Quando o assunto é presença digital, avaliar a maturidade online de sua empresa é essencial. Se ela não está no nível adequado, pode ser cada vez mais difícil alcançar os seus objetivos. Você já pensou nisso?
Afinal, apenas estar presente na internet não é mais suficiente há alguns anos. Hoje é necessário garantir que a estratégia digital tenha qualidade. Além de conseguir inspirar engajamento e conversões da parte do público.
Você sabia que 90% das pessoas pesquisam na internet sobre a empresa antes de fechar negócio? Além disso, 56% dizem que o conteúdo encontrado na internet foi essencial para tomarem uma decisão. Então já ficou claro o quanto a presença online é importante, certo?
Por isso confira a seguir os aspectos decisivos para avaliar o nível de maturidade online da presença digital da sua empresa:
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FALAR COM UM ESPECIALISTA
Autoridade online
Comece analisando a seguinte questão: o que a sua empresa publica na internet causa um impacto significativo no mercado e no público?
Pois a sua maturidade online depende muito da autoridade projetada pela sua companhia nesse ambiente.
Uma ótima forma de mensurar isso é estabelecendo KPIs que reflitam sua autoridade online. Por exemplo, baseie-se no número de compartilhamentos do seu conteúdo. Além disso, observe também a taxa de menções que ele recebe nas redes sociais e na web.
Maturidade online X Canais utilizados
Avaliar a qualidade dos retornos obtidos com cada canal de marketing utilizado pela sua marca é uma parte bastante importante da sua análise de maturidade online. Afinal, pode ser que a sua empresa esteja desperdiçando tempo e esforços com um meio que não agrega valor a ela.
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Por isso, a melhor forma de fazer esse estudo é analisar a taxa de engajamento e conversão obtida por cada meio. Assim, ao perceber quais estão falhando mais, fica mais fácil planejar uma estratégia de recuperação de performance para eles.
Tom das menções feitas
Ficar de olho nas citações ao nome da sua empresa e dos seus produtos é parte integrante de todo monitoramento de marca de qualidade. Por isso, parte de sua avaliação sobre a maturidade online da sua presença digital envolve considerar o tom dessas menções.
Leia também: Como lidar com comentários negativos nas redes sociais de sua empresa
Se a sua empresa tem muitas citações negativas nas redes sociais e no restante da internet, o diagnóstico será bem diferente de se elas fossem positivas. Então cada possibilidade revela um retrato que precisa ser conhecido.
Resultados em SEO
A presença online da sua empresa depende da capacidade dela de aparecer como sugestão em buscas relevantes no Google e demais sites de pesquisas.
Leia também: SEO Marketing e seu papel no sucesso dos seus negócios
Afinal, 93% das experiências online começam com uma busca no Google. Por isso, monitore as suas posições no buscador para os termos mais importantes para o seu negócio.
Além disso, claro, você precisa de uma estratégia sólida de SEO com o intuito de garantir cada vez mais visibilidade nesses resultados.
Backlinks recebidos
Apesar de ser um dos critérios de SEO, a qualidade dos backlinks recebidos pela sua empresa merece a sua própria análise isolada.
Saiba mais: Estratégias de link building B2B que realmente funcionam
Então, considerando uma avaliação sobre a maturidade da sua presença online, você precisa de um olhar cuidadoso sobre os links que as suas páginas recebem de outros sites.
Nesse quesito, é importante considerar os mercados em que esses sites estão inseridos e a relevância das menções que o seu conteúdo recebeu. Pois sua presença online não depende apenas de você, sendo também influenciada por critérios como esse.
Maturidade online e a qualidade da nutrição de leads
O que você faz com seus leads depois de obtê-los em seus vários canais de marketing? Para que seja possível transformá-los em clientes e fidelizá-los, você precisa de uma boa estratégia de nutrição. Ela é um dos critérios mais importantes de uma análise de maturidade online.
Saiba mais: Nutrição de leads e sua influência no crescimento de sua empresa
Para analisar esse aspecto, observe a taxa de engajamento e conversão que a sua empresa consegue conquistar com a sua nutrição de leads. Esse trabalho exige um aprimoramento constante para que seja possível contar com resultados cada vez melhores.
Conclusão: é hora de investir na maturidade online de sua empresa
Avaliar a maturidade online dos seus negócios é, além de essencial, algo que precisa ser feito periodicamente.
Então siga os critérios acima para sempre garantir o máximo de qualidade em suas ações e contribuir para resultados cada vez superiores com as suas iniciativas no meio digital. Comece já e aproveite os benefícios!
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