Métricas de marketing: o que fazer após coletar os dados?

Métricas de marketing

Métricas de marketing: o que fazer após coletar os dados?: Você provavelmente já sabe da importância de analisar as suas métricas de marketing com regularidade. No entanto, tem certeza sobre quais passos devem ser tomados depois disso?

Simplesmente acumular dados não serve de nada para a sua estratégia. Obter diagnósticos precisos e tomar as decisões certas a partir deles é o que determinará o seu sucesso.

Entendemos como métricas de marketing os indicadores capazes de apontar o êxito (ou o fracasso) das suas iniciativas dessa área. Além de serem monitorados individualmente, também é essencial realizar comparações ao longo do tempo para detectar a sua evolução.

No artigo a seguir, destacamos os principais processos envolvidos em analisar e diagnosticar as suas métricas de marketing para alcançar resultados cada vez melhores. Confira!

Analise as métricas de marketing corretas

Nenhuma campanha de marketing pode começar sem objetivos bem definidos. Afinal, é a partir deles que é possível determinar se a estratégia foi bem-sucedida ou não.

Nesse ponto, é essencial levar em conta os seus KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho), que são as métricas de marketing que revelam o quanto você está conseguindo se aproximar dos seus objetivos.

Busque explicações para seus resultados

Por que determinado indicador subiu e outro caiu? Utilizando todo o conhecimento e experiência que você tem com a sua marca, procure identificar padrões e entender quais ações ocasionaram quais retornos.

Também é importante realizar comparações. Veja as ações feitas no passado e como elas se comparam às atuais. Ao analisar seus resultados dessa forma, as explicações podem ficar mais claras.

Métricas de marketing: Obtenha diagnósticos estratégicos

Todo o valor de uma análise de métricas de marketing está em extrair diagnósticos eficazes delas. Isso significa entender o que gerou esses números e enxergar para quais tendências eles apontam.

Trata-se de algo que exige experiência e um conhecimento aprofundado sobre o meio. Afinal, é muito fácil cometer erros ao relacionar métricas que não têm ligação com determinada ação, extraindo diagnósticos incorretos.

Tome decisões a partir desses diagnósticos

Apenas mensurar seus resultados não é o bastante. É necessário utilizá-los para tornar a sua abordagem ainda melhor e mais capaz de levar a sua empresa até as metas que deseja alcançar.

Para isso, é importante tomar decisões estratégicas baseando-se nos diagnósticos detectados. É essencial que você olhe para os seus resultados, aprenda com eles e faça as mudanças necessárias.

Comece tudo de novo

Mesmo depois de realizar todo o processo recomendado acima, o seu trabalho ainda não terminou. Pelo contrário: está na hora de recomeçá-lo. Afinal, os seus esforços com a análise e diagnóstico de métricas de marketing precisam ser contínuos.

A cada nova campanha ou estratégia implementada pela sua marca, é necessário voltar o seu olhar para os resultados obtidos e o quanto eles se aproximam das metas estabelecidas.

Agora que você já conhece as principais ações que devem vir após a mensuração das suas métricas de marketing, está com tudo pronto para começar a atuar de forma mais estratégica nesse meio. Lembre-se de sempre contar com metas concretas e KPIs que correspondam aos seus objetivos.

Quer continuar aprendendo sobre métricas de marketing? Confira, a seguir, os principais números que você deve acompanhar!

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