CTAs que funcionam são essenciais para o seu site. No entanto, eles são muitas vezes tratados como algo de menor importância, encaixados sem muito critério.
Pois saiba que negligenciar esses pontos tão cruciais do seu site seria como esconder o caixa registrador em uma loja física. Afinal, disponibilizar corredores e mais corredores de produtos, em expositores lindos, é inútil se as pessoas não souberem como comprá-los.
Mas voltando ao site da sua empresa, você provavelmente quer que as pessoas cliquem em um link. Seja para receber suas newsletters, seguir suas redes sociais ou fazer uma compra, por exemplo.
No entanto, com todos os tipos de ações, mensagens, formatos e público, não há uma receita fácil para criar CTAs que funcionam. Por isso, reunimos aqui as principais considerações, princípios e dicas práticas para apontá-lo na direção certa.
Assim, ficará mais fácil criar CTAs que funcionam, que engajam o público e alcançam seus objetivos de negócios.
O que é um CTA?
Um CTA, abreviação de Call to Action ou Chamadas de Ação, é aquele ponto em seu site onde você diz a alguém para dar o próximo passo em se envolver com sua empresa:
- Criar uma conta,
- Baixar um material rico,
- Assinar sua newsletter,
- Acompanhar suas redes sociais,
- Entrar em contato para saber mais,
- Solicitar o contato de sua equipe de vendas,
- Comprar um produto, entre outros.
Muitas vezes o CTA está em um botão que leva a outro lugar. Por exemplo, “Obter orçamento” pode ser um botão que leva os visitantes a um formulário para inserir informações sobre as suas necessidades.
Embora a maioria dos CTAs que vemos sejam bastante funcionais, eles nem sempre são muito persuasivos.
No exato momento antes de clicar/tocar naquele botão CTA, as pessoas estão pensando:
- Esta empresa vai atender às minhas expectativas?
- O produto ou serviço será o mais certo para mim?
- Eu estarei desperdiçando meu tempo ou dinheiro?
São perguntas grandes e assustadoras. Então, cabe a você fazer esse momento ser mais convidativo, reconfortante e emocionante.
O segredo está em evitar a mesma velha e chata linguagem CTA. Ao invés disso, aposte em algo que incentiva as pessoas a tomar a ação certa, determinante para o sucesso da sua empresa. Saiba mais a seguir.
7 dicas para garantir CTAS que funcionam
Os CTAs podem ter uma ampla variedade de formas. Então eles podem ser super chamativos, como botões coloridos ou banners com imagem.
Ou mais sutis, como links de texto. Mas eles sempre levam as pessoas a “fazer” alguma coisa. E fazê-lo agora! Por isso, confira essas dicas e saiba como garantir isso:
1) Use a primeira pessoa
Criar CTAs que funcionam depende muito do tipo de abordagem usada. O ideal é adotar a perspectiva do visitante. Então, em vez de “Avaliação gratuita” use “Comece sua avaliação gratuita.”
Listamos aqui alguns bons motivos para isso:
- Destaca-se: a maioria dos CTA são escritas em segunda pessoa. Assim, qualquer coisa escrita no ponto de vista em primeira pessoa serve como uma interrupção de padrão e chama a atenção do seu visitante;
- Cria uma conexão mais pessoal: fazer uma conexão humana através de um site é um desafio. Então qualquer abordagem mais personalizada funciona melhor. Dessa forma, o uso da linguagem em primeira pessoa cria uma intimidade que inspira confiança;
- Coloca o visitante no controle: lembre-se que dar o próximo passo em nome de uma empresa pode parecer um risco. Usar um CTA em primeira pessoa dá aos visitantes a sensação de que eles estão no controle e tomando a decisão certa;
- Ajuda-os a visualizar a ação: o que você está oferecendo é desejável para visitante – ou ele não estaria considerando tomar a ação. Então escrever a ação a partir de sua perspectiva ajuda-os a se imaginarem conseguindo o que querem.
2) Aposte em verbos convincentes em seus CTAs que funcionam
Passividade não tem lugar em CTAs que funcionam. Nesse momento crítico, seus visitantes precisam de um empurrãozinho para tomar a ação que você quer que eles tomem.
O que te inspiraria a clicar mais: “Saboreie estes novos sabores agora” ou “Novos sabores disponíveis”? A maioria das pessoas responderia mais fortemente ao pensamento de fazer algo emocionante, como provar um novo sabor delicioso.
Pois deixar alguém saber que algo está disponível é sem graça, quando comparamos. Sendo assim, seu call to action deve, literalmente, chamar os visitantes para a ação.
3) Provoque uma emoção
A maioria das nossas decisões de compra estão baseadas em emoção. Claro, muitas vezes você compra um produto novo porque o seu antigo quebrou.
