Hoje vamos falar mais sobre o Mobile Marketing e como as marcas e tecnologias vão evoluir nesse setor. Um reflexo direto de como a transformação digital está mudando o futuro dos apps mobile.
Por isso, separamos aqui três das principais tendências do setor. Todos são grandes exemplos de que é possível explorar este novo comportamento do consumidor para fornecer experiências reais com a marca.
Assim como a adesão à Transformação Digital é importante no mercado. Por isso siga na leitura e saiba mais!
Principais tendências do Mobile Marketing
Entre todas as grandes mudanças vividas por toda a sociedade nos últimos tempos, sem dúvidas a força do mobile é a mais notável.
Por isso, é essencial observar as principais tendências e preparar sua empresa para acompanhar as novidades do setor e garantir boas oportunidades de negócios. Veja mais a seguir:
1) Realizar pagamentos através do smartphone
Apesar de estar ainda em busca de uma maior adesão no Brasil, os pagamentos através de soluções mobile tornaram-se bem populares entre os consumidores neste ano.
Só em 2020, o volume de compras ou pagamentos realizados via smartphone aumentou de 85% para 91%. Por isso, marcas e aplicativos estão integrando recursos de pagamento via mobile com o objetivo de ampliar sua base de consumidores com perfil mobile first.
Aqui no Brasil duas iniciativas prometem esquentar este setor. A primeira foi a chegada do Samsung Pay no final do primeiro semestre de 2016.
O sistema permite que proprietários dos aparelhos mais modernos da marca realizem pagamentos apenas aproximando o aparelho à máquina dos lojistas.
Com isso, o Brasil tornou-se o primeiro país da América do Sul a ter o serviço disponível. Pois o sistema já é utilizado em países como Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Singapura, Austrália e Porto Rico.
Além disso, o Banco do Brasil também lançou um aplicativo que também permite realizar pagamentos por aproximação do celular. Assim como funções como bloqueio e desbloqueio temporário de cartão e emissão. Tudo de forma totalmente digital, de cartões de crédito ou pré-pagos.
A chegada do WhatsApp Pay
Mas a grande última novidade foi a liberação do WhatsApp Pay no Brasil. Atualmente, o serviço está disponível no Brasil e na Índia. Pois ambos são os países que mais utilizam o aplicativo.
O serviço permite que os usuários façam transferências para outras pessoas. Futuramente, o objetivo é permitir a realização de pagamentos para empresas.
2) Os investimentos em vídeo serão fundamentais no Mobile Marketing
Os investimentos voltados para publicidade em mobile vídeo estão crescendo rapidamente. Afinal, os smartphones se tornando cada vez mais a primeira tela.
Dessa forma, as chances de grandes marcas captarem a atenção de seus clientes com um vídeo são bem maiores. Fora a vantagem de conseguir redirecioná-los para um site ou um aplicativo, que aumenta suas chances de conversão.
Este mercado deve chegar à marca de US$ 13 bilhões até 2020. Um processo com crescimento exponencial rapidamente desde o ano passado.
Outro ponto interessante é a forte tendência para anúncios no formato vertical, que se tornaram mais populares graças ao Snapchat e ao Instagram Stories.
A iniciativa já foi adotada por grandes anunciantes em todo o mundo. O consenso é uma aderência até 80% maior na visualização total do anúncio.
Se analisarmos, utilizar vídeos verticais no Mobile Marketing é uma tendência que faz total sentido. Afinal, este o sentido padrão que a maioria de nós usa ao lidar com nossos aparelhos.
3) Automação de Mobile Marketing
A automação de marketing já é uma tendência que vem se popularizando a cada dia. Por isso, pode trazer inúmeras vantagens para as metas de vendas de sua empresa.
Pois a automação de Mobile Marketing faz parte deste pacote. Essa ampliação da automação de Mobile Marketing é um movimento natural devido ao próprio crescimento do mobile em todo o mundo. Assim, torna-se a cada dia uma força dominante, com evolução e difusão global.
As empresas hoje não podem mais fingir que esta é uma tendência que ainda não está em evidência junto aos consumidores – a transformação digital já nos mostrou isso.
Por isso, as marcas precisam entender como se conectar estrategicamente com seus clientes em uma base pessoal.
É preciso ainda encorajar o engajamento, com base no comportamento do cliente, para transformá-los em usuários fiéis, de longa duração.
A automação de Mobile Marketing também vai permitir que as empresas possam coletar e usar dados de uma forma menos complexa.
Dessa forma, será possível garantir a entrega de conteúdos efetivamente personalizado, oportunos e relevantes aos seus clientes.
O Mobile Marketing é apenas uma das inúmeras ferramentas que o Marketing Digital pode oferecer – e sua empresa pode explorar todas com a ajuda da UP2Place Digital.