Descubra como mensurar o ROI do marketing digital integrado
Descubra como mensurar o ROI do marketing digital integrado: Em tempos de orçamentos enxutos, a melhor forma de garantir o ROI do marketing digital integrado praticado por sua empresa é mensurar os resultados periodicamente.
Nos dias de hoje, é possível obter bons dados através de inúmeras fontes – a partir de visitantes comuns do site aos usuários mais engajados.
Veja a seguir algumas dicas para mensurar o ROI do marketing digital integrado de uma forma eficaz e assertiva. Assim você aumenta suas chances de obter os resultados certos ao fim de sua campanha.
Primeiros passos
O segredo para mensurar corretamente o ROI do marketing digital integrado é escolher as métricas certas e na quantidade certa, para evitar gastar mais tempo na análise do que na estratégia a ser executada.
Planejar metas de curto ou longo prazo é apenas um dos primeiros passos quando se trata de melhorar seus lucros e a distribuição adequada de recursos.
Falando mais especificamente das empresas que atuam no B2B, é bastante comum que suas estratégias se concentrem nos programas de geração de topo, com ciclos de vendas complexos, prolongados e com várias etapas.
Isso pode complicar o acompanhamento do ROI do marketing digital integrado – exceto se você seguir as dicas a seguir:
Planeje o ROI do marketing digital integrado
Para alcançar os objetivos determinados por sua empresa, é essencial criar uma estratégia específica para progredir ao longo do processo.
É preciso definir o momento certo a ser mensurado, o que deve ser medido e qual é o melhor método para isso.
Faça um esboço e acompanhe seu plano. Se você, seu time ou agência de marketing digital planejou a estratégia de monitoramento com antecedência, isso facilitará:
- Pensar e pesar as ocasiões mais estratégicas;
- Garantir a cooperação da equipe, para que cada membro tenha as informações vitais e críticas necessárias em um determinado período;
- Prever eventos para tornar sua estrutura de dados mais adaptável a qualquer circunstância;
- Criar uma linha do tempo para períodos de iteração ou estágios de desenvolvimento.
Seja direto e claro sobre o seu esboço inicial: considere os dados passados e os eventos mais recentes para passar de um modelo inicial para um padrão mais global.
Pense em como corroborar suas ideias e habilidades analíticas no processo existente, como automatizar e-mails marketing e introduzir novos produtos.
Não se contente com os métodos antigos – sempre há espaço para melhorias. Projetar e pesquisar maneiras de avaliar a eficácia em sua organização. Usando este gerenciamento do ROI do marketing digital integrado, fica mais fácil garantir os resultados esperados.
Entenda os objetivos de marketing digital integrado
Cada estratégia de marketing tem objetivos diferentes, que influenciam o tipo de plano de ação elaborado. Tradicionalmente, os recursos são diversificados para vários programas e canais para realizar o seguinte:
- Sensibilização da marca e posicionamento no mercado;
- Geração de leads;
- Liderar criação e capacitação de vendas;
- Aquisição de clientes;
- Fidelização e crescimento do cliente.
É preciso conhecer o nível de impacto de cada assunto e avaliar quais fornecem mais benefícios para a organização no período.
Identifique as métricas de vaidade
Evite métricas de vaidade, que possam confundir sua equipe com a meta de negócios. Métricas de marketing como o número de fãs do Facebook e os compartilhamentos de posts podem surpreender os internautas, mas muitas vezes não impactam o ROI do marketing digital integrado.
Métricas como compartilhamentos de blogs, engajamento por meio de conversas com uma contagem de material de usuários ativos é melhor do que ter milhares de curtidas e visualizações. A interação entre sua empresa e o cliente é o que traz um impacto significativo na organização.
Gere mais vendas
Os clientes tomam suas decisões de compra com base em avaliações e provas sociais de outros consumidores disponibilizadas em redes sociais, no blog ou no próprio site da empresa.
Por isso estimule esse tipo de feedback junto aos seus clientes ativos, para atrair nos prospects e clientes em potencial.
Lembre-se que cada movimento que eles fazem é uma informação essencial que demanda mais análise e exame.
Use dados para aumentar as vendas através de:
- Análises de ancoragem de uma estratégia, não do orçamento do ano anterior;
- Compreensão sobre a jornada de decisão do consumidor para comprar seu produto ou serviço – o que, quando, onde e como de um lead potencial;
- Discussão sobre o ROI do marketing digital integrado com toda a organização. Não apenas as equipes de marketing e vendas, mas todos os departamentos devem ser incluídos.
Conte com suporte especializado
Como você pode ver, obter bons resultados de sua estratégia de marketing digital demanda o acompanhamento de uma série de dados – o que pode ser um pouco complexo para quem não possui expertise nessa área.