O inbound marketing ainda funciona? A resposta mais curta é “sim, claro que funciona”. Mas é preciso considerar uma série de variáveis e acompanhar as tendências.
Afinal, desde o surgimento do conceito, lá em 2012, muita coisa mudou. Do comportamento do consumidor à forma de fazer negócios, passando pela pandemia e instabilidades econômicas enfrentadas em todo o mundo.
Por isso, preparamos este artigo. Ao final da leitura, você vai entender melhor porque o inbound marketing ainda funciona. Além de descobrir como isso tudo se aplica em sua estratégia digital atual.
Afinal, o que é inbound marketing?
Embora seja um conceito amplamente falado no mundo dos negócios, nem todo mundo lembra de fato o que é inbound marketing. Então vamos a uma retrospectiva rápida.
O conceito se concentra em quatro etapas-chave para promover melhor o seu negócio: Atrair, Converter, Concluir e Fidelizar.
Sendo assim, cada etapa tem métodos específicos para converter observadores casuais de sua empresa em clientes. Para, futuramente, convertê-los em promotores de marcas – com suas provas sociais.
- Atrair: esta primeira etapa atrai leads através de artigos de blogs, postagens em redes sociais, palavras-chave e páginas da web;
- Converter: a próxima etapa transforma os visitantes em leads através de chamadas para ação, landing pages, formulários e contatos;
- Concluir: a terceira etapa se concentra na conversão de leads em clientes. Isso pode ser feito enviando e-mails, criando fluxos de trabalho, realizando leading score e integração com CRM;
- Fidelizar: a etapa final é transformar seus clientes em promotores de sua marca. Sua empresa pode fazer isso através de postagens em redes sociais, chamadas inteligentes para ação, e-mails e fluxos de trabalho. E, claro, oferecendo serviços e produtos de qualidade, bem como uma experiência única!
Mas caso você queira saber mais, sugerimos estes artigos:
- Inbound Marketing: porquê sua empresa deve investir já
- Exemplos de inbound marketing: impulsione suas vendas com estas dicas
Por que o inbound marketing ainda funciona?
Então, agora que o conceito de inbound marketing está fresco em sua memória, é hora de falar sobre a parte que realmente importa. Por que esse método funciona.
Aumento do tráfego do seu site
O inbound marketing ainda funciona porque se concentra em aumentar seu SEO (Search Engine Optimization, otimização de mecanismos de pesquisa). Além de seus esforços de marketing de conteúdo com páginas robustas.
Fazer isso pode atrair um tráfego mais direcionado — e leads qualificados — para o seu site. Por isso, criar mais conteúdo (como blogs, artigos e páginas pilares) vinculado às palavras-chave específicas é essencial.
Pois focar nos termos que são relevantes para seus clientes pode ajudar a otimizar seu posicionamento no ranking em mecanismos de busca, como o Google.
Mais leads qualificados
Com a metodologia de inbound marketing, você não está apenas criando conteúdo. Pois, sob essa estratégia, você está criando iscas para atrair seu público-alvo.
Então, fazer isso demanda pensar sobre o que seus potenciais clientes estão interessados. Assim como o que eles podem estar procurando.
Sendo assim, isso deve incluir artigos de blogs sobre tendências do setor e informações relevantes que podem levá-los ao seu site.
Afinal, seu público agora tem uma compreensão muito melhor de quem você é e quais produtos e serviços você fornece. Assim, eles se tornam leads mais qualificados do que alguém que acabou de clicar em um anúncio.
Há também outra vantagem para criar um bom conteúdo: ele pode ser usado como referência por outros sites e publicações. Isso coloca seu conteúdo na frente de seu público também, para atrair mais leads.
O inbound marketing ainda funciona para o fortalecimento de marca
Quando sua publica conteúdo envolvente e de qualidade em seu site, seus leads associarão o mesmo nível de qualidade à sua empresa. Este é um dos grandes motivos pelos quais o inbound marketing ainda funciona.
