Qual é a importância que sua empresa tem dado aos KPIs de Marketing certos?
Afinal, você consegue responder rapidamente se os esforços de marketing de sua empresa estão dando certo? Se você tem dificuldades com essa resposta, é hora de rever já seus KPIs.
Os KPIs são fundamentais para a estratégia de crescimento do seu negócio. E, no caso do inbound marketing, ajudam a identificar e corrigir o que não está funcionando como deveria.
Por isso, tenha em mente que todos os seus esforços em marketing precisam ser mensuráveis. Pois é esse conhecimento que pode fazer a diferença entre matar ou ser morto pela concorrência.
Por isso, você precisa desde já entender mais e acompanhar os KPIs de Marketing da sua empresa. E é esse o objetivo deste artigo: te ajudar nesta tarefa. Então vamos começar!
Nossos Especialistas em Estratégia Digital está a postos para ajudar nesta e diversas outras questões relacionadas ao sucesso:
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Recapitulando: o que é KPI?
KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho) são os parâmetros utilizados pelas empresas para quantificar seus objetivos.
Então é através destes índices que você e sua equipe determinam o plano de ação. Dessa forma, fica mais fácil identificar o que é preciso manter, encerrar ou corrigir para garantir que as metas sejam alcançadas.
Por isso, os KPIs devem ser de conhecimento geral entre todos os colaboradores. Além disso, eles costumam ser alterados somente se os objetivos primários da empresa também mudarem.
Principais KPIs de Marketing
Há uma série de KPIs sendo utilizados no mercado. Então muitos deles certamente têm alguma aplicabilidade para a sua empresa.
Mas nem todos eles são úteis. Além disso, muitas vezes as empresas optam por acompanhar muito KPIs simultaneamente.
Dessa forma, empreendem mais esforços nesse acompanhamento do que na busca pela meta em si. Por isso, é muito importante escolher os KPIs certos.
Saiba mais: KPIs para empresas B2B: conheça os principais indicadores
Por isso separamos aqui os seis principais KPIs de Marketing que toda empresa – não importa qual seja sua área de atuação – deve acompanhar:
KPIs de Marketing #1: Leads
Quanto mais leads sua empresa gera, mais oportunidades de vendas ela tem – fato.
O segredo aqui é saber usar sabiamente os esforços de suas equipes de Marketing e de Vendas na gestão e processamento desses leads.
Por isso, é importante saber como qualificá-los corretamente e entregar os conteúdos e abordagens certos na hora certa.
Além disso, vale lembrar que as tendências de consumo estão em constante mudanças. Especialmente em períodos específicos, como o ocasionado pela Covid-19.
Uma boa gestão de leads em sua empresa garante o equilíbrio certo entre leads gerados X leads convertidos. Então você precisa acompanhar isso de perto.
“Mas como fazer isso na prática?” – você deve estar se perguntando. A resposta é fácil: sales engagement.
Enquanto outras metodologias priorizam o contato em massa, o Sales Engagement prioriza a personalização e o contato criterioso no relacionamento com o persona (lead).
Dessa forma, consegue gerar mais engajamento, empatia e, consequentemente, mais vendas. Quer saber mais? Então clique a seguir.
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KPIs de Marketing #2: Tempo de resposta da equipe de Vendas
Um dos maiores problemas no B2B é o tempo de resposta das equipes de vendas: estima-se que o tempo médio do primeiro retorno para o cliente é de 42 horas.
Enquanto isso, seu lead pode ter feito o mesmo tipo de contato com a concorrência, pode ter decidido redirecionar o budget para outro projeto – e sua empresa perdeu o negócio.
Este é um dos KPIs de Marketing que precisa de um acompanhamento contínuo. Para isso, aposte no Funil de Vendas em Y. Uma metodologia que integra inbound e outbound marketing em prol de suas vendas.
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Dica: descubra não só qual é a velocidade da sua equipe de vendas para responder aos leads, mas também a da concorrência. E faça os ajustes necessários para sair na frente.
KPIs de Marketing #3: Alcance da mídia social e engajamento
A estratégia de mídia social de sua empresa é um dos principais itens dos esforços de inbound marketing.
São estes canais que ajudam a distribuir o seu conteúdo, além de interagir e se relacionar com seus clientes atuais e potenciais.
Para acompanhar este KPI, vale monitorar o crescimento do número de seguidores (e a relevância disso junto ao seu público-alvo).
Você também pode acompanhar o engajamento através de métricas que determinam:
- Conversões de leads,
- Percentagem do tráfego gerado para o seu site vindo de suas mídias sociais.
Por isso, nossa dica é fazer uma avaliação da maturidade de sua empresa. Assim você vai saber como alavancar seu negócio.
Não sabe como conduzir isso? Sem problemas – os especialistas da UP2Place Digital pode fazer isso por você. E o melhor: gratuitamente.
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KPIs de Marketing #4: Visitas no Blog
O desempenho das postagens no blog de sua empresa é um bom termômetro da relevância dos conteúdos que são disponibilizados para os leads.
Relacionado: Google Ads ou Meta Ads – qual vende mais?
Garanta que as postagens mantenham a frequência e um alto padrão de qualidade e pertinência com seus objetivos de marketing.
É esse tipo de ação que ajuda a construir seu capital de marca, trabalhar os leads em cada etapa do funil de vendas e a trazer novas oportunidades de negócios.
KPIs de Marketing #5: Custo de aquisição do cliente
Quando sua empresa dimensiona corretamente o custo de aquisição do cliente, consegue definir metas para novas aquisições. Assim como alocar o seu orçamento de marketing de forma adequada. Sobre isso, leia:
- Como vender mais para clientes já conquistados
- Como resgatar clientes inativos e aumentar a receita de sua empresa
KPIs de Marketing #6: Vendas
Entre os KPIs de Marketing, não há um mais direto do que o crescimento na receita de vendas.
Quando sua empresa mensura o efeito de suas ações de marketing no crescimento das vendas, tem bons indicadores para seu planejamento estratégico. Assim como identifica as tendências de crescimento.
Acompanhar os KPIs de Marketing de sua empresa garante o sucesso de sua estratégia de inbound marketing e de suas metas.