Muitos CEOs e diretores de empresa ainda se perguntam se um planejamento estratégico de marketing é de fato necessidade no cenário corporativo atual. Enquanto isso, a concorrência segue crescendo no mercado.
Afinal, o planejamento de marketing é uma ferramenta essencial para garantir que as empresas possam usar efetivamente seus recursos para se relacionarem com seu público-alvo.
Compreender por que um planejamento estratégico de marketing é importante para sua empresa irá ajudá-lo a justificar o tempo e os recursos financeiros necessários para criar um. Saiba mais a seguir.
O planejamento estratégico traça o caminho até o aumento de vendas
Toda empresa tem objetivos: crescer em participação de mercado, alcançar novos públicos, fortalecer a marca – a lista é longa, mas o grande objetivo final está quase sempre focado no aumento de vendas.
É justamente o planejamento estratégico quem pode fornecer a orientação necessária para levar a empresa até este objetivo. Para isso, ele engloba áreas específicas, como:
- Finanças,
- Marketing,
- Comercial,
- Desenvolvimento de novos produtos e serviços,
- Recursos Humanos, entre outros.
Muitas empresas, mesmo de pequeno porte, já contam com um planejamento específico – e é isso que as ajuda a crescer cada vez mais.
A importância do planejamento estratégico não está no grau de controle ou supervisão. Mas sim no tipo de decisões que ele incorpora.
Quando sua empresa define o objetivo principal e as ações necessárias para chegar a ele é que seu time ou agência de marketing pode definir os recursos financeiros e de pessoal que vão nortear seu crescimento – em porte, faturamento e vendas.
Confira nos tópicos a seguir algumas das vantagens de definir um plano estratégico de marketing para sua empresa.
Uso mais eficaz dos recursos da empresa
Uma das funções de um planejamento estratégico é identificar um público-alvo e determinar as formas mais eficientes de atingi-lo. E as buyer personas são fundamentais para esta etapa.
Isso ajuda a determinar quais canais e estratégias serão utilizados para entregar a mensagem que sua empresa deseja passar. Em quais redes sociais, quais apelos usar em sua campanha de inbound marketing, o foco de seu marketing de conteúdo ou se vale ou não pensar em automação.
Budget melhor direcionado
Um planejamento estratégico de marketing tem um ponto de partida, uma duração predeterminada e um orçamento.
Sem isso, sua empresa corre o risco de desperdiçar investimentos usando os canais errados para falar com as pessoas erradas – sem sequer entender porque não alcançaram os resultados esperados.
Uma estratégia de marketing ajuda a definir o orçamento necessário para o cronograma de ações e também cria os critérios que serão utilizados para determinar o volume da receita gerada pelo plano.
Dessa forma é possível identificar abordagens de marketing bem-sucedidas, que podem ser utilizadas para gerar mais receita em futuras campanhas.
Evolução garantida
A transformação digital colocou os mercados em constante evolução. A tecnologia altera a aparência e a funcionalidade dos produtos. E as transformações nas necessidades do cliente afetam a forma como sua empresa e a concorrência estruturam seus negócios.
O planejamento estratégico identifica essas mudanças e recomenda cursos de ação potenciais que ajudarão a tornar sua empresa competitiva. Especialmente através do uso de dados.
Através deles é possível identificar as tendências de compra dos clientes e agregar isso à análise competitiva, que vai determinar seus próximos passos.
Crescimento na participação de mercado
À medida que sua empresa evolui, cresce também em receita e tamanho. Uma estratégia de marketing ajuda a identificar as áreas afetadas pelo crescimento e a criar um plano para atender às necessidades dos clientes.
Por exemplo: um planejamento estratégico de marketing pode identificar novos mercados onde seu produto mais recente seria muito bem-sucedido.
Ao identificar mudanças nas necessidades do cliente e requisitos de distribuição geográfica, a estratégia de marketing se torna parte do plano para o crescimento da sua empresa.
Ainda dá tempo de garantir um planejamento estratégico de marketing para sua empresa colocar em prática ainda este ano: fale conosco e descubra como!