Mas sua decisão por um modelo mais caro acontece porque aquela faz você se sentir mais moderno, mais jovem ou mais ecologicamente consciente. Então CTAS que funcionam apostam em lembrar as pessoas da emoção que está à espera logo após sua tomada de decisão.
Vamos imaginar um site de viagens cujo CTA principal é “Viagem barata”. Isso é pouco inspirador e soa logístico, ao invés de aspiracional.
Viajar é emocionante… e o preço pode ser alto. Então quando estamos prestes a gastar dinheiro em uma viagem, queremos sentir aquele frio na barriga.
Então, uma opção melhor seria “Planeje minhas férias dos sonhos agora.” Pois esse tipo de linguagem inspira emoções e nos deixa ansiosos para seguir em frente. Afinal, quem não quer realizar sonhos?
4) Faça parecer fácil, rápido ou acessível
Muitos usuários param à beira de uma decisão de compra porque estão preocupados que algo seja difícil, confuso ou caro. Por isso, mantenha essas objeções em mente enquanto você cria CTAs que funcionam.
Se você sabe que seus potenciais clientes são particularmente cautelosos com processos complexos, sua chamada para a ação pode dizer algo como: “Faça agora em apenas 5 minutos.”
Dessa forma, você está chamando seu cliente para a ação. Mas, ao mesmo tempo, tranquiliza-o e mostra que não será tão difícil ou demorado quanto eles pensam.
Além disso, evite usar muitos CTAs em uma só peça – como um e-mail, por exemplo. Estudos mostraram que que e-mails com apenas um CTA aumentam as vendas em até 1617%.
Manter o foco aqui simplifica o processo, reduzindo os níveis de ansiedade e tornando a decisão de compra mais tranquila e direta.
5) Foque nos resultados
As pessoas não querem apenas o produto ou serviço que você vende. Mas sim o resultado que elas vão obtê-los. Então se você é uma empresa que comercializa vacinas, um CTA que diz “Adquira a vacina agora” não aborda o porquê.
Por isso, seria muito mais poderoso dizer “Quero garantir mais saúde já” ou “Quero proteger a minha família.” Pois estes CTAs unem razão e emoção, trabalhando justamente com o que as pessoas realmente querem.
6) Crie um senso de urgência
O senso de urgência não é uma estratégia inédita entre os tipos de marketing digital. Pode ser feito de uma forma pouco eficaz – o que acaba afastando as pessoas. Mas ainda funciona quando usado corretamente.
É comum hesitar antes de tomar uma decisão de compra, especialmente se é um pedido grande. Por isso, a melhor maneira de estimular as pessoas é deixá-las saber que elas não podem demorar muito.
Então os CTAs que funcionam também apostam na urgência, como “Oferta válida enquanto durarem os estoques” ou “Pedidos realizados até amanhã ganham 25% de desconto.”
Estes tipos de CTAs podem não fazer sentido para todas as indústrias. Mas sempre é possível encontrar uma maneira inteligente de incorporar um toque de urgência em seus CTAs.
7) Torne o CTA visualmente atraente
Mesmo o CTA mais atraente e bem escrito não fará muito por seus negócios se não possuir um bom visual também.
Em primeiro lugar, CTAs que funcionam devem seguir um estilo que corresponda ao design geral do site. E aqui estão algumas outras dicas que devem ajudá-los a serem notados e clicados:
- Botões ou links: faça parecer muito óbvio que os usuários devam clicar/tocar no texto para dar o próximo passo;
- Aplique o mesmo CTA em vários lugares do seu site: pode haver várias coisas que você gostaria que os visitantes do seu site fizessem, mas tente se concentrar no mais valioso e repeti-lo em todo o seu site;
- Texto maior e muito espaço em branco: CTAs que funcionam devem ser claramente legíveis. Então adicionar espaço em branco em ambos os lados fará com que ele se destaque mais;
- Teste: às vezes, pequenas mudanças no CTA podem causar um enorme impacto. Se o seu não está sendo clicado o suficiente, experimente trocar o design ou o texto.
CTAs que funcionam são trabalhosos – mas compensam o esforço!
Sabemos que tudo isso pode parecer um monte de informação e trabalho para criar apenas um textinho para seu site.
Mas confie em nós quando dizemos que esse “textinho” tem um enorme impacto no seu negócio. Então fazer da forma certa pode ampliar suas oportunidades de negócios e trazer mais receita.
Você pode fazer algumas experiências para entender como otimizar suas chamadas para a ação faz diferença. Mas se você quiser ajuda profissional, entre em contato. Nossos especialistas estão prontos para criar CTAs que funcionam, projetados para converter.