Medir o ROI da mídia paga é muito importante. Mas, ainda que medir o desempenho digital nem sempre seja uma tarefa mais fácil. vale a pena o esforço.
Pois identificar o valor do seu ROI pode dizer se sua empresa está recebendo de volta o valor do investimento de seu planejamento. E, se não, buscar meios de melhorá-las.
Inclusive, os investimentos em atividades de marketing estão crescendo rapidamente, tendo crescido para US $ 1,3 trilhão de dólares em todo o mundo em 2021, representando 2% do PIB global.
Então, à medida que empresas gastam mais, precisam saber se seus investimentos estão valendo a pena.
Pois a mídia paga tem muitas formas, incluindo pesquisa, social e exibição. Para entender qual receita você pode atribuir aos seus esforços dos anúncios pagos, é essencial saber quais ferramentas, canais e estratégias estão funcionando e quais não estão.
Entenda a seguir como isso pode ser feito na prática e sua importância para seus negócios. Boa leitura!
Por que você deve mensurar o ROI da mídia paga em seu negócio?
Acompanhar o ROI permite que você saiba se a sua campanha está sendo bem-sucedida. Isto é, se está se comunicando com quem mais importa – leads, clientes em potencial e os negócios em geral.
Além do mais, permite apresentar à diretoria o impacto de seu investimento em mídia paga, tendo em mãos dados que mostram claramente onde esse investimento está indo. É por isso que você precisa ser capaz de provar o ROI da mídia paga.
Então, como isso é feito? O ROI é a medida de toda a sua atividade de mídia paga que cria valor, dividido pelo investimento que você coloca para alcançá-lo. Aqui está uma fórmula simples a seguir:
Valor / Investimento X 100 = ROI da mídia Paga %
Para mensurar o ROI da mídia paga você precisa ser claro sobre o retorno que deseja gerar.
Então, seu objetivo é construir o reconhecimento da marca? Você está tentando gerar leads? Você quer aumentar a receita?
Entender exatamente quais são os objetivos do seu negócio, o que o valor significa para sua empresa e como suas conversões se encaixam nisso é sempre o melhor lugar para começar.
Assim, depois de identificar os objetivos do ROI da mídia paga, é hora de definir metas sobre como e quando você planeja chegar lá.
ROI da mídia paga e as métricas que importam
As métricas que importam para sua empresa serão determinadas por seus objetivos. Então, entender o desempenho de suas campanhas começa com a definição daquelas que você deve medir.
Pois ao se concentrar nas métricas certas, você terá uma verdadeira compreensão do que a campanha oferece ao seu negócio. Por sua vez, poderá comunicar claramente o desempenho à direção da empresa.
Por isso trouxemos aqui uma lista de algumas das métricas mais comuns que você provavelmente encontrará:
Impressões
O número de vezes que os anúncios foram exibidos nos resultados da pesquisa paga ou o número total de vezes que seu anúncio gráfico foi exibido em um site de terceiros.
As impressões são uma boa maneira de calcular o reconhecimento da marca. Mas lembre-se: as impressões não significam necessariamente que um usuário viu seu anúncio. Apenas significa que seu anúncio foi exibido.
Cliques
O número de cliques que seu anúncio recebeu. Multiplicar esse número pelo seu custo médio por clique (CPC) mostrará seu custo total. Ou divida-o por suas impressões para obter sua taxa média de cliques (CTR).
Conversões
O número de vezes que uma ação definida como uma conversão para sua empresa foi concluída após um anúncio ser clicado.
Então, pode incluir o preenchimento de um formulário de contato, uma compra ou um clique para chamar para citar alguns exemplos.
Taxa de cliques (CTR)
Sua CTR é a porcentagem de impressões que estão se transformando em cliques. Essa métrica varia de acordo com a vertical e o tipo de conta, mas uma boa CTR é a base para uma campanha de alto desempenho.
Taxa de conversão (CvR)
Esta é a taxa na qual um clique resulta em uma conversão – quanto maior, melhor!
Custo por clique (CPC)
Seu CPC é o valor que você paga toda vez que um usuário clica em seu anúncio. Seu CPC máximo é o valor máximo cobrado por um clique.
Custo por lead (CPL)
Este é simplesmente o gasto por trás do seu anúncio dividido pelo número de leads gerados.
Receita por lead (RPL)
Para calcular essa métrica, pegue sua receita gerada e divida-a pelo número de leads gerados.
Custo por aquisição (CPA)
Depois de começar a acompanhar as conversões, você pode derivar o custo por aquisição dividindo o custo total da campanha pelo número total de conversões para um determinado intervalo de datas.
Retorno sobre o investimento (ROI)
Esta é a quantidade de lucro obtido em comparação com o seu custo total de promoção.
Por isso, lembre-se de incluir todos os gastos dentro disso, como seu recurso, gastos com mídia e taxas de agência.
Retorno sobre os gastos com anúncios (ROAS)
O ROAS ajuda sua empresa a entender o retorno dos gastos com anúncios de campanhas publicitárias específicas. Por isso, se diferencia do ROI, que abrange o quadro completo de marketing.
Ao pegar a receita total da campanha e dividi-la pelo custo total da campanha, você pode descobrir seu ROAS.
Taxa de rejeição
Essa métrica mede a porcentagem de usuários que acessam seu site, não executam nenhuma ação e depois saem.
Atualmente, o Google calcula a taxa de rejeição como sessões de página única divididas por todas as sessões. Ou a porcentagem de todas as sessões em seu site em que os usuários visualizaram apenas uma única página e acionaram apenas uma única solicitação.
Uma alta taxa de rejeição pode indicar algumas coisas. Como a qualidade da página ser baixa e não incentivar o engajamento. Ou que o público não corresponde ao propósito da página.
Publicidade nas redes sociais
Quando se trata de publicidade em rede social, há uma série de métricas de engajamento adicionais com as quais você sem dúvida estará familiarizado, como curtidas, compartilhamentos, comentários e salvamentos.
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Como dissemos, a relevância das métricas depende dos seus objetivos. Por exemplo, se você deseja aumentar o reconhecimento da marca, as chamadas métricas de vaidade podem ser importantes.
A importância do rastreamento preciso do ROI da mídia paga
Seus relatórios só serão bons conforme os dados que você registrar. Por isso, o rastreamento precisa ser correto para gerar insights verdadeiros e úteis possíveis.
Quando se trata de acompanhar o ROI da mídia paga, verifique se suas contas do Google AdWords e do Google Analytics estão configuradas corretamente. Suas campanhas pagas em redes sociais também devem fazer parte disso.
Atualmente, as plataformas sociais evoluíram significativamente. Com isso, suas funcionalidades de relatórios e análises se tornaram ainda mais completas.
Além disso, o Google Analytics também pode agregar ainda mais valor nesta etapa. Assim como o Gerenciador de tags do Google, uma ferramenta útil para gerenciar vários códigos de acompanhamento em seu site.
Assim, todas estas ferramentas permitirão que sua empresa meça a eficácia de sua publicidade social. O processo pode ser complexo, mas sua agência de marketing digital pode tornar isso mais prático para você.
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ROI de mídia paga: comece já!
Determinar o ROI de sua mídia paga é essencial – especialmente se você quiser obter aprovação e mais investimento das partes interessadas.
Nós, da UP2Place Digital, sabemos muito sobre como ajudar as empresas a provar e melhorar seu ROI.
Então, se você precisar de uma mão para obter mais do seu orçamento de mídia paga, entre em contato com nossa equipe.