por isso veja a seguir os principais formatos que sua empresa pode explorar em sua estratégia de marketing digital integrado.

Imagens

Um estilo de imagem coeso e um logotipo profissional são importantes para o reconhecimento da marca. Se você usa imagens de estoque ou contrata um fotógrafo para capturar sua marca corretamente, usar imagens que se complementam e contam sua história de marca ajudará a elevar a presença digital de sua empresa.

Para usar imagens em sua marca, considere qual conversa você deseja criar. Por exemplo, se você quiser mostrar sua experiência ou ajudar as pessoas, certifique-se de que suas imagens transmitam essa mensagem.

Assim que você souber qual é a sua mensagem de marketing visual, use as redes sociais certas para começar a compartilhar.

Além disso, participe de eventos de networking e garanta que suas imagens seja mostrada através de folhetos ou cartões de visita. Também aposte em anúncios impressos para revistas e jornais relevantes para sua indústria. Não faltam opções para você exibir seu marketing visual.

Vídeos

O conteúdo de marketing com vídeos pode atrair mais engajamento e dar visibilidade à sua marca. Pois ao criar conteúdo de marketing, os vídeos podem mostrar facilmente a personalidade da sua marca. Eles podem se conectar com seus clientes e mostrar-lhes como usar seus produtos, além dos benefícios de fazê-lo.

Os vídeos podem ser criados especificamente para as redes sociais. Por isso, podem se tornar parte integrante de uma estratégia de marketing na sociedade ocupada de hoje.

Lembre-se: os primeiros dez segundos de um vídeo podem capturar uma audiência. Por isso, é importante fazer um  esforço criativo especial ao criar um vídeo para a sua empresa. Atualmente, a maioria dos vídeos:

  • Explica o produto ou serviço,
  • São promocionais para compartilhar uma venda,
  • Buscam uma resposta emocional do espectador.

Por isso, conte uma história convincente ou compartilhe um vídeo de bastidores com seu público. Melhor ainda, apresente seus clientes em um vídeo exclusivo, mostrando como eles usam os produtos.

Além disso, você também pode optar por compartilhar vídeos de eventos que hospeda ou entrevistas de especialistas.

Mas atenção: ao criar vídeos em várias plataformas, certifique-se de criar para cada uma de acordo com suas melhores práticas. Afinal, Facebook e YouTube preferem vídeos horizontais. Enquanto os stories do Instagram, TikTok e Snapchat exibem vídeos verticais.

Também é importante notar que antes de fazer um vídeo para sua marca, considere roteirizar e planejar quais fotos você vai precisar.

Infográficos

Os visuais gráficos, também conhecidos como infográficos, são usados pelas empresas como uma maneira clara e rápida de apresentar informações.

Por isso, os infográficos podem incluir:

  • Gráficos,
  • Histogramas,
  • Fluxogramas,
  • Mapas mentais, entre outros.

Quando encontrados na internet, os infográficos geralmente são criados em um tamanho que melhor se encaixa na rede social em que estão sendo compartilhados.

Os melhores infográficos são simples e exibem informações em um gráfico que a maioria das pessoas achará fácil de entender.

Por isso, lembre-se: muitas informações sobre um infográfico dificultam a leitura e podem complicar as mensagens gerais.

Além disso, as cores desempenham um grande papel na legibilidade. Enquanto que os ícones, juntamente com o texto, podem ajudar a organizar as informações que você está apresentando ao seu público.

Visualização de dados

Visualização de dados é como chamamos um gráfico, gráfico ou outro elemento visual que mostra e analisa dados.

Existem tantas maneiras de tornar seus dados atraentes visualmente. Por isso, é importante decidir quais dados sua empresa deseja rastrear antes de criar esse tipo de marketing visual.

Um gráfico de ponto a ponto pode ser mais eficaz do que um gráfico pizza. Mas você pode não saber até decidir quais dados exibir.

Os diagramas de venn também são uma maneira familiar de visualização de dados que você pode usar neste formato de marketing visual.

