Conteúdo digital eficaz: 7 dicas pra colocar em prática já!

Oferecer conteúdo digital eficaz é essencial para toda estratégia de inbound marketing de resultados de sua empresa.

Oferecer um conteúdo digital eficaz é essencial. Afinal, quando uma empresa investe em um blog ou um site, seu primeiro objetivo é ser lido.

Mas é preciso ter em mente que conteúdo eficaz vai além dos artigos e atualizações no site ou redes sociais. Além disso, é preciso pensar na estrutura, no SEO, na acessibilidade, entre outros.

É por isso que falamos tanto sobre a importância do marketing de conteúdo (já falamos bastante sobre esse tema aqui e aqui). Assim como sobre o papel estratégico do blog, a rede social certa e muito mais.

Essa insistência tem um motivo: é com este conteúdo digital eficaz  que sua empresa consegue atrair e se relacionar com seus leads e clientes. Tudo enquanto trabalha sua estratégia de SEO.

Por isso, este artigo vai ajudar a garantir que sua empresa faça um bom trabalho nessa área. Então confira a seguir algumas dicas que podem otimizar o SEO e o tráfego para o seu site.

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1) Ter um estilo de conteúdo digital eficaz

Definir o tom da comunicação – tanto na web quanto nos materiais off-line e demais canais de relacionamento com o público – é fundamental.

Por isso, os sites e blogs mais populares são aqueles que têm um estilo editorial definido e bem escolhido. Seja ele mais descolado, sério, didático, irônico ou polêmico.

Leia também: Blog para empresas: uma forma efetiva de gerar tráfego e vendas

Então garanta que seu tom seja coerente com a sua empresa. Para isso, contemple:

  • Área de atuação
  • Perfil do público e clientes
  • Mindset da empresa

2) Garantir uma boa estruturação do conteúdo digital

Uma frase muito repetida, especialmente quando falamos de marketing digital, é “o conteúdo é rei”.

Isto é uma regra sempre válida. Especialmente quando observamos as constantes atualizações de algoritmos do Google. Afinal, elas cada vez mais focam diretamente na qualidade do conteúdo digital.

Usuários querem acessar rapidamente as informações que buscam. Por isso, os conteúdos bem estruturados sempre estarão no topo das buscas.

Leia também: Google Ads ou Meta Ads – qual vende mais?

Dessa forma, tenha em mente que todo conteúdo digital deve ser identificado e classificado:

  • Palavras-chaves devem ser usadas estrategicamente,
  • O SEO deve ser o mais otimizado possível,
  • A formatação deve observar certos padrões e muito mais.

3) Escolher palavras-chave e trabalhar sua malha semântica

Atualmente, as palavras-chave precisam ser escolhidas e trabalhadas corretamente. Só assim é possível garantir um conteúdo digital eficaz e um SEO que funciona de verdade.

Então saiba que usar apenas palavras aleatórias relacionados ao seu tema, ou palavras que você acha que os outros usam mais, pode ser um erro.

Leia também: Canibalização da palavra-chave: o que é e como evitar

Dessa forma, sua empresa pode ser surpreendida por um estudo de palavras-chave. Afinal, muitas vezes colocamos mais foco no jargão da indústria. Tudo porque pensamos que os usuários buscam apenas aqueles termos.

Por isso é que um estudo de palavras-chave e cauda longa é essencial. Sem isso, sua empresa corre o risco de desperdiçar esforços na produção de conteúdo digital eficaz.

Além disso, existem várias ferramentas online para obter esses dados e fazer uma boa análise. Então peça para uma boa agência de marketing digital cuidar disso para você. Assim fica mais fácil garantir resultados mais expressivos.

4) Otimizar o SEO com títulos e tags

Garantir que o conteúdo digital de cada página seja o mais específico e bem trabalhado possível é essencial. Mas o que deve ser observado então?

Veja a seguir alguns exemplos:

  • O nome do arquivo HTML deve ser inteligível. Além disso, precisa conter uma palavra-chave;
  • A tag do título deve ser curta (5 a 10 palavras). Também precisa ser exclusiva para cada página. Assim como também deve conter as palavras-chave;
  • A tag palavras-chave deve sempre ser preenchida. Observe esse cuidado ao inserir o conteúdo na plataforma de publicação – como o WordPress;
  • As tags ALT, referente ao texto alternativo às imagens, também precisam trabalhar as palavras-chave. Afinal, o Google lê essas tags, o que contribui para o SEO e também para a acessibilidade.

5) Focar na conversão

O conteúdo digital é a melhor maneira de atrair visitantes ao seu site. Então um conteúdo digital eficaz e que fornece valor real ajuda a atrair e conquistar mais leads qualificados.

Por isso, sua equipe de conteúdo deve sempre pensar em suas buyer personas e no que elas buscam. Isso ajuda a produzir o conteúdo certo para auxiliar nas conversões.

Saiba mais: Como criar Buyer Personas e gerar mais negócios para sua empresa

Por isso vale analisar:

  • Quais são suas dores?
  • Que soluções que sua empresa oferece poderiam solucionar isso?
  • Como isso pode acontecer?

Através da criação de uma estratégia de comunicação real, sua empresa vai aumentar a visibilidade de sua marca e sua credibilidade. Sendo assim, as taxas de conversão crescem também.

6) Pensar mobile first

Atualmente é muito mais fácil ter acesso às informações e produtos. Por isso, os usuários estão cada vez mais exigentes em termos de pesquisa.

Saiba mais: Mobile Marketing: 3 tendências que toda empresa deve acompanhar

Afinal de contas, as pessoas querem encontrar a informação e absorvê-la rapidamente. Então não conte que um lead vá passar 20 minutos lendo seu conteúdo digital eficaz. Mesmo que ele seja excelente. Sendo assim, vale a regra: o marketing de conteúdo eficaz é sobretudo objetivo.

Além disso, sua produção de conteúdo precisa considerar um ponto: o maior número de acessos costuma vir de smartphones. Então o site de sua empresa precisa ser responsivo, com imagens leves (que não consumam o pacote de dados do seu usuário) e textos não muito extensos.

Esse é o caminho para atrair um número cada vez maior de clientes potenciais.

7) Ser criativo e explorar os canais de comunicação disponíveis

Diga para sua equipe de marketing ir além das postagens no blog e posts em redes sociais. Por isso explore diversos formatos:

  • Infográficos,
  • Vídeos,
  • Podcasts,
  • eBooks,
  • Gráficos,
  • Webnarios,
  • Estudo de caso, entre outros.

Vale usar todo formato de conteúdo digital que seja relevante para o público que sua empresa quer atingir.

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