Há muito tempo a inteligência artificial deixou de se restringir às representações que costuma ter na mídia.
Como, por exemplo, robôs com aparência humanoide tramando a dominação mundial. Em vez disso, é composta por algoritmos inteligentes capazes de aprimorar o dia a dia de muita gente.
Hoje estão presentes em diversos aspectos da vida. Algo é especialmente verdade quando tratamos de marketing e vendas.
Você já percebeu a presença da inteligência artificial no seu dia a dia corporativo? Ela pode atuar em aspectos da sua vida que você nem imagina.
Pois o intuito principal dessa tecnologia é se aprimorar conforme trabalha, permitindo uma entrega de qualidade contínua. Assim, várias áreas podem se beneficiar dela.
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Então confira, a seguir, 6 exemplos do uso de inteligência artificial no dia a dia para se inspirar em sua estratégia:
1. Chatbots
A capacidade de aprender com as interações com as pessoas é uma ótima forma de aprimorar o seu atendimento ao cliente. É por isso que cada vez mais empresas passam a usar chatbots em suas estruturas.
Saiba mais: Chatbots: descubra como revolucionar seu relacionamento com os clientes
Pois esta tecnologia oferece um meio rápido e eficaz para os clientes tirarem dúvidas e resolverem problemas. Hoje a inteligência artificial permite melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento dos chatbots.
2. Recomendações inteligentes
O grau de satisfação do seu público pode aumentar consideravelmente com a ajuda de recomendações personalizadas para os gostos dele.
Pois a inteligência artificial ajuda muito nisso, sendo capaz de detectar os traços de personalidade das pessoas a partir do comportamento delas e das demais informações fornecidas pelo usuário.
Trata-se de algo valioso para diversas áreas, desde o entretenimento até o varejo.
3. Segmentações estratégicas
Dividir o seu público em fatias diferentes baseadas em determinados critérios estratégicos é um ótimo caminho para aumentar a identificação dele com seu conteúdo.
Saiba mais: Segmentação de clientes: técnicas eficazes para seu negócio
Além disso, é melhor ainda contar com a ajuda da inteligência artificial para detectar padrões e características que permitam unir e separar determinadas partes desses segmentos.
Com isso, você conseguirá obter um resultado muito mais próximo da realidade.
4. Algoritmo de mídia
A maioria das plataformas de mídia digital modernas, como Facebook Ads e Google Ads, utiliza inteligência artificial para impactar a audiência certa para as suas campanhas.
Saiba mais: Google Ads ou Facebook Ads: qual dá mais resultado para seus negócios?
Ao definir as características do seu público-alvo, o sistema é capaz de supor uma série de interesses dessas pessoas para exibir seus anúncios adequadamente.
Além disso, é capaz de aprender com os resultados e aprimorar-se cada vez mais.
5. Rotas recomendadas
Aplicativos de trânsito, como o Waze, fundamentam-se bastante na experiência dos seus usuários para se aprimorar continuamente.
Saiba mais: O que é geomarketing? Crie estratégias usando a localização do seu cliente
A inteligência artificial é usada nesse contexto para aprender cada vez mais com o uso do público e, assim, sempre sugerir rotas superiores para os vários contextos de uso do sistema.
Isso faz com que mais gente prefira usar o aplicativo e, assim, ele se torne cada vez melhor.
6. Interpretação de dados
O Big Data representa um grande potencial para diversas áreas entenderem melhor seus dados e, assim, trabalharem de forma cada vez mais eficiente. No entanto, ainda há o desafio de captar as informações certas e interpretá-las de forma correta.
Saiba mais: Dados em Marketing Digital: descubra o que faz sua estratégia ser bem-sucedida
Pois a inteligência artificial pode ajudar muito nisso, sendo capaz de aprender com as suas tendências de resultados e apontar diagnósticos certeiros.
Viu só como a inteligência artificial está presente em diversos aspectos do dia a dia?
A partir desses exemplos, fica claro o quanto essa tecnologia é útil e versátil, podendo trazer benefícios para diversas áreas da sua vida e do trabalho.
Agora, o próximo passo deve ser buscar oportunidades para implementar essa tecnologia na sua estratégia de marketing.