Se nos dias atuais sua empresa ainda não faz marketing digital no Instagram, é melhor ter uma boa razão.
Se sua empresa vende qualquer tipo de produto físico, se tem lojas ou se quer que as pessoas reconheçam sua marca, é hora de criar uma conta.
Pois o Instagram é parte de nossas vidas agora. E, para muitas empresas, é vital. Por isso reunimos aqui estas sete dicas para obter mais desta rede social.
Então seja você um hard user da rede ou que está apenas começando, vai encontrar um monte de informações valiosas. Siga com a gente nessa leitura!
1) Compreenda o seu público-alvo
Isso é fundamental – não importa para qual estratégia de marketing ou rede. Tanto que já falamos repetida vezes sobre a importância de construir suas buyer personas.
Você pode criar o melhor conteúdo do mundo para o seu Instagram, mas se não atrair o seu lead, qual é o ponto?
E como fazer isso? Use o Instagram Insights. A ferramenta oferece algumas informações interessantes (daí o nome), como:
- Impressões: quantas vezes o seu conteúdo foi visualizado
- Alcance: número total de contas exclusivas que visualizaram um conteúdo
- Cliques no site: quantos cliques o link no perfil do seu negócio recebeu
- Atividade do seguidor: Com que frequência seus seguidores acessam o Instagram
- Visualizações de vídeo: com que frequência o seu conteúdo de vídeo foi visualizado
- Salvos: quantas pessoas salvaram suas postagens
O Insights também inclui informações demográficas: de onde vêm seus seguidores, sua idade e seu sexo.
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2) Interaja com o seu público
Não encare a rede como mais um canal para spam. Sua empresa deve tentar se envolver com os seguidores, tanto quanto possível. Pois isso é fazer um bom marketing digital no Instagram.
Além disso, quanto mais os usuários compartilharem e comentarem seu conteúdo, mais fácil será para os novos usuários encontrá-lo.
Afinal, o algoritmo do Instagram prioriza o conteúdo com maior engajamento – e você quer aparecer em tantas feeds quanto possível.
Então provoque respostas, fomente diálogos, responda todos os comentários o mais rápido possível.
3) Use hashtags relevantes
Se você quiser que as pessoas encontrem o conteúdo da sua empresa, peça já para seu time ou agência de marketing digitalpara usar hashtags.
Aqui estão algumas práticas recomendadas sobre o tema:
- Não exagere: cinco hashtags direcionados são melhores do que 25 aleatórios
- Evite tags usadas em demasia: adicionar #love ou #instagood é tão bom quanto inútil
- Não faça spam: mantenha só o que for relevante para a imagem
4) Saiba a hora certa de publicar
Uma pesquisa recente descobriu que o melhor momento para postar no Instagram é entre 7h e 9h da manhã. Então isso significa então é que é só programar suas postagens para esse horário, certo?
Se isso parece muito simples, é porque não é: você não pode simplesmente confiar em todas as pesquisas.
O melhor caminho é tentar encontrar os melhores momentos para falar com o seu público-alvo, quando você sabe que eles estarão prestando atenção. Aqui vão algumas dicas:
- Programe postagens para períodos fora do horário comercial: almoço e parte da noite
- Aposte nos fins de semana apenas se o seu segmento for B2C
- Quartas-feiras e quintas-feiras parecem ser melhores para o engajamento
- Postagens na parte da tarde (entre 15h e 16h) costumam trazer resultados mais fracos
Separamos mais alguns conteúdos interessantes para te auxiliar neste momento – Confira abaixo e Boa Leitura!
- Marketing de mídia social e seu papel na geração de leads
- Marketing B2B no Pinterest – estratégias para explorar a plataforma
- Aprenda aqui como fazer um plano de mídia digital eficiente
- Outbound e inbound marketing: o equilíbrio certo para seus negócios
- Geração de leads eficaz: entenda a real importância para seus negócios
5) Crie conteúdos com alto impacto visual
Produzir um bom conteúdo é vital para qualquer estratégia de marketing em mídias sociais. Pois é o que os faz engajar com sua marca e que os estimula para voltar cada vez mais ao seu perfil.
Em outras redes sociais, isso pode significar compartilhar links, publicar artigos interessantes e iniciar conversas.
Mas o Instagram é diferente: tudo começa e termina com imagens. Toda a rede foi criada para permitir que as pessoas compartilhem suas fotos.
Então isto é especialmente comprovado se sua empresa está vendendo produtos on-line. De acordo com um estudo, 93% das decisões no processo de compra são baseadas na aparência visual.
Se você está apenas começando, aqui estão cinco tipos de conteúdo que funcionam bem para o marketing digital no Instagram:
- Compartilhar conteúdo gerado pelos usuários
- Por trás dos bastidores
- Projetos DIY e soluções criativas para problemas (usando seus produtos)
- Conteúdo produzido por influenciadores
- Imagens motivacionais e citações
6) Explore bons calls to action
Se você quer que os usuários façam download de algum conteúdo, visitem seu site ou comprem, precisa deixar isso claro – e o CTA certo vai garantir isso.
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No Instagram, isso pode ser um pouco complicado, já que a rede só permite um link – o que está em sua bio.
Portanto, não é possível inserir links em legendas de imagem, comentários ou na própria imagem.
E sem um link, como você pode criar um CTA? Convidando o usuário a acessar o link na bio, usando códigos promocionais específicos para a rede, criando postagens onde a pessoa deve dar seu like ou comentar. Seja criativo!
7) Use o Stories
Se você é um usuário do Instagram, já conhece o recurso Stories. Pois ele fica no topo do feed do seguidor e permite que eles vejam vários posts seguidos do mesmo usuário.
Para as empresas, este é recurso bem estratégico. Com isso, você não precisa tentar transmitir sua mensagem inteira em uma única imagem: basta gravar vários juntos para oferecer uma boa narrativa.