Ultimamente tem se falado muito sobre a aplicação do Instagram para empresas B2B. Afinal, a plataforma tem evoluído cada vez mais, tornando-se uma boa alternativa para empresas em busca de mais negócios. Isso vale tanto no B2C quanto no B2B.
Mas, para a estratégia surtir o efeito certo, é preciso ter um bom marketing de conteúdo pensado para a rede social. Isso significa que replicar o que já foi produzido para as outras redes não vai funcionar aqui.
Então produzir conteúdo de Instagram para empresas B2B requer alguns bons brainstorming e criatividade para incorporar elementos diferentes em seu conteúdo.
Por isso, observar o que as outras empresas B2B tem feito pode trazer uma boa dose de inspiração para ajudar a alimentar a criação de conteúdo para seu feed.
Nós já adiantamos essa parte para você: confira a seguir alguns bons exemplos de boas estratégias de Instagram para empresas B2B.
Além disso, listamos também uma série de recursos diferentes que podem ser explorados na hora de planejar um feed de conteúdo de qualidade para sua empresa – confira.
1) Cultura da empresa no Instagram para empresas B2B
A cultura da empresa ajuda a apresentar seu negócio através de uma abordagem mais humanizada. O Instagram é uma das melhores plataformas para destacar essa questão entre seus seguidores e possíveis clientes. Essas duas empresas aperfeiçoaram esse conceito em seu próprio feed.
A Accenture é uma empresas que usa bem a plataforma para mostrar como a cultura de sua empresa é divertida. A qualidade das fotos dão um toque extra. De corridas de espuma a viagens corporativas, eles fazem um excelente trabalho ao compartilhar como é trabalhar lá.
2) Uso eficaz do recurso Stories no Instagram para empresas B2B
O Stories concentra imagens de 24 horas que sua empresa pode compartilhar em seu feed para os usuários assistirem. Quando feito corretamente, os Stories podem ser usadas como uma forma de fornecer informações valiosas aos clientes em potencial, interagir com novos leads e compartilhar mais sobre sua marca. Essas empresas B2B utilizam os stories de maneira atraente, útil e organizada.
A Cisco utiliza o recurso categorizando e destacando seus conteúdos extras no perfil. Seus gráficos simples, mas também muito detalhados e específicos, tornam seu conteúdo envolvente e informativo.
3) Branding
Uma das vantagens do Instagram para empresas B2B é a possibilidade de incluir elementos de branding que ajudam a apresentar a sua empresa.
O Google explora bem esse recurso, preenchendo seu feed com cores vibrantes – entre suas quatro cores principais, é claro – e encontra até as menores e mais sutis maneiras de incorporar o G em suas postagens.0
4) Uso criativo das cores
Falando ainda sobre cores, elas são um fator-chave para atrair usuários para o seu feed – sem cor, a fotografia pode parecer monótona e desinteressante.
Mas quando sua empresa realmente explora o uso de cores no Instagram, isso torna tudo ainda mais interessante.
O Itaú e seus elementos laranjas – recurso explorado também em toda a sua estratégia de marketing digital e offline – já são reconhecidos pelo público.
5) Visuais impressionantes
Elementos visuais e gráficos ajudam a quebrar a aparência de um feed tradicional de Instagram para empresas B2B. Quando feito corretamente, eles são nítidos, inspiradores, prestativos e chamativos.
A Verdô Sucos é um excelente exemplo positivo deste recurso. Suas postagens se complementam, tornando o feed visualmente fluído e atraente.
6) Conteúdo gerado pelo usuário – essencial no Instagram para empresas B2B
Esse tipo de conteúdo é uma ótima fonte de conteúdo que pode ser publicada no Instagram para empresas B2B.
Quando sua empresa utiliza esse recurso, dá a outros usuários uma pequena amostra do que seus produtos / serviços podem fazer por eles – sob o endosso de um cliente satisfeito.
A Apple explora bem esse tipo de estratégia, utilizando a hashtag #shotoniphone para rastrear estes conteúdos e utilizá-los em seu perfil.
Aproveite as inspirações dessas empresas B2B para otimizar sua estratégia no Instagram:
- Faça um bom uso das cores e do layout;
- Destaque a cultura de sua empresa;
- Use os Stories para apresentar seus produtos e serviços com uma abordagem inovadora;
- Inclua provas sociais convidando seus clientes para postarem sobre suas soluções.