Você já parou para pensar no quanto a sua empresa está desperdiçando em estratégias de marketing que não atingem um público de potenciais clientes?
No geral, muitas empresas acabam adotando este tipo de posicionamento simplesmente por querer atender todo o tipo de cliente e não saber dizer não para muitos leads não qualificados, ou ainda, por desconhecerem a importância de segmentar seu público ideal.
Como resultado, ela gasta mais do que deveria em marketing e obtém um pequeno número de clientes que em certos casos não pagam nem mesmo os custos de investimentos para conquistá-los.
E é neste ponto que toda empresa precisa conhecer seus custos de aquisição de clientes e saber investir corretamente na conquista do seu público. Acompanhe os detalhes a seguir e entenda sobre este assunto.
Custos de aquisição de clientes
O Custo de Aquisição de clientes ou CAC (Customer Acquisition Cost) como o próprio nome se refere, representa o quanto uma empresa gasta para conquistar cada cliente. Para calculá-lo é muito simples:
Se sua empresa gastou, por exemplo, R$1 mil com marketing e este investimento trouxe 10 clientes, então cada cliente custou R$100,00 (basta dividir um pelo outro).
Pode parecer um cálculo simples, no entanto, é preciso lembrar que dentro deste valor total estão incluídos diversos outros custos. E quando uma empresa investe na aquisição de um público errado, este valor pode significar uma grande perda geral para os negócios.
Vejamos alguns exemplos de custos de aquisição de clientes:
Mão de obra: Analistas de marketing, vendedores, líderes e muitos outros profissionais são necessários para formar um time que irá conquistar os clientes. E neste caso, a conquista de clientes errados tende a gerar desperdício de mão de obra na contratação de todos esses profissionais.
Material publicitário: Banners, anúncios, vídeos institucionais e demais propagandas são as maneiras mais comuns de se fazer marketing. Mas quando utilizadas em clientes sem potencial de compra, este investimento também acaba sendo desperdiçado.
Tempo: Este é o custo mais precioso, já que ele é irrecuperável. No geral as empresas gastam tempo para desenvolver estratégias de marketing e vendas, treinar equipes, atender prospects, entre outras atividades.
Porque qualificar leads?
Observando-se os custos de aquisição de clientes, pode parecer óbvio a importância em qualificar leads, ou seja, separar quem realmente poderá se interessar pelo seu produto/serviço de quem provavelmente não irá negociar com a sua empresa.
Qualificar leads é estabelecer prioridades, pois nem todos os leads se tornarão clientes e desta forma, é preciso focar naqueles que tem mais potencial para o melhor aproveitamento do investimento.
Alguns vantagens da qualificação de leads são:
- Investimento focado em quem realmente tem interesse em se tornar um cliente, evitando desperdícios
- Redução do Ciclo de Vendas, uma vez que o lead já está qualificado e conhece sua empresa
- Possibilidade de fidelização do cliente
- Menor trabalho para a equipe de vendas
- Melhor retorno sobre o CAC
Como encontrar potenciais clientes com Inbound Marketing
Existem diversas maneiras de qualificar leads e provavelmente uma das melhores opções na atualidade é por meio do Inbound Marketing, tendo o marketing digital como ferramenta principal.
Por meio dele é possível criar conteúdos e ensinar seu público-alvo, fazendo com que os leads qualificados tomem decisões mais rapidamente sem exigir tanto da equipe de vendas na hora da compra e consequentemente reduzindo o Ciclo de Vendas.
O grande diferencial do Inbound Marketing é que, através de uma estratégia bem definida, os leads vêm até a sua empresa em vez da sua empresa tentar encontrá-los no meio da multidão e em canais não apropriados para sua empresa.
Algumas dicas para iniciar a qualificação de leads por meio do Inbound Marketing são:
- Defina o seu público-alvo correto
- Tenha presença digital consistente por meio de um site, blog e redes sociais
- Disponibilize conteúdo de valor ao seu público
- Entenda a jornada do cliente
- Faça uma boa nutrição de leads
- Tenha uma ferramenta de automação de marketing
- Mensure a sua atuação constantemente a fim de identificar as adaptações necessárias para elevar o ROI (Retorno sobre o Investimento)
- Tenha uma equipe especializada que o apoie na sua estratégia e execução
Outbound Marketing: como aproveitar minha estratégia?
É fato que o Inbound Marketing proporciona economias para as empresas que optam por esta estratégia. No entanto, mesmo atuando com o Oubound Marketing, saiba que ainda é possível otimizar parte dos seus investimentos e aumentar chances de atingir clientes em potencial. Para isto, algumas dicas são:
- Tenha as suas personas bem definidas
- Saiba onde está o seu o público em potencial
- Conheça os canais de comunicação que seu público mais utiliza
- Faça testes A/B em suas campanhas e veja o que melhor funciona para o seu público
Reduzir gastos e ter maior eficiência na conquista de clientes é o desejo de toda empresa. Mas para que isto ocorra é necessário que as empresas segmentem o seu público-alvo em vez de simplesmente tentar oferecer seu produto/serviço para todo perfil de consumidor.
Não há dúvidas que o Inbound Marketing é a melhor estratégia para qualificar leads e otimizar o investimento na conquista de clientes. Portanto, conte com uma equipe qualificada para dar todo o apoio em sua estratégia de Inbound Marketing e conquistar clientes com custos cada vez menores.