4 erros de marketing digital

4 erros de marketing digital que impactam a geração de leads

Muitas empresas tendem a cometer alguns erros de marketing digital quando estão começando a fazer inbound marketing. Especialmente quando não possuem o suporte de especialistas.

Mas fica mais fácil de reconhecer e corrigir cada um deles quando sua empresa reconhece o que está fazendo de errado.

Pois foi pensando nisso que elaboramos o artigo e as dicas que você verá a seguir.

Vale reforçar que o objetivo aqui é gerar reflexão, análise e redirecionamento contínuos. Tudo para que os resultados de sua empresa encontrem oportunidades para subir de nível e causar um impacto maior.

Por isso, encare os erros de marketing digital como passos naturais em uma estratégia altamente eficaz.

Afinal, há muitas variáveis ​​envolvidas. Então muitas vezes fica quase impossível obter um caminho claro logo de cara.

Aproveite a lista a seguir como um checklist: analise cada passo ou etapa, veja como é possível reconfigurar ou refazer e retome o caminho rumo a uma estratégia de sucesso.

Vamos aos 4 erros de marketing digital:

Erro #1: sua empresa não sabe o que quer que as pessoas façam

É possível que você e seu time de marketing já tenham percepção suficiente para saber o que está oferecendo. Assim como o valor que ele oferece ao público.

Mas isso não é suficiente para criar uma mensagem sólida. Ou uma campanha baseada em autenticidade.

Por isso, é hora de dar um passo adiante. Identifique como sua empresa deseja que seu produto e sua mensagem façam as pessoas se sentirem. Veja estes exemplos:

  • O AirBnb faz as pessoas ansiarem por novas experiências;
  • A Nike faz as pessoas se sentirem inspiradas a fazer mais;
  • A Coca-Cola faz com que as pessoas se sintam acolhidas.

Sua marca é a conexão emocional que as pessoas têm com o que sua empresa oferece. Mesmo quando a natureza do seu negócio for o “frio” universo do B2B.

Se você está fazendo marketing sem definir sua marca e seus principais elementos, está cometendo um dos maiores erros de marketing digital.

Pois isso não fará sua empresa se conectar às pessoas, nem gerar leads. Entãomuito menos gerar conversões.

Dica: defina como objetivo criar um guia de mensagens da marca até o final do ano. Isso deve abranger uma declaração de posicionamento e uma missão.

Além de abordar os elementos emocionais de como seus clientes se relacionam e se conectam ao seu negócio. Dessa forma, seu time de vendas pode ser uma grande fonte de dados nessa etapa.

Erro #2: sua empresa não está escutando

Alguns empresários cometem o erro de esconder a cabeça na areia quando se trata de feedbacks e conversas sobre sua marca.

Pois este é um grande erro de marketing digital. Mas que pode afetar áreas como produção, logística, financeiro, entre outras.

É fundamental abrir-se tanto para as críticas quanto para os elogios e sugestões. Sempre configurando fluxos de trabalho regulares de escuta social. Assim, isso pode ser feito por meio de:

  • Alertas do Google,
  • Formulários de pesquisa com clientes atuais e ex-clientes,
  • Software de automação de marketing,
  • Aplicando a escuta ativa mas redes sociais.

A escuta social não se aplica apenas a conversas em tempo real. Mas também aos comentários relacionados ao seu negócio.

Dica: atribua essa tarefa a alguém, ao invés de deixá-la solta pelo mundo. Então se você não tiver alguém específico em sua equipe, esse é o tipo de relatório que sua agência de marketing digital pode lhe fornecer com o maior prazer.

Não faça suposições sobre o que as pessoas estão dizendo sobre sua empresa e seus produtos, seja bom ou ruim. Pois isso é um dos mais clássicos erros de marketing digital (e de outras áreas também) que uma empresa pode cometer.

Mantenha contato diretamente com seus leads e clientes. Assim fica fácil solicitar feedbacks significativo sobre suas ofertas, seu serviço, seu site e até mesmo suas estratégias de marketing.

Erro #3: você não está sabendo utilizar os feedbacks

O feedback não existe no vácuo. Quando uma boa crítica, como uma prova social, faz você sorrir, não pare por aí. Identifique o que deu certo e como sua empresa pode replicá-lo.

Feedback ruim é ainda melhor para os negócios. Alguém fez o trabalho duro de identificar onde suas promessas foram quebradas e seus processos desmoronaram.

Aceite esse feedback graciosamente e identifique como é possível resolver o problema que um comentário negativo identificou.

Então não fique na defensiva e enlouqueça com uma crítica negativa em um lugar público – como as redes sociais.

Pelo contrário: ofereça sua gratidão por ser alertado para o problema. Este artigo traz boas dicas para lidar bem com estas situações e evitar possíveis prejuízos e erros de marketing digital).

Dica: solicite opiniões. É um pouco desconfortável, mas funciona. Certifique-se de que seus clientes saibam que o feedback é útil.

Além disso, reúna críticas, social listening e os resultados de pesquisas com clientes para criar um plano de ação. Estas tarefas devem estar focadas nos seguintes pontos:

  • Operacional – melhorando o serviço, alternando suas ofertas de produtos,
  • Estratégia – promovendo um ponto de vista diferente, envolvendo-se em uma conversa contínua.

Não se trata de uma ciência exata. Portanto, planeje recursos suficientes para não apenas acompanhar os comentários. Mas também para garantir que algo aconteça depois de reuni-los,

Assim será possível continuar analisando os resultados de seus esforços.

Erro #4: você está confiando no achismo

Quando se trata do desempenho de sua estratégia de marketing digital, confie nos números. E se os números não estiverem claros, teste suas teorias em vez de deixar que seus instintos resolvam o empate.

Assim você evita erros de marketing digital que podem custar tempo, dinheiro e posições no mercado.

O pensamento analítico não é natural para todos – e pode não ser natural especialmente para os criativos, que confiam em seus instintos.

Felizmente, os softwares de automação de marketing e a análise de sites tornam mais fácil do que nunca dar uma boa olhada no desempenho de cada peça de sua estratégia de marketing.

Seja o assunto nos e-mails marketings, testes A / B, criação de conteúdo, uso de uma palavra-chave de cauda longa, cada passo que você dá deve ser mensurável e bem pesquisado.

Se parece mais fácil falar do que fazer, lembre-se que a mistura certa de pensamento (e pensadores) em sua estratégia de marketing digital faz a diferença neste momento.

Tenha criativos, storytellers, analistas de performance – ou você acabará indo pelo caminho errado porque algo parecia certo.

Dica: conte com o suporte de uma agência de marketing digital especializada – especialmente se sua empresa é da área de tecnologia.

Entre contratar uma equipe inteira e uma agência, você tem em mãos uma solução praticamente pronta, com especialistas já antenados e prontos para agir, acesso às melhores ferramentas, pesquisas e tendências de mercado.

Assim você pode identificar rapidamente o que está funcionando e dobrar os esforços positivos, o que leva a vitórias mais fáceis e maiores no futuro.

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