Atualmente, toda empresa está enfrentando o desafio da Transformação Digital. Hoje já é possível dispor de uma série de novas tecnologias – como a nuvem, o Big Data e as ferramentas mobile – que estão amplificando o relacionamento com os clientes simplificando as operações de negócios.
E as empresas que já superaram a negação digital e estão com seus processos de melhoria da experiência do cliente certamente estarão em vantagem frente à concorrência.
Veja a seguir cinco pontos de ação vitais para este processo:
1) Planeje sua Transformação Digital
Um bom planejamento é a chave para alcançar a transformação digital. Aposte em planos confiáveis e flexíveis para garantir que os objetivos serão alcançados sem comprometer a agilidade necessária para ajustes baseados em condições de mercado e realidade operacional.
Por isso, é importante estabelecer uma cultura de planejamento que se concentra na estratégia em si – e não exclusivamente no plano.
2) Priorize suas iniciativas digitais de forma inteligente
Iniciativas digitais podem surgir de várias partes da organização. Por isso, é fundamental conscientizar seu time de colaboradores como um todo, para permitir que todos tenham a compreensão dos programas e projetos que implementarão as soluções digitais e como estas mudarão a arquitetura da organização.
É também a base para definir as diretrizes que vão nortear quais programas deverão ser priorizados e quais deverão ficar em stand by.
3) Garanta a agilidade do departamento de TI para o sucesso da Transformação Digital
Um dos obstáculos mais comuns para fazer a Transformação Digital chegar às empresas é a falta de agilidade de TI.
A dica é implementar uma gestão eficaz da carteira de tecnologia e reduzir o número de tecnologias diferentes no ambiente, promovendo as tecnologias inovadoras, que se tornarão a base de iniciativa digital de sua empresa.
4) Acelere a transformação digital através de um formato bimodal
As tecnologias digitais e a mudança no comportamento dos consumidores criaram um ambiente em que a velocidade e agilidade são essenciais para a sobrevivência de toda empresa.
Porém, a transformação digital não acontecerá de uma vez e nem em 100% da empresa – essa mudança requer esforços, investimentos e uma mudança de cultura.
Além disso, essa prioridade de mudança pode não ser a mesma em todas as áreas e serviços da empresa. Como vimos neste post, é importante escolher alguns pontos para começar, ao invés de partir para uma mudança radical e imediata.
Uma alternativa então é utilizar uma abordagem de entrega bimodal: parte tradicional, parte inovadora, como uma ferramenta tática que entrega agilidade onde ela é mais necessária.
5) Defina o rumo da sua jornada digital
Este provavelmente é o maior dos desafios da Transformação Digital. É esta definição da sua jornada digital que vai fornecer a estratégia e permitir compreender o seu impacto sobre as capacidades atuais da empresa como um todo e os cenários futuros.
Uma parte crítica de validar esta estratégia de negócios digitais está em compreender qual é o real objetivo, que resultados são esperados a partir de diferentes iniciativas digitais.
O marco zero desse ponto é definir:
– metas e objetivos
– público-alvo
– palavras-chave
– mapear os concorrentes diretos e indiretos
– política de relacionamento com leads
– funil de vendas
Estes cinco pontos de ação descritos acima vão levar a sua empresa para o sucesso digital. Todos são fundamentais para qualquer tipo de programa de transformação digital – e quanto mais cedo sua empresa começar, melhor!