Gráficos mais simples podem ser feitos no Excel ou por um designer gráfico, que tem experiência em ferramentas mais sofisticadas como Adobe Photoshop ou Illustrator.

Conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) consiste em qualquer forma de conteúdo, como vídeo, fotos, áudio ou texto, que seja criado e publicado por alguém que não seja um anúncio.

Este usuário não pago compartilha esse conteúdo para sua própria rede social, como Facebook ou Instagram. Dessa forma, é também uma prova social que conta pontos a favor de sua empresa.

Para que o conteúdo seja considerado gerado pelo usuário, o criador deve carregar ou postar conteúdo em uma plataforma que usa para expressar suas próprias opiniões. E não compartilhar conteúdo criado por outros.

Por exemplo, uma foto do Instagram de um usuário que marca sua marca é um conteúdo gerado pelo usuário. Uma peça que você pode querer usar em seu próprio marketing visual.

Mas lembre-se: a melhor prática, se você quiser fazer isso, é pedir permissão ao pôster original e creditá-los em seu conteúdo.

eBooks

Um eBook é um livro eletrônico ou arquivo que um usuário pode ler em qualquer dispositivo digital. Seu público pode consumir e-books de dispositivos móveis, tablets e e-readers, como um Kindle.

Um eBook é usado para fins de marketing e pode ser auto-publicado rapidamente para compartilhar uma longa mensagem ao seu público.

Por isso, os e-books podem incluir um mix entre  de escrita padrão de estilo de parágrafo, aprendizado visual com infográficos e gráficos e instruções passo a passo com gráficos.

Infográficos interativos

Infográficos interativos combinam infográficos tradicionais com conteúdo dinâmico. São gráficos móveis que permitem interação entre os usuários.

Dessa forma, eles podem ser simples ou complexos. Assim como podem ser essenciais para uma estratégia de marketing visual.

O desenvolvimento é fundamental para esses elementos visuais e pode exigir uma equipe externa de designers gráficos. Como a sua agência de marketing digital.

Por isso, muitas marcas usam os infográficos interativos para:

  • Garantir novos clientes,
  • Aumentar o engajamento,
  • Incentivar ações.

Pois como os clientes estão ativamente engajados com esse tipo de mídia visual, eles se lembram e têm uma conexão mais forte com a sua marca.

Infográficos interativos podem mergulhar mais fundo em um tópico na mesma quantidade de espaço. Então você pode ter sessões de perguntas e respostas neste gráfico interativo. Ou mostrar um fluxograma do início ao fim.

Eles são atraentes e são facilmente compartilhados. Por isso, toda essa visibilidade que um infográfico interativo traz para seu site faz com que o investimento do tempo valha o resultado.

Vídeos animados

Vídeos animados oferecem um visual rápido para um leitor combinando imagens, texto, gráficos ou ilustrações em um conteúdo em movimento.

Eles são mais curto do que um vídeo para redes sociais (e muito menos que um filme para TV ou YouTube). Então esses arquivos podem ajudar a causar uma impressão. Além de incentivar os espectadores a aprender mais sobre sua marca.

Um vídeo animado popular é um GIF. Você pode projetar GIFs para fazer parte do seu estilo de conversação nas mídias sociais ou em seus e-mails. Eles são tipicamente imagens animadas de um a três segundos e podem incluir texto ou gráficos.

Uma vez que eles são um loop animado silencioso, são extremamente populares e fáceis de compartilhar. Por isso, os GIFs estão se tornando parte do nosso idioma diário. Então eles podem fornecer uma opção única para seus materiais de marketing.

Gifs podem ser incorporados no Instagram Stories, no Twitter e muito mais. Além disso, há muitas empresas que usam essa ferramenta em seus e-mails marketing.

Quando um consumidor quer compartilhar um café gelado, por exemplo, ele pode puxar uma variedade de GIFs de café com marca sobre eles de uma das grandes empresas de café.

Isso aumenta a visibilidade dessas marcas sem ter que gastar muito dinheiro. Por isso, produzir GIFs que se ligam ao seu marketing e ressoam com seu consumidor pode ajudar a empurrar suas mensagens para os outros.

