O Remarketing é umas das estratégias mais importantes dentro de uma campanha de inbound marketing.
Através dele, é possível aumentar a receita da sua empresa através do resgate de leads já impactados por seu plano de comunicação. Seja através do seu blog, e-commerce ou e-mail marketing.
É aquele lead que quase fecha negócio, mas não segue em frente por uma série de razões – e sua empresa precisa entender caso a caso.
Faltou informação para convencê-lo? Seu funil de vendas não está sendo bem trabalhado? Não houve uma abordagem efetiva por parte de sua equipe de vendas? Ou simplesmente ainda não era o momento?
Mas seja qual for a razão pela qual esse lead não se converteu ainda em cliente, é hora de superar essa etapa e resgatá-lo.
E para isso você precisa resolver as pendências que o impediram de concluir o negócio e criar novas oportunidades de conversão. É aí que o Remarketing entra como suporte.
Entenda o conceito e como aplicá-lo na estratégia de marketing digital de sua empresa para atrair novos negócios e estreitar relações com seus clientes.
Recupere leads perdidos com Remarketing
Também conhecido como Retargeting, o Remarketing é uma ferramenta do Google Adwords que trackeia todos potenciais clientes que visitaram seu site ou baixaram algum aplicativo de sua empresa e não fecharam negócios – mas deixaram pistas de que tinham grande interesse.
Como baixar um e-book em seu site, por exemplo.
Com esses dados em mãos sua empresa pode definir listas dos visitantes, entender o comportamento desse lead dentro do ambiente digital, segmentar o perfil do público e, com isso, obter todas as dicas para impactá-lo novamente.
Isso pode acontecer através da visualização de seus anúncios conforme estes leads navegam em websites da Rede de Display do Google, pesquisam termos relacionados aos seus produtos ou serviços no Google.
Aliás, os serviços de busca são um bom ponto de partida para suas estratégias de remarketing, já que 93% dos negócios online começaram em pesquisas no Google.
Ou seja, praticamente todas as pessoas vão pesquisar primeiro o produto ou serviço para depois seguir com a compra, comprovando o que já foi dito sobre o novo perfil de consumidor.
Mas nem sempre essas buscas terminam imediatamente em conversão – especialmente no universo B2B.
Esse processo pode levar horas, dias e até meses, dependendo da situação deste lead em potencial e de como funciona o processo de compra dentro da empresa na qual ele atua.
E é justamente nesse ponto que entra o Remarketing – e sua empresa conta com três etapas eficientes para garantir essas vendas:
Tag’s
As tag’s são códigos snippet fornecidos pelo Google Adwords que devem ser inseridos em seu blog, site, e-commerce ou aplicativo.
O objetivo é fixar as palavras-chave usadas ou relacionadas dentro de um artigo, por exemplo.
No caso do Remarketing, as tag’s marcam as visitas e como remarcá-las, ou seja, impactar novamente com anúncios.
Criação de Listas
Depois de inserir as tag’s, é hora de criar as listas de remarketing, que permite à sua empresa acessar infinitas listas das categorias mais procuradas de produtos em seu site ou de todos os produtos.
Você pode usar pequenas regras para definir o tema de cada URL. Assim consegue privilegiar seu site ou e-commerce nas buscas do Google sempre que um lead procurar assuntos relacionados àquele tema.
Criação de Campanhas de Remarketing
O último passo é criar as campanhas – ou grupos de palavras-chave, lances ou anúncios tanto para a Rede de Display quanto a Rede de Pesquisa – que trabalhem os diferentes perfis de produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Essa campanha vai impactar apenas quem fizer buscas de termos presentes em sua lista de remarketing e, por isso, deram sinais de que estão em um estágio avançado em sua jornada de compra.
Real eficácia do Remarketing em seu plano estratégico
O Remarketing é um modo eficiente de recuperar seus clientes, tanto aqueles que já fizeram negócios com sua empresa como aqueles que ainda não converteram.
Outra vantagem é que ele também é uma das estratégias de marketing online mais baratas, pois oferece um dos menores custos por clique do mercado.
A estratégia oferece altas taxas de conversão, garantindo a atenção do cliente mesmo depois de uma quebra na jornada de compra.
Dessa forma, o ROI da sua empresa pode aumentar significativamente, já que, com anúncios mais assertivos, os esforços de sua equipe de vendas ficam mais concentrados e focados em aumentar seu faturamento.
Para que o Remarketing seja um sucesso e traga benefícios para seu negócio, é importante elaborar um plano de inbound marketing estratégico e bem alinhado aos objetivos e metas de sua empresa.
Isso vai garantir que sua empresa possa encontrar mais leads potenciais e consiga impactá-los da forma e no momento certos.
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