Planejamento estratégico: essencial para gerar vendas?

Planejamento estratégico: essencial para gerar vendas?

Muitos CEOs e diretores de empresa ainda se perguntam se um planejamento estratégico de marketing é de fato necessidade no cenário corporativo atual. Enquanto isso, a concorrência segue crescendo no mercado.

Afinal, o planejamento de marketing é uma ferramenta essencial para garantir que as empresas possam usar efetivamente seus recursos para se relacionarem com seu público-alvo.

Compreender por que um planejamento estratégico de marketing é importante para sua empresa irá ajudá-lo a justificar o tempo e os recursos financeiros necessários para criar um. Saiba mais a seguir.

O planejamento estratégico traça o caminho até o aumento de vendas

Toda empresa tem objetivos: crescer em participação de mercado, alcançar novos públicos, fortalecer a marca – a lista é longa, mas o grande objetivo final está quase sempre focado no aumento de vendas.

É justamente o planejamento estratégico quem pode fornecer a orientação necessária para levar a empresa até este objetivo. Para isso, ele engloba áreas específicas, como:

  • Finanças,
  • Marketing,
  • Comercial,
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços,
  • Recursos Humanos, entre outros.

Muitas empresas, mesmo de pequeno porte, já contam com um planejamento específico – e é isso que as ajuda a crescer cada vez mais.

A importância do planejamento estratégico não está no grau de controle ou supervisão. Mas sim no tipo de decisões que ele incorpora.

Quando sua empresa define o objetivo principal e as ações necessárias para chegar a ele é que seu time ou agência de marketing pode definir os recursos financeiros e de pessoal que vão nortear seu crescimento – em porte, faturamento e vendas.

Confira nos tópicos a seguir algumas das vantagens de definir um plano estratégico de marketing para sua empresa.

Uso mais eficaz dos recursos da empresa

Uma das funções de um planejamento estratégico é identificar um público-alvo e determinar as formas mais eficientes de atingi-lo. E as buyer personas são fundamentais para esta etapa.

Isso ajuda a determinar quais canais e estratégias serão utilizados para entregar a mensagem que sua empresa deseja passar. Em quais redes sociais, quais apelos usar em sua campanha de inbound marketing, o foco de seu marketing de conteúdo ou se vale ou não pensar em automação.

Budget melhor direcionado

Um planejamento estratégico de marketing tem um ponto de partida, uma duração predeterminada e um orçamento.

Sem isso, sua empresa corre o risco de desperdiçar investimentos usando os canais errados para falar com as pessoas erradas – sem sequer entender porque não alcançaram os resultados esperados.

Uma estratégia de marketing ajuda a definir o orçamento necessário para o cronograma de ações e também cria os critérios que serão utilizados ​​para determinar o volume da receita gerada pelo plano.

Dessa forma é possível identificar abordagens de marketing bem-sucedidas, que podem ser utilizadas para gerar mais receita em futuras campanhas.

Evolução garantida

A transformação digital colocou os mercados em constante evolução. A tecnologia altera a aparência e a funcionalidade dos produtos. E as transformações nas necessidades do cliente afetam a forma como sua empresa e a concorrência estruturam seus negócios.

O planejamento estratégico identifica essas mudanças e recomenda cursos de ação potenciais que ajudarão a tornar sua empresa competitiva. Especialmente através do uso de dados.

Através deles é possível identificar as tendências de compra dos clientes e agregar isso à análise competitiva, que vai determinar seus próximos passos.

Crescimento na participação de mercado

À medida que sua empresa evolui, cresce também em receita e tamanho. Uma estratégia de marketing ajuda a identificar as áreas afetadas pelo crescimento e a criar um plano para atender às necessidades dos clientes.

Por exemplo: um planejamento estratégico de marketing pode identificar novos mercados onde seu produto mais recente seria muito bem-sucedido.

Ao identificar mudanças nas necessidades do cliente e requisitos de distribuição geográfica, a estratégia de marketing se torna parte do plano para o crescimento da sua empresa.

Ainda dá tempo de garantir um planejamento estratégico de marketing para sua empresa colocar em prática ainda este ano: fale conosco e descubra como!

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