A personalização é uma premissa quase que obrigatória para as empresas nos dias de hoje. É preciso conhecer seus clientes em potencial como nunca – ou não haverá a conexão necessária para um bom relacionamento.
Não vivemos mais na era do “pacote”, das soluções engessadas. Mas mesmo assim muitas empresas seguem insistindo em abordagens massificadas.
Prova disso é o resultado dos estudos mais recentes da eConsultancy: mais de um terço das empresas não implementaram a personalização em seus esforços de marketing. Já entre aquelas que apostaram na estratégia, 95% relatou um aumento nas taxas de conversão.
Como personalizar a mensagem de sua empresa para milhares de clientes, fazendo com que cada um se sinta conectado à sua marca?
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a dominar a arte da personalização – confira!
Começando pelo básico
Para fornecer conteúdo personalizado para seus clientes potenciais, sua empresa deve conhecê-los.
Começar pelas buyer personas é o caminho mais seguro. Colete dados como nome, e-mail, empresa, título e preferências de e-mail.
A partir daqui, use seus critérios de classificação de lead scoring para ajudar com informações adicionais necessárias.
Depois de reunir dados, o próximo passo é segmentar sua lista:
- Localização,
- Segmento de atuação,
- Ciclo de vida do cliente,
- Estágio no funil de vendas,
- Ticket médio,
- Engajamento nas redes sociais,
- Entre outros.
Todas essas métricas são bons exemplos de segmentação que ajudam a oferecer personalização – o conteúdo certo na hora certa.
Seja contextual, mas não invasivo
A segmentação ajuda sua empresa a entender os caminhos de conversão mais efetivos para cada grupo. E tom de personalização certo de cada conteúdo e ação.
Dessa forma é possível ajustar landing pages e o conteúdo de forma consistente no ponto certo. Você trabalhará de forma mais eficaz e inteligente – e vai conseguir criar um conteúdo que mova os clientes na direção certa durante a jornada.
O grande desafio aqui é garantir que sua equipe ou agência de marketing digital esteja investindo tempo e esforço na medida certa para analisar consistentemente e entender o que seus dados estão dizendo.
Dados: ferramenta importante para a personalização bem-sucedida
A automação de marketing permite a coleta de montanhas de dados sobre seus clientes potenciais e é crucial que seja integrado e analisado em conjunto.
Os dados que você obtém sobre seus clientes são muito poderosos – mas a forma como sua empresa os utiliza pode ser muito tênue entre oferecer conteúdo útil e oportuno e ser um pouco invasivo.
O Remarketing é um bom exemplo de estratégia que, se não for bem executada, pode causar o efeito reverso ao pretendido.
Quantas vezes você buscou sobre um produto ou serviço e foi perseguido por dias, com mensagens durante outras buscas, suas leituras de artigos e até mesmo em sua caixa de e-mails – mesmo sem ter cedido seu contato?
Estes e outros cenários semelhantes são muitas vezes causados por uma falta de compreensão contextual entre aqueles que extraem os dados e aqueles que criam materiais de marketing.
Sua integração mostra quais conexões são significativas e quais são leads frios ou meros contatos sem maiores intenções.
Ao aprender tudo o que puder sobre seus leads e segmentar suas listas, sua empresa aumenta suas chances de sucesso.
Agora ela tem a chance de dar aos seus clientes potenciais o que eles precisam para uma relação de confiança e se converterem.
A personalização é a chave para vendas mais expressivas e consistentes
Os consumidores estão se conectando com marcas de maneira omnichannel. E as equipes de marketing precisam aproveitar os pontos de vista acionáveis destes canais para criar conversas interessantes e relevantes com os clientes.
Quanto mais personalizada é a experiência, mais satisfeito o cliente fica.
O cliente feliz não é apenas aquele que deseja comprar mais: ele é um cliente retido e, talvez o mais importante, um cliente que se torna um defensor da sua marca.