5 dicas para criar um conteúdo vendedor – comece já! Oferecer conteúdo vendedor e relevante é a força motriz por trás de todas as campanhas de marketing digital de resultados.
Mesmo a estratégia mais brilhante suportada pela tecnologia de marketing mais avançada não alcançará seus objetivos se o conteúdo que sua empresa oferecer aos leads não estiver otimizado para conversões.
Um grande desafio para a criação eficaz de conteúdo está no fato de que a qualidade dele é inerentemente subjetiva e, portanto, notavelmente difícil de medir.
Como é possível dizer com algum grau de certeza quais palavras, mudanças de frase ou argumentos são mais atraentes e terão o maior impacto no seu perfil de cliente ideal?
Para ajudá-lo a navegar no mundo do marketing de conteúdo, trouxemos aqui cinco dicas que tornarão seu conteúdo vendedor e voltado para o aumento de conversões.
Então vamos as 5 dicas para criar um conteúdo vendedor.
1) Conheça BEM o seu público
Conhecer seu público é um pré-requisito para produzir conteúdo vendedor – se você não souber quem são seus leads e suas dores, será impossível ter argumentos realmente efetivos.
Além disso, é importante ter em mente que diferentes segmentos do público-alvo respondem a diferentes conteúdos de maneira diferente.
Digamos que sua empresa venda ferramentas de gestão escolar e seu público-alvo consiste em dois segmentos principais: professores e diretores de escola.
Sua equipe pode se sentir tentada a escrever o mesmo artigo divulgando os benefícios de suas ferramentas de gestão escolar para ambos os segmentos. Mas isso não significa que sua empresa terá um conteúdo vendedor e otimizado para conversões.
- O professor provavelmente vai querer saber mais sobre o quão confiáveis e fáceis de usar são seus produtos de gestão escolar no seu dia a dia – já que seu trabalho junto aos alunos é bastante complexo e deixa pouco tempo livre para a parte burocrática;
- Já o diretor de escola pode estar mais interessado em recursos técnicos voltados para as rotinas financeiras, gestão de estoques e recursos, cobrança de mensalidades e muito mais.
A área de especialização é outro bom critério para na hora de planejar a produção de conteúdo vendedor e segmentado:
Se sua empresa estiver vendendo software para hospitais, convém criar um conteúdo enfatizando os recursos financeiros do produto ao direcionar administradores de hospitais, CFOs e outros profissionais de nível C;
Mas, ao direcionar um conteúdo vendedor para profissionais dos setores de marketing e atendimento ao cliente, sua empresa pode se concentrar no componente de CRM do seu software.
Os dois segmentos de público-alvo estão interessados no mesmo produto, mas seu conteúdo deve ser adaptado às necessidades, interesses ou objetivos exclusivos de cada grupo.
2) Foque nos títulos
O título é o elemento mais importante de um conteúdo vendedor quando se trata de chamar a atenção dos leitores.
O título não só deve ser cativante e intrigante, mas também refletir com precisão o tema central do artigo, de maneira a otimizar as taxas de cliques.
Então, como você escreve um título de aumento de CTR? Aqui estão algumas dicas rápidas:
- Use números e estatísticas sempre que possível;
- Informe o leitor, mas não conte tudo (por exemplo, “Já se perguntou quantas pessoas realmente leem e-mails de marketing?” em vez de “20% das pessoas leem realmente e-mails de marketing”);
- Resista à tentação de usar isca de cliques – ela pode gerar um grande número de cliques, mas apenas prejudica sua credibilidade. É preciso encontrar o equilíbrio certo entre intrigante e desagradável (por exemplo, “Já se perguntou quantas pessoas realmente leem e-mails de marketing?” está bom. Já “Você nunca adivinhará quantas pessoas realmente leem e-mails – a figura vai chocá-lo” é brega e contraproducente).
3) Não se concentre em vender o tempo todo
Os tempos de uma abordagem mais agressiva em vendas acabaram: o novo cliente B2B busca foco total em suas necessidades. O conteúdo vendedor não envolve um discurso de venda, mas sim um discurso de valor para seu cliente potencial – não um mero anúncio publicitário disfarçado de artigo.
Vale reforçar que não há nada de errado em mencionar seus produtos ou serviços, desde que eles sejam efetivamente relevantes para o tópico.
4) Ofereça informações reais
Ao buscar informações úteis para o seu dia a dia, você certamente esbarra em uma série de conteúdos simplesmente escritos para ocupar espaço na tela e pressionar palavras-chave.
Claramente, esse não é o tipo de conteúdo vendedor que você deseja associar à sua marca.
Todo o texto em seu site ou mídia social deve ter um propósito – seja ele vender um produto, divulgar sua marca, entre outros.
Para isso você deve encontrar o equilíbrio certo entre informativo e conciso. Assim você otimiza e respeita o tempo de seus leads na busca por conteúdo que agrega valor ao assunto em questão – e eles saberão recompensá-lo por isso.
5) Inclua dados
Há algo nos números que faz as pessoas enxergarem mais credibilidade e transforma em conteúdo vendedor aquele seu artigo ou post em rede social.
Por exemplo, dizer que “86% das pessoas pesquisam a localização de uma empresa no Google Maps” não teria o mesmo impacto se você substituísse a porcentagem por uma palavra como “a maioria”. Isso ocorre porque os dados funcionam em vários níveis:
- Os dados podem ajudar a prever tendências futuras. Por exemplo, se um tópico subitamente alcançou popularidade em algum momento e depois se estabilizou, provavelmente podemos assumir que a tendência não é sustentável a longo prazo;
- Os dados também podem ajudar seu público-alvo a entender as tendências atuais e futuras em suas áreas de interesse, avaliando quantos de seus pares estão adotando novas tecnologias ou usando novos serviços;
- Os dados fornecem prova social, conscientizando o público sobre o que as outras pessoas estão fazendo e implicitamente aumentando a probabilidade de que elas sigam o exemplo.
Como você pode ver, produzir um conteúdo vendedor envolve alguns passos simples – porém altamente estratégicos. Como isso tem funcionado em sua empresa?