O que as empresas mais buscam hoje em dia é aumentar as vendas, mas poucas empresas lembram de priorizar a UX para aumentar conversões.
Ter um site responsivo hoje deixou de ser luxo para ser uma necessidade básica.
Mas a questão vai além de uma simples adaptação. Se o seu website ou e-commerce não oferecer a melhor UX possível, suas chances de conversão serão cada vez menores.
User Experience (UX), termo também conhecido pela sigla UX, significa experiência do usuário e seu objetivo é garantir ao seu cliente uma navegação intuitiva e rápida dentro de seu e-commerce ou website.
Por isso acompanhe esse artigo e descubra como usar a UX para aumentar conversões em sua empresa e atrair mais lucros e receita.
Como a User Experience influi na conversão
A User Experience eficaz é aquela que entrega a solução do problema de seu cliente da forma mais ágil e descomplicada possível.
Seu cliente quer comprar, sua empresa quer vender: simplificar esta experiência já é meio caminho andado para tornar a decisão de compra uma conversão bem-sucedida.
E como garantir uma entrega nesse padrão?
O primeiro passo é trabalhar para que todo o ambiente digital seja pensado para oferecer uma experiência convidativa, que informações e produtos dentro do ambiente tenham total acessibilidade.
A verdadeira User Experience é uma fusão entre design gráfico, industrial e de interface, engenharia, estratégias de comunicação, inbound marketing, clareza nas informações e conteúdo de qualidade.
Pense nessa relação como um encontro: sua empresa pode ter apenas uma chance de despertar a atenção do seu cliente. Por isso ela precisa ser positivamente inesquecível.
Faça seu site ser claro e direto, dê atenção à movimentação dos usuários dentro do ambiente, ofereça uma experiência divertida – garanta que seus clientes potenciais tenham bons motivos para voltar.
É assim que sua empresa coloca a UX para aumentar conversões e gerar novos negócios.
User Experience no seu website
“Antes, todo mundo fazia sites para um usuário que estava sentado, na frente do computador, com uma tela grande, um teclado e um mouse.
Quando você despluga o usuário da frente do computador, o contexto passa a ser essencial.”
– Think with Google
Usar a UX para aumentar conversões implica em colocar as necessidades do seu cliente dentro do seu ambiente digital.
E hoje, mais do que nunca, é preciso pensar mobile first: segundo o Google, essa plataforma apresentou um crescimento de 74% nas taxas de conversão em transações pela internet.
A mensagem que fica é: não adianta ter um site bonito se ele não funciona nas telas de gadgets móveis. Você vai perder negócios – e a oportunidade de aumentar sua receita.
Então junte sua equipe e analisem: que tipo de informação as pessoas precisam quanto estão acessando seu website ou e-commerce de um tablet ou smartphone?
Em que situações elas estarão? Elas podem estar na rua, tentando encontrar sua localização – e o mapa do seu site é a solução.
Elas podem estar no meio da rua e precisar de um produto ou serviço rápido. E um cadastro complexo e cheio de campos que precisam ser preenchidos em uma diminuta tela de smartphone farão com que ela procure a concorrência.
Ponha-se no lugar do seu cliente, sinta suas necessidades e estude como você pode solucioná-las da maneira mais simples e satisfatória possível. Faça como você gostaria que fizessem para você.
Além disso, é possível fazer três tipos de pesquisa: um teste tradicional com usuários, eyetracking e pesquisa de campo.
Dicas rápidas sobre User Experience
Separamos aqui alguns pontos de atenção que você deve analisar já no site de sua empresa e ver se está oferecendo a melhor UX possível para seus clientes:
– Seu call-to-action está claro para seu público?
O caminho para o conteúdo que seu cliente busca deve estar logo em sua home.
– O cadastro para compra ou acesso às informações é claro e simplificado?
Cadastros longos e complicados podem desanimar seu cliente – e fazer com que ele corra para a concorrência.
Aposte em um cadastro simplificado para manter a atenção do seu público. Você pode pedir mais dados em um segundo momento.
– A conversão em múltiplos devices está garantida?
Permita que seu cliente possa salvar as compras no carrinho, enviar seus produtos por e-mail ou compartilhar nas redes sociais.
Tudo que possa facilitar o acesso à informação caso ele precise trocar o acesso via desktop pelo smartphone ou vice-versa.