Além disso, seu conteúdo também demonstra a experiência da sua empresa e como seus produtos e serviços podem ajudar seus clientes.
Dessa forma, fica mais fácil levar o público a ter uma compreensão clara do que sua empresa faz, por que faz e como faz.
Amplo controle dos custos
O inbound marketing ainda funciona porque é uma maneira econômica de promover sua marca. Afinal, quando você executa um anúncio, precisa pagar pelo ponto de anúncio e pela produção dele.
Assim, quando você usa seu conteúdo proprietário para isso, economiza com a veiculação e a produção de materiais gráficos – como anúncios ou folhetos.
Além disso, esse conteúdo ficará em seu site. Então será possível reutilizá-lo sempre que for necessário ou estratégico. Pois sua empresa pode usar um artigo de blog em seu site, em posts sociais, e-mails e muito mais.
Só isso já torna as campanhas de inbound marketing mais eficazes do que as campanhas de outbound. Além de proporcionar um ROI até três vezes maior em campanhas de inbound, de acordo com relatórios do setor.
Relacionamentos mais sólidos com clientes
Outro ponto que mostra como o inbound marketing ainda funciona é que as informações relevantes de seu blog e redes sociais ajudam seus clientes – e potenciais clientes – a obter bons resultados.
Pois quando o conteúdo ajuda-os a aprender, eles vão recorrer a você quando precisam de respostas. Dessa forma, começarão a se engajar e a construir um relacionamento com sua empresa e se tornarão leais à sua marca.
Por isso, é essencial envolver-se com os clientes nas mídias sociais. Assim como ler e responder a quaisquer comentários que deixem em seu conteúdo.
Funil de vendas mais rápido
Quando você faz uma nova compra, provavelmente pesquisa o produto primeiro, certo? Então devemos esperar que nossos clientes façam a mesma coisa.
A metodologia de inbound marketing explica isso. Assim como te ajuda a capturar leads e movê-los através do funil de vendas, oferecendo conteúdo direcionado em várias etapas.
Temos um eBook específico sobre o tipo de conteúdo certo a cada etapa do final – clique aqui para fazer o download gratuito.
O inbound marketing ainda funciona porque fornece métricas para medir seus esforços de marketing
Um dos maiores desafios de uma estratégia de marketing é mostrar o seu ROI. Nesse ponto, o inbound marketing ainda funciona e pode resolver isso muito bem.
Afinal, essa estratégia permite obter resultados mensuráveis em suas campanhas, sites e itens de conteúdo individual.
Dessa forma, é possível obter métricas através do Google Analytics e painéis de controle das redes sociais para obter dados como:
- Visualizações de páginas,
- Quantidade de tempo que as pessoas passam em seu site,
- Onde elas têm clicado em suas páginas e redes sociais,
- Demografia de seus visitantes e muito mais.
O inbound marketing ainda funciona e sua empresa precisa dele para ter sucesso!
Um dos pontos fortes do inbound marketing é que ele está focado em fornecer valor aos seus leads. Ou seja, ele ajuda a construir um relacionamento entre sua marca e seus clientes – potenciais e atuais.
Dessa forma, você atrai leads para sua marca no momento certo. Ao invés de abordá-los em um momento em que ainda não estão interessados no que você oferece.
Por essa razão, os compradores estão mais propensos a se sentirem atraídos por estratégias de inbound marketing, em vez daquelas realizadas pelo outbound marketing.
Além disso, outra grande força do inbound marketing é o ROI a médio e longo prazo. Pois permite construir seus ativos de marketing digital, aumentar sua presença online e classificar-se melhor nos mecanismos de busca.
Como você pode ver, o inbound marketing ainda funciona – e muito! Se você precisar de ajuda para começar, entre em contato com a UP2Place Digital. Juntos podemos criar sua estratégia de inbound marketing, executá-la e colher resultados expressivos.