Inteligência competitiva: como aplicar em sua estratégia

Inteligência competitiva: como aplicar em sua estratégia

Inteligência competitiva: como aplicar em sua estratégia

Talvez sua empresa nunca tenha um bom relacionamento com as suas concorrentes – mas isso não impede de aprender algo com seus pontos fortes e fracos. É assim que ela acumula inteligência competitiva.

Ao observar o que os concorrentes estão ou não estão fazendo ajuda a conduzir uma autoavaliação sobre sua própria estratégia. Esse tipo de análise de comparação nunca deve se resumir em simplesmente atacar a concorrência ou derrubar os seus esforços dos concorrentes e o valor que eles promovem – mas sim em encontrar as lacunas que sua empresa pode preencher e obter uma vantagem competitiva com isso.

Muitas vezes, posicionar-se para se destacar da concorrência exige uma abordagem sutil. Por isso listamos aqui a seguir algumas maneiras pelas quais sua empresa pode observar os concorrentes, aplicar inteligência competitiva e posicionar seu próprio valor de marca de acordo.

Realize uma análise de mercado baseada em inteligência competitiva

A criação de uma estratégia bem-sucedida não ocorre nos limites do seu cotidiano e baseada apenas na sua vivência.

Além dos dados, é preciso acompanhar o que a concorrência está fazendo e tomar nota de quais peças e canais funcionaram bem para eles.

A partir daí, seu time e sua agência de marketing podem estruturar um relacionamento que envolva seus concorrentes – sem evitar ou imitar o que outra marca já fez antes.

Veja a seguir alguns pontos importantes a considerar ao planejar sua análise de mercado de inteligência competitiva:

  • Com quem mais seus concorrentes competem?
  • Como eles estão posicionando sua marca com conteúdo?
  • Como eles estão se diferenciando no espaço? Por exemplo, qual é a mensagem da marca deles e como eles usam a narrativa da marca para transmitir suas mensagens e valores essenciais?
  • Quais recursos eles estão destacando?
  • Como eles estão dirigindo o tráfego?
  • Eles estão usando principalmente a estratégia de SEO para fazer com que os usuários se envolvam com o conteúdo?
  • Quais palavras-chave têm mais valor no espaço que ocupam?
  • Em quais plataformas eles parecem estar investindo mais?
  • Qual é o envolvimento do usuário, seja por meio de compartilhamentos ou comentários?

Veja as marcas dos concorrentes indiretos

Para obter uma imagem mais clara, gaste tempo examinando não apenas as táticas dos concorrentes diretos, mas também das marcas concorrentes.

Isso inclui observar marcas que talvez não ofereçam o mesmo tipo de produto ou serviço do seu setor, mas que se relacionam em uma conexão mais ampla com a sua área de atuação.

Assim, dedique uma parcela de tempo para observar a maneira como os concorrentes indiretos falam sobre determinados tópicos ou ferramentas no campo. Isso pode oferecer à sua empresa novos insights sobre como trabalhar seu próximo tipo de conteúdo.

Encontre os espaços em branco – e mergulhe neles!

Toda essa análise baseada em inteligência competitiva pode trazer uma resposta bem importante: quais áreas da indústria permanecem inexploradas? E, portanto, onde sua equipe de estratégia deve estar focada?

Ao identificar primeiro os tópicos que as outras empresas ainda não atuam, sua empresa pode, então, entrar e colocar sua bandeira de especialista em um espaço desocupado.

Para isso, é importante investir em produção de conteúdo sobre esse tema e disponibilizar junto ao seu público-alvo. E rápido: segundo uma pesquisa, 79% das empresas dizem que agir sem demora com base nos dados de pesquisa é fator crítico para o sucesso.

Uma maneira de começar a preencher os espaços em branco com mais inteligência competitiva é localizar um ponto problemático que seu cliente está enfrentando e que parece não ser atendido por seus concorrentes.

Descubra o que torna sua marca única

Ao estudar as estratégias e táticas de seus concorrentes, você descobrirá em breve o que pode ajudá-lo a se destacar em um mercado muitas vezes saturado.

Isso requer um pouco de conhecimento sobre a história e o cenário atual de sua indústria de atuação.

Assim será mais fácil contextualizar e posicionar sua marca para destacar os recursos que fazem sua empresa se diferenciar do que tem sido considerado padrão.

Ao estudar o que as marcas concorrentes estão fazendo, sua empresa pode utilizar a inteligência competitiva para criar um conteúdo que se diferencie – mas sem dizer claramente que “somos melhores do que eles”.

Foque em análises estratégicas e observe o que está funcionando e o que não está com seus concorrentes – e defina um espaço para sua marca, que ajude a produzir resultados mais concretos e inovadores.

Para isso, consulte os especialistas da UP2Place – nossa equipe tem total expertise em inteligência competitiva de mercado e pode ajudar sua empresa a produzir resultados cada vez melhores.

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