A transformação digital chegou com tudo e tem transformado a nossa maneira de enxergar e viver neste mundo. Quando podíamos imaginar, que ficaríamos tão dependentes de um celular por exemplo? Quem poderia crer que a internet tomaria conta de nossas vidas e negócios da maneira como tem sido?
Mas o que a tal era digital tem nos apresentado em comum, que não víamos antigamente? Vejamos…empresas tradicionais, sempre tiveram o foco em dominar tudo: desde a matéria prima até as vendas ao consumidor final. Com o passar do tempo, chegamos a terceirização de profissionais e produtos, até começarmos a ver o que acontece com algumas empresas atualmente.
O Facebook promove o entretenimento e informação, dando seu espaço gratuitamente para que pessoas tenham um perfil e possam interagir, mas vive de publicidade e não produz o próprio conteúdo. O famoso site indiano Alibaba de venda online de produtos abaixo da metade do preço, oferece uma infinidade de produtos incríveis. Porém não possui estoque.
Ou seja, ambas empresas são 100% digitais mas ganham por oferecer seu espaço para propaganda e interação pessoal para outras empresas funcionarem. Elas não precisam de matéria prima como antes, pois o que queremos o digital pode oferecer mais rápido, mais barato e muito mais inovador que antes.
Mas o que fez tudo mudar assim, tão rápido? Uma olhada mais atenta e vemos que a digitalização do mundo, mudou a forma como vendemos, compramos e interagimos com produtos e serviços. Antes, para pesquisar preços, íamos as lojas no centro da cidade, andávamos bastante e anotávamos a que tinha o melhor valor e qualidade para voltar e comprar. Hoje, com alguns cliques, pesquisamos tudo pela internet e compramos, sem ao menos sairmos do lugar.
A transformação digital abriu caminhos antes impenetráveis. Mudou nossa forma de consumo e nunca mais voltará a ser como antes. É uma via sem volta, não há como se remodelar as antigas práticas e formas. O novo só tem um caminho, para frente.
Mas, e seu negócio? Como fica nesse turbilhão digital? Ele tem tudo para sobreviver, crescer e prosperar ou a tendência é fechar as portas? A ideia é continuar e você precisa mudar seus conceitos, assim como a tecnologia mundial mudou e se ajustou ao novo conceito digital. Mas quais são os requisitos que sua empresa precisa seguir, para estar em harmonia com essa saga digital?
Sobrevivendo em meio a Inovação
Algumas empresas estão mais assustadas do que envolvidas com essa nova era digital. Para elas, perceber o valor de um aplicativo revolucionário, que ajude a gerenciar o tempo dos projetos é algo muito complexo e caro, ainda que estejamos falando de algo gratuito. É hora de olhar para seus conceitos e visão de mundo e perceber que tudo mudou e seu negócio precisa ter um novo insight.
É hora de dar um UP nos computadores de sua empresa com softwares que realmente agreguem valor e não apenas bytes – se a ideia é cortar custos e ao mesmo tempo promover a inovação, faça o BYOD funcionar em sua equipe, trazendo desde smartphones e tablets para agilizar seus processos – invista na nuvem e na segurança dela para que os dados estejam mais acessíveis a todos. Ou sua empresa muda ou o mercado a tira do jogo, pois ele vem mudando a muito tempo.
Mude o Mindset
É normal querer manter uma visão tradicional em alguns pontos da sua empresa. Por exemplo, ser flexível com horário é algo que para muitos é dar muita liberdade para os empregados se aproveitarem e não trabalharem direito, mas pesquisas mostram o contrário, eles estarão mais motivados e produtivos, quando tem mais espaço.
Faça testes inicialmente, para ver se realmente sua equipe não se adapta com o novo e veja se vale a pena continuar com mãos de ferro. Provavelmente você irá se surpreender.
Falhe, mas o mais rápido possível
Todos temos medo de errar e, errar é humano. O problema é cometer os mesmos erros dia após dia e não tomar uma posição diante disso. Outro ponto negativo é errar e demorar muito para corrigir o erro. Numa empresa, isso pode ser bastante perigoso e fatal para o negócio.
Erre, pode errar mas reconheça o erro, identifique-o e o corrija o mais rápido possível! Quanto mais rápido você fazer isso, maiores são as chances de sua empresa continuar firme e forte no mercado.
Aprenda ainda mais rápido com seus erros e acertos
Enquanto errar é humano, devemos aprender com esses erros para conseguirmos manter uma vida de qualidade. Isso vale muito mais para seus negócios. E numa empresa, um erro pode ser fatal e por isso, além de corrigi-lo rapidamente, é primordial que você aprenda com isso e que não volte a repetir essa falha.
Tenha registrados os possíveis erros que possam acontecer ou já tenham acontecido e as atitudes que foram tomadas para corrigi-los. Se o erro é novo, logo após a correção, anote esse problema e sua solução e envolva todos no conhecimento dessas normas. Quanto antes os acertos forem tomados, mais perfeito seu negócio andará e se manterá por muito tempo.
[highlight color=”#f96e5b”]”Construir-medir-aprender. Transforme ideias em produtos, medir como os clientes reagem, e, então, aprender se é o caso de pivotar (ajustar) ou perseverar” – Eric Ries[/highlight]
Esteja à frente da concorrência
Enquanto estiver olhando para os noticiários e pensando em quantos impostos mais terá que pagar por conta da crise, outros desligaram a TV e estão criando oportunidades nesse momento.
É aquela história: enquanto alguns choram as dificuldades, outros aproveitam e vendem lenços. Seja o vendedor de lenços!
Não perca tempo com o que acontece no mundo, faça a inovação! Esteja com um olho na concorrência, outro nos seus negócios e nas oportunidades, crie, inove e reinvente-se o mais rápido e com mais qualidade e preço baixo. Pare de ficar olhando para os problemas e olhe para seu mercado enxergando o quanto precisa tomar atitudes mais racionais e rápidas.
Crises e dificuldades sempre vão aparecer mas nessa hora a sua postura diante dessas dificuldades, é que vai dizer se há esperança para seu negócio ou não.
Transformação Digital: O importante é não ficar parado
O que mais aprendemos com a nova era digital? Simples, ela chegou com força total e muda constantemente, por isso devemos manter uma atualização continua, tanto dos dispositivos, equipamentos e programas mas principalmente de nosso conhecimento e prática para não ficarmos pra trás. O importante é sempre ir em frente, nunca ficar parado ou retroceder.
A transformação digital de tudo ao nosso redor é inevitável e a pergunta que você deve fazer a seu negócio é: como isso afeta minha empresa? Se ainda não afetou, é hora de reler este post e colocar as dicas aqui contidas em prática.
O problema não é não falhar mas ser ágil em corrigir tudo. Está preparado? Observe a urgência do seu negócio e responda essas perguntas o quanto antes, para que haja uma continuidade da sua empresa e ela seja uma referência em inovação para o futuro.