Atualmente, oferecer uma boa experiência do cliente B2B gera uma importante vantagem competitiva nos negócios. Afinal, o mercado atual dispõe de inúmeras opções para cada produto e serviço. Então você precisa se destacar para não ficar à sombra da concorrência.
Além disso, este novo cenário é em grande parte resultado da contínua busca pela maturidade digital. Algo que redefiniu efetivamente as prioridades para as empresas.
No entanto, otimizar a experiência do cliente B2B de uma maneira que atraia o público e estabeleça lealdade pode ser um trabalho árduo. Pois exige que as marcas realmente entendam seus clientes, seus comportamentos, ações, emoções e motivações.
Então como tornar a experiência do cliente B2B algo memorável – e compartilhável? Aqui estão cinco estratégias para sua empresa ser bem-sucedida nessa missão.
Dica #1 para melhorar a experiência do cliente B2B: crie uma narrativa de marca com base nas informações de seus clientes
As marcas estão investindo cada vez mais em marketing de conteúdo. Pois assim podem desenvolver uma mensagem única na tentativa de conquistar clientes.
Sendo assim, para que uma narrativa ressoe com os clientes, sua empresa deve criar uma que leve em consideração os comportamentos, emoções e motivações dos clientes.
Pois com as premissas dos clientes orientando as narrativas da marca, fica mais fácil e assertivo:
- Alinhar a história da marca com a do cliente,
- Estabelecer uma conexão emocional,
- Incentivar a lealdade.
Dica #2 para melhorar a experiência do cliente B2B: estabeleça acessos regulares aos clientes
Na era digital, o acesso instantâneo às informações funciona 24/7. Por isso, não é incomum que as opiniões, preferências, visões e lealdades das pessoas sejam alteradas. Então a estratégia em torno dos insights da experiência do cliente B2B deve ser contínua e sempre ativa.
Para acompanhar as preferências, opiniões e sentimentos em constante mudança, sua empresa deve interagir e ouvir regularmente os clientes. É essencial estabelecer um ciclo regular de feedback e check-ins contínuos com os clientes. Só assim suas equipes de marketing e de vendas serão capazes de antecipar e entender tendências e mudanças no comportamento dos clientes.
Essa estratégia permite que sua marca se conecte melhor ao seu perfil de cliente ideal. Assim como criar uma experiência de cliente B2B de maior qualidade.
Dica #3 para melhorar a experiência do cliente B2B: combine dados para obter informações ideais
No mundo de hoje, uma boa maneira de oferecer uma experiência verdadeiramente personalizada ao cliente é combinar seu big data com pequenos dados. Afinal, o big data revele padrões e tendências do cliente. Mas ainda é preciso uma visão daqueles responsáveis por orientar essas tendências.
É aí que entram pequenos dados. Como uma pesquisa para obter descobertas generalizadas ou pesquisas quantitativas on-line para fornecer profundidade. São estas ações fornecem o contexto necessário para entender os clientes em sua totalidade.
Ao combinar essas informações com big data, sua empresa pode prever melhor o que impulsiona o comportamento do seu consumidor. Assim como entender as experiências específicas dos clientes com uma marca, produto ou serviço.
Essa visão holística permite que seu time ou agência de marketing digital informem a estratégia ideal quando se trata da experiência do cliente B2B.
Dica #4 para melhorar a experiência do cliente B2B: quebre barreiras departamentais
Os papéis e o relacionamento entre o profissional de marketing e o time de vendas estão mudando.
Antes o setor de marketing era considerado um grupo de profissionais que conduziam estudos em silos. Porém, a crescente importância dos dados de insights transformou seu papel. Hoje eles trabalham diretamente com todos os departamentos de uma organização para impulsionar a transformação dos negócios.
Ao compartilhar seus conhecimentos, estes profissionais capacitam todos os departamentos a trabalhar com dados grandes e pequenos com mais eficiência.
Enquanto o profissional de vendas e o de marketing diferem entre si em termos de personalidade, estilo de trabalho e metodologia, juntos, eles podem trabalhar em direção a um objetivo comum e aprender um com o outro.
Por exemplo: os profissionais de marketing tendem a se concentrar em big data e em uma abordagem automatizada para alcançar um grande grupo de clientes. Já o time de vendas, em comparação, consegue analisar caso a caso, ao lidar com clientes específicos mais diretamente. Quando combinadas, essas ideias são inestimáveis e garantem uma experiência do cliente B2B memorável.
Dica #5 para melhorar a experiência do cliente B2B: alinhe a narrativa da sua marca em toda a organização
Falamos ali no primeiro tópico sobre criar uma narrativa alinhada à dor do cliente. Mas e com relação à narrativa adotada por toda a empresa?
A diluição da mensagem da marca pode causar sérios prejuízos para a sua empresa. Isso acontece quando as equipes internas de uma empresa não estão alinhadas com a narrativa da marca. Por isso converse com os times de marketing, experiência do cliente e gerenciamento de produtos. Assim é possível verificar se existe uma lacuna entre o que os clientes ouvem e o que experimentam com sua empresa.
É preciso garantir que todos os departamentos compartilhem uma narrativa consistente da marca, para garantir uma experiência do cliente B2B de igual qualidade em cada ponto de contato entre lead e empresa.
Gostou das 5 dicas para melhorar a experiência do cliente B2B? Uma boa solução para uniformizar esse discurso está no recurso do Representante de Vendas – Digital – CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE ESTA SOLUÇÃO.