Newsletters eficazes são uma excelente ferramenta de marketing e marca. Elas nos dão a oportunidade de conversar diretamente com os clientes, fortalecendo o relacionamento.
Mas ter uma estratégia de newsletters eficazes pode não ser algo realmente simples ou fácil de executar. Pois há várias coisas em que sua empresa deve se concentrar ao criar e executar campanhas de e-mail marketing que realmente funcionam.
É exatamente por isso que montamos este artigo – vamos compartilhar as principais dicas para criar newsletters eficazes e envolventes.
Assim você terá bons recursos para capturar com sucesso a atenção do seu assinante, aprofundar o relacionamento marca-cliente e promover o seu negócio.
Por que newsletters eficazes são tão importantes?
Os e-mails marketing são uma maneira incrivelmente importante de ir além de um envolvimento mais profundo com sua comunidade. Afinal, pode ser uma grande oportunidade de promover seu negócio, ofertar produtos específicos e fornecer informações especializadas para seu público.
É claro que as redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com seu público, ocupando grande parte da sua estratégia de marketing digital. Especialmente agora, com tantas plataformas incríveis por aí (pense no TikTok, no Clubhouse e no Pinterest).
No entanto, sua empresa definitivamente deve reservar um espaço para newsletters eficazes. Pois elas realmente podem fazer a diferença. Inclusive, 59% dos especialistas do setor apontam que os e-mails são o canal mais eficaz para gerar receita.
Além disso, muitos consumidores dizem que os e-mails marketing afetam suas decisões de compra. Então é certamente algo em que você deve se concentrar!
Por isso, você precisa saber como criar newsletters eficazes. Só assim é possível se certificar de que sua marca está impactando positivamente seus consumidores.
Dicas para criar newsletters eficazes
Como você já viu, os e-mails são uma boa forma de atrair a atenção de seu público, comunicar ofertas e lançamentos, nutrindo esse relacionamento até a decisão de compra. Mas como garantir uma comunicação eficaz e relevante? Comece seguindo estas dicas a seguir:
Torne seus e-mails fáceis de digitalizar e ler
À medida que as empresas enviam cada vez mais News para seu mailing, é fundamental se destacar.
Por isso, o primeiro passo é lembrar que newsletters eficazes são sempre fáceis de ler e de serem exibidas nas telas de celulares, tablets e desktops. Assim fica mais fácil capturar e manter imediatamente a atenção do seu leitor – e garantir que seus e-mails sejam abertos e clicados.
Um e-mail digitalizável permite que seu leitor ocupado obtenha as informações importantes de que precisa muito mais rápido.
Então, em vez de sobrecarregar seu leitor com um grande bloco de texto – e ter seu e-mail enviado diretamente para o spam – você amplia a probabilidade de que eles leiam e cliquem.
Existem algumas táticas que você pode usar para tornar seus e-mails mais digitalizáveis:
- Use títulos bem descritivos e interessantes para comunicar sua intenção;
- Organize seus textos em parágrafos e frases curtos;
- Resista à tentação de cobrir todos os espaços em brancos – garanta um respiro entre as informações;
- Aposte em imagens relevantes, bem produzidas e conectadas ao conteúdo abordado;
- Seja claro sobre o que você quer que o leitor faça: clique em um link, baixe um material, veja uma oferta.
Personalize seus e-mails com conteúdo dinâmico
Os assinantes do seu mailing são únicos. Então se você busca atingir ótimos resultados e criar relacionamentos significativos, precisa personalizar seus e-mails.
Atualmente, a segmentação é uma das melhores maneiras de personalizar e garantir newsletters eficazes. Mas você pode – e deve! – experimentar alguns outros métodos para se destacar e brilhar para cada um dos assinantes do seu mailing.
Saiba mais: Técnicas eficazes de segmentação de clientes
E-mails dinâmicos, por exemplo, contêm conteúdo personalizado para cada remetente. Não estamos falando apenas de se referir a eles pelo primeiro nome: é preciso ir além disso para se posicionar para resultados incríveis.
Pense em quão impactante seria utilizar um título ou CTA que se adapta com base na buyer persona, função hierárquica ou localização do destinatário.
Newsletters eficazes colocam seu CTA no topo
Atualmente, as pessoas cada vez mais usam seus dispositivos móveis para abrir e-mails. Cerca de 55% do tráfego global de Internet ocorre em smartphones.
Por isso, o bom posicionamento do seu CTA é tão importante ao criar seus e-mails. Pensando para que eles sejam facilmente digitalizados e fáceis de ler.
Então tente colocar seu CTA no topo do seu e-mail. Você pode ficar surpreso com o aumento de cliques! Mas para ter certeza, se programe para realizar um teste A/B e veja como seu público responde.
Automatize seus e-mails para aumentar as taxas de conversão
E-mails automatizados não são uma tática nova. Mas, surpreendentemente, ainda há muitas empresas que não estão fazendo isso.
Mesmo considerando o que os dados mostram: newsletters eficazes e automatizadas têm uma taxa de abertura de 98%. Além de uma taxa de cliques em torno de 37%.
Um bom começo para isso é estabelecer uma política de boas-vindas. Pense nisso nos termos de um relacionamento. Então alguém visita seu site e se inscreve em para receber a newsletter de sua empresa. Você não deve deixar passar muitas semanas antes de contatá-los.
Pois isso pode criar a impressão de que sua empresa não está interessada. Então isso amplia as chances de eles buscarem soluções entre seus concorrentes.
Em vez disso, reconheça seu interesse e mostre-lhes que é mútuo. Assim, a cada contato adicional, tente aprender mais sobre esse lead – mais ou menos como você faria em um relacionamento pessoal.
Com o tempo, você ganhará uma riqueza de informações que pode ajudar sua empresa a entregar conteúdo dinâmico personalizado através de newsletters eficazes. E seus leads vão te amar por isso!
Engaje seus leads assinantes com newsletter eficazes e interativas
Quando a maioria das pessoas compara a aparência de um site a um e-mail, é provável que digam que o site é mais interessante visualmente.
No entanto, isso tem mudado rapidamente. Especialmente à medida que alguns e-mails interativos começam a chegar nas caixas de entrada das pessoas.
Há algumas razões pelas quais os e-mails interativos estão começando a desempenhar um papel mais importante nas estratégias de marketing digital.
Leia também: Marketing Digital Eficaz: aplique e aumente suas vendas
Atualmente, cada vez mais provedores de e-mail estão começando a suportar os padrões de codificação que permitem elementos interativos no e-mail (o Gmail é um bom exemplo). E isso só deve crescer.
No entanto, antes de sair e criar algo legal, tenha em mente que elementos interativos:
- Contam com um bom prazo de produção;
- Demandam algum conhecimento sobre codificação por parte da equipe;
- Não são suportados por todos os clientes de e-mail.
Portanto, certifique-se de que um e-mail interativo terá um impacto positivo em seu engajamento e taxas de clique antes de gastar o tempo construindo-o.
É sua hora de se destacar e brilhar!
Considere incorporar essas dicas hoje e engatar sua base de assinantes com newsletters eficazes e altamente relevantes.
E-mails que efetivamente entregam aquilo com que seus clientes se preocupam. Que agrega valor à sua caixa de entrada. Respeita seu tempo e compartilha informações relevantes para eles.
Assim você vai conseguir obter cliques e conversões. Preparado para dar um passo adiante em seu plano de marketing digital?