5 dicas para otimizar sua estratégia de geração de leads B2B: Com a consolidação da transformação digital, as estratégias tradicionais de geração de leads B2B precisam se diversificar cada vez mais.
Mas é importante ressaltar que uma estratégia genérica de geração de leads B2B pode até trazer muitas ligações – mas a maioria delas pode não ser qualificada.
Se sua empresa não consegue encontrar os leads qualificados – aqueles com maior probabilidade de serem convertidos em algo lucrativo – estará apenas desperdiçando dinheiro.
O segredo de uma geração de leads B2B eficaz não é olhar para o mercado com binóculo – mas sim com uma lupa. Analise a fundo quem são seus clientes, quais são seus interesses comuns, se eles são mais atraídos por uma abordagem online ou offline? Com essas informações em mãos, será possível estabelecer metas reais e viáveis, apontando seu time de vendas diretamente para seus possíveis clientes.
Com a etapa das metas cumprida, é hora de partir para uma boa estratégia de geração de leads B2B. Listamos a seguir cinco dicas, baseadas em marketing de conteúdo, mídia social e inbound marketing – confira!
1) Priorize os leads obtidos via inbound marketing
O marketing tradicional, com seus comerciais de TV, anúncios impressos, banners na internet e mailings comprados é o que chamamos de outbound marketing.
Normalmente, essas técnicas de geração de leads B2B em larga escala lançam uma rede muito ampla, conectando-se a centenas, milhares ou até mesmo milhões de clientes em potencial. O problema é que esses números altíssimos não se traduzem em um alto volume de conversão por um motivo: dentre todos esses contatos, apenas um ou dois podem de fato ser leads potenciais. Sua empresa pode ter investido pesado para falar com pessoas que jamais farão negócios com sua empresa.
Esse é o grande problema do outbound marketing: não só os leads são menos qualificados, mas o investimento também é mais alto. Custa caro produzir os materiais de divulgação e custa ainda mais veicular. É por isso que os leads de outbound custam, em média, 61% a mais que os de inbound.
O inbound marketing, quando bem feito, atinge seus clientes justamente naquilo em que eles querem ser atendidos. Ao criar um conteúdo de qualidade, no qual seus clientes estão genuinamente interessados, eles são atraídos pelas suas ofertas e marca na busca por saber mais. Como as ofertas de sua empresa serão relevantes, os leads estão mais ansiosos para se tornarem seus clientes.
2) Envolva seus clientes usando o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo, quando bem realizado, tem o potencial de direcionar uma quantidade significativa de clientes potenciais para o seu funil de vendas.
É através do marketing de conteúdo que sua empresa encontra uma série de oportunidades de estabelecer conexões entre sua marca e seus clientes potenciais (e atrair sua confiança), fazendo com que sua estratégia de geração de leads B2B seja bem-sucedida.
Posicionar sua empresa como especialista dentro de sua indústria também fica mais fácil com a ajuda do conteúdo certo.
Invista em informação relevante, bem fundamentada em dados, divulgação de novidades do setor, bem como de sua empresa, sempre apoiada com o ponto de vista de seus especialistas.
3) Não subestime o conteúdo visual
As pessoas processam aquilo que veem cerca de 60 mil vezes mais rápido do que aquilo que leem. A transformação digital – e a consequente variedade de mídias sociais hoje disponíveis – estão aumentando nosso apetite por conteúdo visual fácil de digerir.
É por isso que o vídeo tem sido encarado como o formato de conteúdo mais promissor do momento – e deve fazer parte do marketing de conteúdo e estratégia de geração de leads B2B de sua empresa.
Infográficos informativos, úteis e compartilháveis, são uma ótima maneira de apresentar visualmente uma grande quantidade de informações complexas, mas a popularidade do vídeo continua a disparar. Segundo a Syndacast, 74% de todo o tráfego de internet em 2017 envolveu vídeo. A mesma pesquisa mostrou que tweets com imagens receberam 150% mais retweets do que tweets sem imagens.
4) Use os canais de mídia social
Nos últimos anos, as mídias sociais se tornaram um canal legítimo de geração de leads B2B e B2C, com formatos de anúncios que estão além das métricas de engajamento.
O LinkedIn tem se mostrado um excelente canal de relacionamento entre empresas e clientes, atraindo leads qualificados. Mas os anúncios patrocinados da rede social encontram boa concorrência no setor: o Twitter e o Facebook estão se reformulando e trazendo ótimos recursos para quem atua no B2B.
5) Forneça valor – e exercite a paciência
A geração de leads B2B bem-sucedida é o resultado da distribuição consistente de conteúdo e ofertas que fornecem valor real aos leads potenciais. Embora seja até possível acontecer, não costuma ser um plano que fornece resultados imediatos: é preciso paciência e persistência.
Quando sua empresa nutre continuamente suas perspectivas, aumenta a chance de atrair conversões – mais do que os concorrentes menos pacientes.
A espera – e o investimento – compensam: leads atraídos por meio de inbound marketing, marketing de conteúdo e mídia social são mais lucrativos e com alto potencial de recompra, ampliando seu ciclo de vida em sua empresa.