Redes sociais para empresas: saiba se ainda vale a pena usar o Snapchat

Redes sociais para empresas

Quando o assunto é redes sociais para empresas, é muito comum que a escolha seja feita com base no que é popular no momento.
Embora isso pareça fazer sentido, já que quanto mais popular maior é o público, há uma boa chance de que o “mais popular” não ser necessariamente o mais estratégico para sua marca.
O Snapchat tornou se uma das mais populares redes sociais para empresas – tanto que rapidamente ganhou um concorrente “gêmeo”: o Instagram Stories. Mas será que ela ainda é tão popular?
E é isso que você descobrir no artigo a seguir: acompanhe com a gente!

Redes sociais obrigatórias: realidade ou mito?

Como falamos acima, redes sociais com um número elevado de usuários parecem promissoras – mas não são garantia de resultados.
O Facebook é um bom exemplo disso.
É praticamente consenso geral que toda marca deve estar no Facebook. Ter algum tipo de presença na rede pode ser positivo: uma página com informações da empresa, área para contato e alguma atualização.
Porém, é possível que a plataforma pode não compense o seu tempo, esforço e investimentos – especialmente se o seu público é o B2B ou pessoas com menos de 25 anos.
Os relatórios mostram que o público mais jovem evita a plataforma, partindo em busca de alternativas que seus pais ou familiares ainda não estejam usando.
Acrescente a isso o fato de que o alcance orgânico de posts tem experimentado um grande declínio – e que a concorrência de grandes marcas com orçamentos maiores do que o seu é desleal, fazendo com que o seu engajamento afunde cada vez mais.
Considerando esse cenário, pode ser um ótimo momento tentar algo novo – e é sobre isso que vamos falar aqui.

Snapchat e Instagram Stories: uma alternativa para as redes sociais de sua empresa?

O Snapchat é uma plataforma relativamente nova e que inspirou alguns novos recursos em redes já consolidadas – como o Stories, do Instagram.
Vamos falar sobre como estes dois canais funcionam, quem está usando e como sua empresa pode aproveitá-los.
Com isso, você se sentirá mais seguro para tomar uma decisão estratégica sobre a abordagem de sua empresa para as mídias sociais daqui para frente.

Como funciona

Ao invés de mensagens diretas por texto, os usuários do Snapchat se comunicam através de fotos e vídeos.
Inicialmente, o diferencial da rede era o prazo curto de validade do conteúdo enviado no aplicativo: as fotos desapareciam 10 segundos depois de serem abertas. Já os vídeos desapareceriam assim que a primeira visualização terminasse.
Embora esses recursos ainda se apliquem, o Snapchat foi se expandindo para incluir outros recursos, como o Snapchat Stories: uma série de fotos ou vídeos capturados pelo usuário nas últimas 24 horas que podiam ser compartilhados publicamente ou com apenas com alguns usuários.
E é justamente esse recurso que inspirou o Instagram.
A mecânica é a mesma, o que muda é que o Instagram Stories não aparece na timeline normal da rede, mas sim na parte superior da tela.
O conteúdo estará disponível para toda a sua fanbase já conquistada na rede por 24 horas e também existe a possibilidade de estabelecer diálogos privados com os seguidores.

Quem está usando

Apesar de muita gente acreditar que o Snapchat é exclusivamente um aplicativo para adolescentes, as estatísticas de usuários mostram que não é exatamente o caso.
Embora o Snapchat seja claramente mais popular entre os jovens (37% dos usuários, a maioria, tem entre 18 e 24 anos), pouco mais de um quarto dos usuários (26%) possuem 25 a 34 anos.
Isso tem posicionado o Snapchat como uma boa solução entre as redes sociais para empresas. Tanto que ele tem sido ainda muito usado por diversos influenciadores brasileiros, como Gabriela Pugliese e Thaynara OG, em ações conjuntas com diversas marcas.
Um bom exemplo foi a ação do Bradesco, patrocinadora do Jogos Olímpicos do Brasil, que fez a cobertura do traslado da tocha desde o COI, na Suiça, até o Brasil, comandada pela Thaynara – em seu canal e no da marca.
Porém, muitos influenciadores já declararam que preferem o Stories do Instagram ao Snapchat, pela praticidade de produzir todo o conteúdo em uma só rede. Já outros defendem as vantagens técnicas do Snapchat.

Como você pode alavancá-lo

Uma das melhores maneiras de sua empresa aproveitar o Snapchat e o Instagram Stories é compartilhar imagens exclusivas dos bastidores de suas operações – uma visão “exclusiva”.
A plataforma é uma boa ferramenta para a construção de relacionamentos com os seus usuários – especialmente se você trocar mensagens privadas com seus seguidores.
A natureza das plataformas significa que as mensagens têm um toque mais pessoal: você não está apenas enviando textos, mas uma foto ou vídeo – e isso faz uma grande diferença.
Ambos são importantes redes sociais para empresas no que diz respeito a promover ofertas e promoções limitadas: basta disponibilizar as informações sobre a promoção e ela estará disponível apenas pelas próximas
Você também pode – se tiver orçamento – criar as lentes patrocinadas, os geofiltros e os anúncios.

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