Muitas empresas estão nas mídias sociais apenas “porque sim” – mas esquecem de fazer um monitoramento de redes sociais eficaz e em tempo real. E, com isso, deixam passar inúmeras oportunidades de negócios.
Por isso acompanhe este artigo e veja todas as possibilidades de marketing, vendas e relações públicas que sua empresa pode conquistar.
Tudo isso só acompanhando as discussões on-line em tempo real.
Pronto? Pegue um café e prepare-se para fazer bons negócios daqui pra frente!
1) Monitore feedbacks negativos
Para o consumidor, é sempre frustrante quando uma empresa não responde ou sequer interage com seus comentários em sua página no Facebook.
Os clientes reclamam nas mídias sociais porque querem ser ouvidos. Eles querem uma explicação – e, mais ainda, uma solução.
Pode ser assustador enfrentar clientes insatisfeitos. Especialmente em mídias sociais, onde cada movimento de sua empresa está sob o olhar das pessoas.
Mas não responder faz com que os clientes sintam que sua empresa não se importa. E eles vão parar de se importar também. E nada mata um negócio mais rápido do que a falta de atenção.
Então peça já para sua equipe de marketing ou agência de marketing digital que configure alertas para sua marca e mantenha um monitoramento de redes sociais constante e diário.
Dessa forma você será notificado sobre essas discussões, mesmo quando as pessoas não marcarem sua empresa.
Dica especial: configure alertas para o nome do seu produto e palavras-chave como “problemas”, “problemas” ou “problemas”. Se você estiver sobrecarregado com menções, filtre-os por sentimento. Concentre-se em clientes frustrados em primeiro lugar.
2) Monitore os comentários dos clientes e use isso para melhorar o produto
Pedir desculpas é o primeiro passo, mas promover melhorias reais devem ser o próximo passo.
Depois de apagar o incêndio, é hora de fazer um profundo monitoramento de redes sociais em sua empresa.
Um verdadeiro mergulho nos comentários e mensagens recebidos para realmente tentar resolver o problema.
Os clientes sabem o que querem e precisam. Então quanto mais sua empresa levar em consideração as opiniões deles, maiores são as chances de sucesso para o seu produto.
Dica especial: configure alertas para o nome do seu produto e palavras-chave como “se apenas” “Desejo” ou “por favor melhorar”. Ou os nomes de produtos e recurso. Você pode fazer o mesmo para seus concorrentes.
3) Monitore seus concorrentes para “roubar” suas oportunidades de negócios
As pessoas usam as redes sociais o tempo todo – especialmente para reclamar. E 78% das pessoas que se queixam de uma marca através do Twitter esperam receber uma resposta em até uma hora.
Essa é uma mina de ouro para novos negócios – uma estratégia que o Ponto Frio domina como ninguém aqui no Brasil.
É bastante comum que eles utilizem menções de compra ou sobre problemas com os concorrentes como trampolim para oferecer produtos – e descontos.
Sua empresa pode até usar estas informações para criar campanhas que explorem as desvantagens do concorrente.
4) Monitore seu segmento para alavancar a geração de leads
Responder sempre que sua marca for mencionada deve ser um procedimento padrão.
Ir além é escutar e caçar oportunidades de abordar seu cliente até mesmo quando sua empresa ou produtos não são mencionados.
É por isso que fazer o monitoramento de redes sociais dos concorrentes indiretos ou líderes da indústria é uma ótima maneira de permanecer de olho nas tendências e de gerar leads.
Exemplo: se sua empresa fornece aparelhos de ar-condicionado, monitore as discussões sobre o calor e os dias quentes para oferecer conselhos e ajuda – como seus produtos.
Dessa forma, mesmo que você não converta o cliente imediatamente, ganhará pontos de PR e estabelecerá sua marca nas redes sociais, o que significa mais receita a longo prazo.
5) Monitore discussões para encontrar VIPs para sua lista de influencers
No mundo de mídia social, todas as postagens são iguais. Mas algumas ganham mais alcance que as outras. E a maioria delas vem de influencers.
Quando sua empresa utiliza ferramentas de monitoramento, recebe não só notificações quando alguém menciona sua marca. Mas pode também filtrar as menções por usuários mais engajados ou com fanbases maiores.
Assim, quando sua empresa for lançar uma campanha de marketing, poderá facilmente encontrar nomes que já falaram sobre sua empresa ou segmento e chegar até eles.