Ilustrações personalizadas

Ilustrações são uma maneira lúdica e imaginativa de adicionar personalidade ao seu negócio. Uma vez que eles podem ser personalizados para incluir qualquer aspecto da sua marca, as ilustrações podem se tornar mais do que um logotipo.

Você pode usar uma ilustração em seu site, em uma mensagem de e-mail ou em qualquer material de marketing. Além disso, algumas empresas optam por criar um personagem ilustrado para se tornar a voz de suas campanhas de marketing. Este personagem pode ser:

  • Pessoa – como o Baianinho das Casas Bahia,
  • Animal – como o Tigre Tony, dos Sucrilhos Kellogg’s,
  • Objeto – como o simpático Clip que acompanhava os usuários no Word.

Esse personagem pode ajudar a compartilhar informações da marca sem ser muito formal. Além disso, as ilustrações podem manter a atenção do público, tornando os materiais da marca mais interessantes e proporcionando coesão entre o seu marketing.

As ilustrações também incluem ícones em sites e contas de mídia social. Então sua empresa pode usar ilustrações personalizadas na embalagem ou em instruções de como usar produtos. Seu marketing visual pode incluir qualquer um desses aspectos para garantir um impacto duradouro.

Mídia Interativa

Mídia interativa é comunicação que conta com um usuário para se envolver com as informações. Por isso, as mídias sociais, videogames e aplicativos podem ser considerados formas de mídia interativa.

Quando combinadas com marketing, permitem que uma marca se conecte diretamente com o consumidor. Sendo assim, a participação ativa é fundamental.

A televisão e o rádio originalmente não necessitavam de participação ativa e os consumidores eram passivos. Mas as coisas mudaram. Atualmente, a internet permite que a mídia interativa seja fácil e mais conveniente.

Para ser considerado interativo, sua peça deve conter pelo menos um dos seguintes elementos:

  • Áudio,
  • Vídeo,
  • Animação,
  • Gráficos e imagens em movimento.

Onde aplicar mídias interativas dentro de seu marketing visual

A mídia interativa pode incluir Twitter, Facebook e Instagram na tecnologia de hoje. Afinal, os usuários podem compartilhar fotos e informações sobre si mesmos, bem como jogar jogos e conversar com outros.

Agora que as marcas estão acessíveis nas mídias sociais, há mais recursos disponíveis para os clientes. Assim, as empresas podem ser criativas com mídias interativas e experimentar coisas novas, como aplicativos para smartphones.

Sua empresa também pode usar um aplicativo para construir uma campanha de marketing interativa. Algo que ofereça uma experiência que um cliente não pode obter em outro lugar.

As notificações push, que incluem uma mensagem direta para o celular ou navegador do usuário, podem criar urgência para uma oferta especial ou um novo produto.

O vídeo ao vivo é outra forma de usar mídia interativa em sua campanha de marketing. Com o Facebook e o Instagram Live, sua empresa pode entregar um vídeo ao vivo.

Dessa forma, mostra sua marca  e seu produto enquanto dá aos seus usuários uma sala de bate-papo para falar sobre seus produtos. Além disso, você pode usar o recurso para:

  • Fornecer uma olhada nos bastidores do seu negócio,
  • Responder perguntas sobre sua marca,
  • Entrevistar funcionários ou especialistas,
  • Compartilhar algo especial – como um novo produto, um prêmio ou uma novidade.

Formatos de marketing visual certos para otimizar a jornada do cliente em sua empresa

Por isso, listamos a seguir seis tipos de conteúdo em que o marketing visual pode ajudar a orientar seus leads. Assim sua empresa pode tornar a jornada do cliente mais eficaz.

Muito provavelmente seu time ou agência de marketing digital integrado já utiliza muitos deles em sua estratégia atual. Mas cada um pode se tornar mais eficaz incorporando os princípios corretos do marketing visual.

Estágio de conscientização

Nesta etapa, mais do que em qualquer outra, os segundos contam. Então sua empresa tem muito pouco tempo para divulgar sua proposta de valor.

