Atualmente, a mídia programática eficaz tem sido uma das principais ações dentro de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida.
Pois muitas empresas hoje fazem seus anúncios digitais diretamente com os canais. Tudo sem negociações ou uma interação humana.
Dessa forma, o processo não só é mais ágil e descomplicado, como também pode tornar a comunicação de sua empresa mais eficaz.
Para isso dar certo, é importante observar os parâmetros certos de uma mídia programática eficaz. Então saiba mais a seguir.
O que é mídia programática eficaz?
A mídia programática é uma compra da mídia de forma automatizada. Dessa forma, sua empresa pode definir suas campanhas diretamente com o canal escolhido.
Então cada plataforma digital – Facebook, Google, Instagram, entre outros – possui sua ferramenta. É através dela é possível colocar seu plano de mídia em prática.
Assim estas plataformas permitem:
- Segmentar o público-alvo,
- Fazer o upload das peças,
- Definir o volume da verba,
- Determinar o período da campanha.
A partir daí, a própria ferramenta vai administrar sua estratégia, mas de forma mais básica. É possível conseguir resultados mais expressivos com o suporte de uma agência especializada em marketing digital.
Como funciona a compra de mídia programática eficaz?
O pilar da mídia programática eficaz é a possibilidade de escolher o perfil do público-alvo que sua empresa pretende atingir.
Pois isso aumenta a eficácia de sua comunicação, já que amplia as chances de sua empresa falar a coisa certa para a pessoa certa, na hora certa. Uma garantia que as mídias convencionais não conseguem proporcionar.
Essa condição só é possível porque estes canais digitais possuem um vasto inventário de informações sobre sua audiência.
Eles conseguem saber o volume e perfil de pessoas que acessam determinados portais, que tipo de pesquisas fazem no Google, onde moram, seus hábitos de compra e muito mais.
Mas esse conhecimento sobre o público só é vantagem de fato quando sua campanha está bem estruturada.
Então além de ter o público-alvo bem definido, sua compra de mídia programática deve considerar também os objetivos e formatos mais adequados a esta campanha.
Vantagens da mídia programática eficaz
Investir neste tipo de mídia traz uma série de benefícios para as estratégias de inbound marketing de sua empresa, como:
Ganho em assertividade
Sua empresa tem a certeza de que este anúncio vai atingir um potencial consumidor do seu produto.
Baixo custo e agilidade no processo
A mídia programática tem seus valores definidos de acordo com a capacidade do seu anúncio gerar resultados efetivos.
Além disso, toda a programação é feita diretamente no próprio canal. Então não há necessidade de efetuar reserva de espaço ou toda a burocracia da mídia convencional.
Acompanhamento dos resultados
Esse tipo de mídia permite um monitoramento efetivo da conversão de cada ação: é possível saber exatamente o que gerou novas vendas ou atraiu novos clientes.
Otimização de sua equipe de Marketing
O tempo economizado em negociações e outras burocracias pode ser usado de forma mais produtiva por seu time.
Assim, a criação de novos conteúdos, abordagens especiais para cada etapa do funil de vendas e acompanhamento dos KPIs são alguns dos exemplos.
Então é hora de dispensar a agência de marketing digital?
De forma alguma: esse é o momento de colocar sua agência para trabalhar ainda mais. Ainda mais se ela tiver expertise em TI.
Pois ainda que você possa insertar a campanha diretamente na ferramenta, só um especialista pode obter os melhores resultados de sua verba. E todo centavo conta!
Afinal, os canais se reciclam e lançam insights novos o tempo todo. Por isso, acompanhar isso de perto ajuda a gerar os melhores resultados para suas campanhas e para a comunicação da empresa como um todo.
Você tem tempo para permanecer de olho nisso? Mudanças de algoritmo? Novas redes sociais? Mudanças no comportamento do consumidor? Pois sua agência tem – sempre sob o olhar de especialistas.
Além disso, sua agência pode criar formas de interligar o fluxo gerado por esta mídia com seu banco de dados e gerar uma série de novas ações:
- Cross-sell,
- Ações omnichannel,
- Impulsionamento do seu e-commerce,
- Ativações em suas redes sociais, entre outros.
Outro ponto: certamente sua agência estará mais atualizada sobre isso que o seu time de marketing, que tem outras prioridades em mente.
Por isso, o ideal é aliar os esforços do seu time de marketing com a expertise de sua agência digital. Assim você vai garantir bons resultados de sua mídia programática eficaz.
Assim você otimiza recursos, reduz erros e garante o sucesso das estratégias digitais de sua empresa.