Muitas vezes não nos damos conta, de como os smartphones evoluíram. Antigamente eram conhecidos como celulares e apenas faziam chamadas e algumas coisas básicas, como enviar mensagens, ter uma lista de contatos e mostrar quem ligou pra você. Hoje o celular tem tantas funcionalidades, que as vezes lembrar que ele também faz ligações chega a ser irrelevante.
Exemplos como esse é que nos mostram como a internet das coisas é importante e está fazendo parte de nosso cotidiano já algum tempo. A internet que antes era acessada por um computador com um modem ligado a linha telefônica, e hoje tornou-se um sinal sem fio que qualquer dispositivo com tecnologia Wi-Fi consegue captar, nos mostra que está cada vez mais acessível a internet por todos os dispositivos possíveis.
As empresas ainda estão descobrindo as inúmeras formas de acesso e utilização da internet, principalmente facilitando a vida das pessoas, mas focando também em uma maior praticidade nas suas operações. Vamos entender um pouco o conceito da Internet das Coisas, seu cenário atual, a forma como ela está sendo utilizada e quais as projeções para um futuro cada vez mais conectado.
Mas, o que é Internet das Coisas?
A Internet das Coisas ou simplesmente IoT, Internet of Things em inglês, nada mais é do que o uso da internet em nosso cotidiano, usando um número cada vez maior de dispositivos ou “coisas”, que antes podíamos achar totalmente impossíveis, como por exemplo, um relógio.
Casos reais de Internet das Coisas – IoT
Em um outro artigo, falamos sobre o uso da internet em geladeiras, e a ideia não é ficar vendo sua rede social enquanto pega alguma coisa dentro do refrigerador, mas sim ter um sistema que faça automaticamente sua lista de compras, do que está faltando, do que ainda tem e até os preços desses itens.
Um dos primeiros dispositivos a fazer uso da Internet das Coisas foi o celular. Antes ele era apenas para ligações, mas hoje isso é o que menos ele faz, tamanho os recursos de voz, vídeo e mensagens que possuímos em nossas mãos.
Hoje em dia, por exemplo, temos a Internet das Coisas em porteiros eletrônicos de prédios, nos elevadores, nas portas, em câmeras e tudo para dar uma sensação maior de segurança, que ao menor risco, emite informações para a polícia e para você, independente de onde você estiver.
A empresa americana Apple, fundada pelo grande visionário Steve Jobs, lançou e já comercializa um relógio com acesso a internet e cheio de recursos que vão além de apenas ver as horas. O Google, outro gigante da internet e principalmente nas pesquisas mundiais, criou um óculos, o Google Glass em que você pode ter acesso a web, além de falar com seus amigos e, por que não, ver melhor. A Internet das Coisas tem mudado nossas experiências e, principalmente, nossas vidas.
Como implementar a IoT em sua empresa
A Internet das Coisas só é possível por conta de uma tecnologia cada vez mais moderna, que faz uso de uma gama imensa de informações através da Big Data e o compartilhamento cada vez mais ágil da Cloud Computing.
O Big Data é um número cada vez maior de informações e dados não estruturados, que são compartilhados cada vez mais rápido e o Cloud Computing leva essas informações de forma livre e segura, chegando a Internet das Coisas seja em um Smartphone, Tablet, TV, Carro, Sensor ou qualquer “coisa” com acesso a internet.
As empresas que estão dando espaço para a Internet das Coisas, não só estão se tornando mais modernas, mas também competitivas, autos suficientes financeiramente e se tornando referência em seus nichos.
Quando olhamos para Microsoft, Apple, Google, Samsung e muitas startups vemos o quanto estão e continuarão investindo em Internet das Coisas, o que as torna nomes de grande prestígio em seus mercados, abrindo seu leque de oportunidades e não se limitando somente a computadores e smartphones, mas alçando voos muito mais desafiadores e estimulantes como a criação Wearables, Carteiras Digitais, Carros sem motoristas, Drones, Sensores, Eletrodomésticos, e muito mais.
Os desafios da IoT nas empresas
Muitas empresas estão começando a entender como esses 3 funcionam juntos e aplicando a suas instituições, mas ainda há muita resistência, principalmente quanto a segurança desses dados e o investimento que deve ser colocado para o negócio prosperar.
Se formos analisar, maior é o medo numa transformação digital do que sua implementação. Muitas empresas ainda não estão com a ideia amadurecida o suficiente, para encararem os desafios que a Internet das Coisas pode trazer, inclusive no sentido positivo.
É preciso haver um preparo dessas corporações para essas novas tecnologias, mudando muito mais sua cultura baseada em um sistema de gestão mais tradicional e muitas vezes obsoleto e consolidando a ideia das novas tecnologias que não estão chegando, mas já estão por aí.
Mas um fato é verdade, se as empresas não começarem logo podem ficar para trás, a empresa pode iniciar experimentos, como fazem as startups, e amadurecer seus investimentos na medida em que os resultados vão surgindo.