Considerando que os cérebros humanos processam imagens até 60 mil vezes mais rápido que o texto, é essencial que o conteúdo projetado para este estágio seja altamente visual. Por isso aposte em:

  • Infográficos: peças de conteúdo visual de múltiplos propósitos, repletas de dados úteis. Eles são um ótimo exemplo de marketing visual em si mesmos. Pois as informações que contêm são rapidamente verificáveis ​​e fáceis de digerir;
  • White papers: fuja do formato PDF e aposte em white papers interativos em HTML5. Lembre-se que a conscientização da marca vem, em grande parte, das primeiras impressões. Então criar uma experiência visual cativante é essencial.

Estágio de consideração

Este é o momento de mostrar sua solução para aqueles que estão procurando ativamente por um. Então nesta hora, uma imagem pode falar muita coisa em um só impacto. Por isso sua estratégia neste ponto deve englobar:

  • Boletins informativos: esta é uma forma de marketing visual que permite manter seu público continuamente envolvido com conteúdo que desperta seus interesses. Além disso, os mantém nutridos por toda a jornada,
  • Revistas on-line: espécie de versão mais extensa do boletim informativo, o formato permite que sua empresa ofereça mais conteúdo. Assim como comunicar uma narrativa em particular, de maneira linear. Como todas as revistas, elas pretendem cativar e inspirar os leitores com muitas imagens impressionantes.

Estágio de decisão

Nesta fase, muito provavelmente seus leads já estão com a caneta em mãos, pronta para assinar o contrato. Dessa forma, sua empresa está com sua equipe em campo. Tentando convencê-los a escolher seu produto ao da concorrência.

Então imagens persuasivas podem ser decisivas para a tomada de decisão. Nesta fase os investimentos em conteúdo devem focar em peças como:

  • eBooks: concentre-se em impressionar seus leads e reserve os detalhes e as especificações para a última página. Esta é também uma boa peça para ser explorada na etapa de conscientização. Mas suas imagens persuasivas podem ser exatamente o que um lead indeciso precisa para finalmente tomar essa decisão de compra,
  • Apresentações: nesta etapa, é comum que sua equipe realize reuniões com os responsáveis pelas decisões de compras. Por isso nada de investir em longas apresentações, com slides cheios de texto. Boas imagens, vídeos e até GIFs que fortalecem e apoiam a mensagem do apresentador trazem o apelo certo.

Vantagens de apostar no marketing visual

Você ainda não se convenceu da importância estratégica do marketing visual? Ou de seu papel dentro da jornada do consumidor?

Então vamos encerrar este artigo com seis vantagens que o recurso pode proporcionar para sua empresa. Confira:

1)  O marketing visual faz impressões que levam ao engajamento

Os recursos do marketing visual ajudam a criar uma conexão com seu público mais rápida e duradoura. Especialmente à medida que eles olham para imagens para contar uma história.

2) Sua empresa tem mais conteúdo compartilhável com o marketing visual

Afinal, imagens, infográficos e vídeos têm uma taxa de engajamento maior nas mídias sociais do que outros tipos de atualizações.

Uma vez que as mensagens de marketing visual são envolventes, elas são mais propensas a serem compartilhadas.

3) O sucesso do e-commerce está conectado a uma boa estratégia de marketing visual

Os clientes se sentem mais atraídos por produtos quando são visualmente atraentes. Além disso, um site bem produzido, que oferece uma boa usabilidade aumenta em muito as oportunidades de conversão.

4) O conteúdo gerado pelo usuário é uma ótima ferramenta de marketing visual

O UGC vai além de oferecer ao seu público uma visão real da aplicação de sua oferta e do que sua marca é. Então utilize conteúdo gerado pelo usuário, dando crédito ao seu cliente. Assim você pode promover e até ampliar a fidelização da marca.

5) Sua concorrência está usando marketing visual

Se sua concorrência está usando marketing visual, então você também deve usar. Especialmente se quiser competir e manter sua parte de mercado em seu setor.

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