Encontrar o modelo certo de funil de vendas é uma das missões mais importantes para o sucesso da estratégia de marketing digital de sua empresa.
É através dele que suas equipes de vendas e marketing podem definir as melhores estratégias que vão trazer os resultados certos.
Esse artigo vai além de trazer uma série de dicas para maximizar suas taxas de conversão. O objetivo aqui é fornecer um bom panorama sobre funil de vendas e suas etapas. E, especialmente, as melhores estratégias em cada uma delas. Veja a seguir.
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas é uma metodologia que permite a sua empresa acompanhar o status de cada cliente potencial dentro do processo de compra.
Ele começa mais aberto no topo, é que onde se concentram todos os prospects que mostraram interesse nas soluções de sua empresa. E termina mais estreito, quando os leads são convertidos e clientes que recompram.
Os objetivos e plano de ações de sua empresa mudam de acordo com a movimentação de cada lead pelas etapas do funil de vendas.
E ter essa percepção do momento do lead dentro do processo da decisão de compra possibilita criar abordagens personalizadas. O famoso “falar a coisa certa na hora certa”, o que amplia suas chances de conversão.
Passo 1: atrair leads
Você tem um produto ou serviço incríveis, que podem ser a solução das dores de muitas pessoas e empresas. Então precisa contar isso para elas – se não souberem que sua empresa existe, não poderão comprar de você.
Nesta etapa, sua empresa deve apostar em:
– Campanhas Pay-Per-Click (PPC)
Use esta estratégia para direcionar o tráfego de páginas e portais que possuam ligação com as soluções que sua empresa comercializa para o seu site.
A vantagem da PPC é que sua empresa só paga pelo anúncio quando alguém clica nele ou quando o anúncio alcança o número de impressões predeterminado.
– Postagens em blogs e redes sociais da empresa
Investir em um blog é vital para a estratégia de inbound marketing de sua empresa. Estas publicações posicionam o seu site, seu produto ou serviço dentro de sites de buscas – como o Google ou o Bing.
Já as redes sociais ajudam a sua empresa a se aproximar do seu cliente – potencial ou já convertido. Como as pessoas buscam dicas e referências, postagens no Facebook, Twitter ou YouTube ajudam a construir uma relação. O que contribui para aumentar as conversões.
Passo 2: Engajar leads
Agora que as pessoas já conhecem o seu negócio, é hora de estabelecer relações e obter seus contatos em troca de pequenas soluções – como:
– Landing Pages
Utilize essa estratégia de inbound marketing para captar dados do cliente através do oferecimento de conteúdo relevante para aquele lead. E-books, whitepapers e webinars podem ser boas alternativas para atrair uma alta taxa de conversão.
– Formulários
Estes campos são fáceis de ser inseridos em seu site e podem atrair uma base qualificada de contatos. Inclua uma opção para que os visitantes de seu site possam receber suas news mensal. É uma forma de nutrir seus leads com os principais artigos do mês, lançamentos e promoções.
Passo 3: Educar leads
Agora que sua empresa obteve a atenção deste lead, é hora de educá-lo. Ele certamente tem dúvidas sobre seu produto ou serviço. Responder a contento é a chave de uma conversão bem-sucedida.
O momento é propício para investir em:
– E-mails marketing
Experimente disparar um e-mail para sua base de assinantes respondendo as 10 principais perguntas sobre seu produto mais popular.
Sua empresa ainda pode aproveitar para envolver esse lead convidando-o para assinar sua newsletter caso a dúvida dele não esteja contemplada nessa lista.
– Ferramentas de CRM
CRM (Customer Relationship Management) é o tipo de software que auxilia empresas a identificar em que ponto os prospects estão em seu funil de vendas. E, com isso, mensurar se o processo está funcionando de acordo com as metas propostas.
Passo 4: Converter leads em clientes pagantes
Acredita-se que as empresas precisam dar, em média, sete oportunidades para que o cliente médio faça a compra até que ele esteja de fato pronto para fechar negócio.
Por isso, aposte em:
– Ofertas e promoções constantes
Facilite a tarefa do seu cliente ao simplificar o acesso dele ao seu produto e a forma de fechar negócio. Dê seu cliente oportunidades claras para comprar e fazê-lo muitas vezes.
Aposte em uma campanha de e-mails com novos produtos ou promoções. Faça ações promocionais ancoradas em datas promocionais e comemorativas.
Aproveite o Remarketing para criar condições especiais para clientes. Você pode resgatar aqueles que abandonaram seu carrinho de compras sem comprar ou visualizaram o mesmo produto muitas vezes. A dica é oferecer vantagens como frete grátis ou códigos de desconto para estimula a decisão de compra.
– Monitoramento social
Acompanhar menções de palavras-chave relacionadas à sua marca na internet pode ser uma excelente ferramenta para identificar leads quentes.
Um bom exemplo disso é o Ponto Frio, que usa sua persona “Pinguim” para interagir com os usuários do Twitter. Eles sugerem produtos de seu e-commerce – muitas vezes desviando tráfego de seus concorrentes.
A estratégia ainda inclui levar estes usuários até sua outra rede social, o Facebook. A estratégia é oferecer descontos para pessoas que usarem uma ferramenta chamada Economizator dentro de uma aba no perfil da marca.
Passo 5: Estimular a recompra
É mais barato e fácil vender para um cliente existente do que conquistar um novo. Por isso, invista em:
- Ofertas especiais para esse grupo (como cupons de desconto no mês de aniversário),
- Programa de recompensa para indicações,
- Ações de Cross-sell.