5 lições sobre Inbound Marketing nas Olimpíadas que podem ajudar sua empresa: A Rio 2016 acabou e deixou não só muita gente com saudades, mas também alguns números bem impressionantes:- mais de 4 milhões de pessoas transitaram pelos parques olímpicos durante os dias de competições
– a cidade do Rio de Janeiro recebeu mais de 1,17 milhão de turistas
– o evento esteve presente em cerca de três milhões de lares
Todos estes números foram acompanhados também de uma série de ações de marketing, guerrilha e inbound marketing que podem servir de inspiração para próximas campanhas de sua empresa.
Confira abaixo as 5 lições sobre Inbound Marketing que separamos:
1) Sua empresa precisa definir corretamente seu público-alvo para achar o discurso certo
A população no geral parecia um pouco desanimada com a chegada das Olimpíadas por conta dos problemas de organização, infraestrutura e o cenário político em geral. Mas muita gente mudou de opinião quando começou a assistir à abertura dos jogos.
O principal motivo disso se deve ao fato de que o evento falou com os brasileiros, seu verdadeiro público-alvo – e não sobre o produto. Premissa fundamental em toda campanha de inbound marketing.
Apesar da abertura trazer alguns pontos que eram familiares ao resto do mundo – como o caminhar de Gisele Bündchen ao som da tradicional “Garota de Ipanema” – a grande maioria dos elementos eram nativos do cotidiano brasileiro: as powergirls Mc Soffia e Karol Conka, as favelas, Jorge Benjor (que teve que seguir seu número porque as arquibancadas continuaram cantando depois que o tempo dele já havia acabado), a alegria do nosso carnaval.
Resultado: a venda de ingressos da Rio 2016 superou em muito as expectativas, tornando-se a maior da história das Olimpíadas.
Aplique essa lição em sua estratégia de vendas: faça com que seu time ou agência de marketing descubra onde seus clientes potenciais estão, como eles são, como se comportam e o que eles buscam. Conhecer seu cliente é uma das chaves para o sucesso da estratégia de inbound marketing de sua empresa.
2) Invista em um site responsivo para a sua empresa o quanto antes
Durante o Mobile Day, o Google divulgou que seis em cada dez pessoas usam seus smartphones enquanto veem TV – e sete em dez dessas pessoas prestam mais atenção na tela do celular que na TV. Com isso, o smartphone é peça-chave dentro das estratégias de inbound marketing.
E nas Olimpíadas não foi diferente: segundo a Microsoft, empresa responsável pelo portal da Rio 2016, a versão mobile do site do evento recebeu 56% dos acessos nos primeiros 10 dias, com pico de 73% durante a cerimônia de abertura.
Estes números mostram que ter um site responsivo pode fazer a diferença na hora de converter vendas e atrair novos clientes para a sua empresa. Saiba mais sobre o impacto de um site responsivo em sua estratégia de Inbound marketing NESTE POST.
3) Aproveite oportunidades midiáticas para gerar tráfego e atrair clientes para sua empresa
Grandes empresas montam equipes de social media completas para grandes ações de marketing em datas e eventos especiais. Mas empresas de menor porte podem fazer boas ações se souberem aproveitar as oportunidades que surgem na mídia no timing certo.
Durante as Olimpíadas, muitas empresas vincularam descontos a cada medalha recebida por atletas brasileiros – como a Gol e a Magazine Luiza, a Samsung permitiu que os cariocas turistas que não estivessem no parque olímpico pudessem acompanhar as competições através de telões distribuídos estrategicamente pela cidade, entre outros.
Seja qual for o segmento de sua empresa, sempre é possível trabalhar bem seu marketing de conteúdo para aproveitar assuntos que estejam em alta na internet para gerar um buzz para sua marca e trazer novos leads para seu funil de vendas.
4) A presença digital de sua empresa é vital
As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas – estima-se que os brasileiros passem cerca de 650 horas por mês navegando em seus perfis e acompanhando as atualizações de sua rede de conhecidos.
Durante a Rio 2016, o Twitter e o Facebook receberam um grande fluxo de pessoas – piadas com os franceses, a rival Alemanha no Futebol, a Itália, os valores do agasalho oficial dos atletas feito pela Nike – momentos podem ser perfeitos para sua empresa soltar as “iscas”, conteúdos úteis pensados dentro de sua campanha de inbound marketing para atrair seus leads potenciais.
Estude seu público, descubra quais são as redes por onde eles mais transitam, defina sua presença digital e monitore acontecimentos que possam movimentar essas redes para planejar suas “iscas”. Suas vendas agradecem!
5) O Inbound Marketing traz resultados reais
O marketing digital está cada vez mais ocupando o espaço nas campanhas de comunicação das empresas e gerando resultados reais com baixos custos de implantação graças às estratégias de inbound marketing.
Um bom exemplo nessas Olimpíadas veio do próprio COI, o Comitê Olímpico Internacional, que investiu em uma plataforma digital para divulgar o movimento olímpico especialmente entre os jogos.
Chamado de Canal Olímpico, a iniciativa pretende engajar as novas gerações em todo o mundo, com conteúdo sob demanda disponível na web, smartphones, tablets e outros gadgets, além da interação através de canais dentro de mídias sociais.
Como você pode ver, o Inbound marketing está cada vez mais presente nas estratégias corporativas – e traz resultados positivos seja qual for o segmento de sua empresa.