Cada vez mais empresas estão apostando em táticas de conversão de leads para blogs. Isso porque eles são parte fundamental de toda boa estratégia de inbound marketing. E podem até gerar negócios.
A regra é de fácil compreensão: quando sua empresa publica regularmente conteúdo relevante, seu público vai encontrá-la.
E é assim que começa a jornada de compra rumo à conversão!
Por isso preparamos este artigo com algumas boas práticas que vão ajudar a transformar o blog de sua empresa em uma poderosa ferramenta de conversão de leads. Confira a seguir – e bons negócios!
1) Garanta que seu blog gere o conteúdo que seu cliente potencial busca
Com a popularização do inbound marketing no cenário corporativo, cada vez mais empresas vêm adotando o blog como estratégia – e até como ferramenta de vendas.
Tudo para deixá-lo de lado tempos depois. Por quê? Geralmente porque muitas vezes não entenderam de fato qual é a sua real função.
O objetivo de sua empresa é transformar os leitores do blog em leads. Mas o que seu blog oferece para garantir este tipo de resultado?
Conhecer o seu cliente potencial é fundamental nessa parte: saber o que eles buscam é que vai garantir que seus esforços bem-sucedidos.
Lembre-se: seu público está procurando um ponto específico. Se eles não encontrarem em seu blog, eles vão para o próximo – que pode ser o de um concorrente.
Tenha isso em mente para garantir boas taxas de conversão de leads para blogs – e para sua empresa.
2) Trabalhe com um calendário editorial bem estruturado
Depois de entender o tipo de conteúdo que seu público quer, prepare um calendário editorial – alinhado com as suas metas para o período.
Dessa forma você se prepara para garantir a produção conforme datas sazonais, lançamentos e períodos de vendas estratégicos, além de garantir a frequência.
Aliás, essa é uma questão importante: a periodicidade com que você atualiza o blog é muito importante.
Uma vez por semana, duas vezes por mês, todo dia – determine um ritmo adequado com as demandas de sua equipe e ajuste sempre que julgar necessário.
3) O nome do seu blog já é uma grande ação de marketing
Muitas empresas caem no lugar comum e apenas chamam seus blogs de… blog.
O ideal é que ele tenha não só um nome memorável, mas que também seja autoexplicativo.
Isso ajuda o seu público a encontrá-lo e saber exatamente o que esperar dele em termos de conteúdo e soluções.
4) Adicione um campo para inscrição de e-mails
Essa é uma dica efetiva para a conversão de leads: é hora de colher dados e levar o processo a um novo nível.
Colocar um campo para que as pessoas possam receber os artigos é o primeiro passo. Assim, se elas gostam do conteúdo que sua empresa produz, é importante oferecer uma forma fácil de acesso – e a continuidade do seu contato com elas.
Dessa forma, você aumenta as chances de fazer com que sua empresa seja a primeira a ser lembrada quando estes leads estiverem prontos para comprar o seu produto ou serviço.
5) Sempre inclua um Call-to-Action (CTA)
Seu potencial lead chegou ao fim do seu artigo – e o que você quer que ele faça a partir daí?
É aqui que entram os call-to-actions: sugira que ele solicite uma demonstração, faça o download de um conteúdo, compartilhe o artigo, siga as redes sociais de sua empresa, entre outros.
6) Experimente diferentes tipos de CTA e posições para ele
Teste o nível de atenção dos leads com relação ao seu conteúdo: um botão CTA ao final do artigo, com um reforço no texto.
Ou um CTA pop-up depois que a pessoa permanece um determinado período de tempo no post ou quando desce uma determinada porção da barra de rolagem.
7) Análise continuamente seus resultados
Depois de um certo período, você poderá ver com certa facilidade quais conteúdos entregam melhores resultados.
É dessa forma que sua empresa entende qual é o conteúdo que as pessoas querem E que vai fazê-los agir. Os dados mostrarão o caminho rumo à terra prometida das conversões – saiba ler o mapa.
Trabalhar as melhores práticas de conversão de leads para Blogs é uma etapa importante dentro de suas estratégias digitais.