Social Selling: 3 princípios fundamentais para uma estratégia bem-sucedida

Social Selling: 3 princípios fundamentais para uma estratégia bem-sucedida

O Social Selling é uma estratégia que está se popularizando cada vez mais – e foi até apontada como uma das principais tendências para este ano.
Mas muitas empresas ainda são não conseguem enxergar o caminho para ir além do buzz e gerar leads através das mídias sociais.
Acreditamos que muito disso se deva ao fato de que muitas empresas ainda não compreenderam de fato os princípios fundamentais da Social Selling.
Então vamos ver a seguir quais são esses fundamentos e por que você tem que compreendê-los antes de planejar qualquer uma das suas campanhas de mídia social.

1) Ouça e responda as pessoas certas

Você pode perceber que seu feed de notícias no Twitter se atualiza automaticamente em uma fração de segundo. O mesmo acontece com outras plataformas – como o Facebook, o LinkedIn e o Instagram.
Por isso muitas vezes parece impossível se conectar com as pessoas e fazer seu perfil ser notado.
Por isso veja abaixo algumas dicas:

  • Use filtros de pesquisa para procurar e seguir os usuários com quem sua empresa compartilha interesses.
  • Não caia no conto dos bots: é melhor ter centenas de seguidores reais e engajados que milhões de bots e contas de spam.
  • Crie listas para segmentar usuários com base em alguns fatores: concorrentes, influenciadores, gurus, portais, entre outros.

Dica especial: automatize o processo com a ajuda do IFTTT, para adicionar pessoas que estejam tweetando tópicos ligados ao público que deseja atingir.

2) Um bom marketing de conteúdo dá às pessoas o que elas realmente precisam

Muitas vezes as empresas investem seu tempo publicando posts “sofisticados”, muito bem produzidos – mas que não dizem nada aos seus usuários. E isso é fatal para o Social Selling.
O que as pessoas querem na maioria das vezes é algo tão simples e óbvio, que leva poucas horas para criar e compartilhar. Quer alguns exemplos? Ai estão:

Responder perguntas

Sua empresa certamente lida com perguntas o tempo todo. Preços, possíveis descontos, disponibilidade de mercadorias, etc. Use isso como tema de conteúdo para artigos no blog e postagens nas redes sociais.

Publicar tutoriais em vídeo

Compartilhe as experiências de sua empresa em guias curtos de vídeo no YouTube. Seja a melhor forma de usar seus produtos, truques escondidos, lançamentos.
Crie uma mistura de diferentes tipos de conteúdo e verifique o que está funcionando e o que não é eficaz junto ao seu público.

Mantenha-se perto de seu público

É muito importante que seus perfis em redes sociais e seu blog respeite a linguagem usada por seu público.
Perfis mais informais podem obter bons resultados usando emojis, memes e fazendo menções aos assuntos populares no momento.
Dado interessante: atualmente 74% dos compradores B2B fazem mais da metade de suas pesquisas online antes de concluir uma compra.

3) Escolha as plataformas mais adequadas para o seu negócio

Você já deve saber que nem todas as plataformas de mídia social funcionam para a sua empresa.
Mas para saber quais são mais eficazes dentro de sua estratégia de Social Selling, estude as suas buyer personas.
Seu cliente principal é uma mãe moderna, um adolescente ou um profissional de TI? Isso determinará qual plataforma de mídia social você deve investir em primeiro lugar.

Apesar da popularização do conceito, é perfeitamente comum ter de fazer alguns ajustes quando você começa a trabalhar em campanhas de Social Selling.
Então não tenha medo de dar um passo atrás e avaliar o que sua empresa vem fazendo e quais resultados foram alcançados até agora.
Analise os números e ajuste a sua estratégia para incluir mais cenários, atingir novas audiências, para localizar mais facilmente o seu conteúdo, entre outros.
Lembre-se: as mídias sociais só funcionam se você se mantiver efetivamente envolvido com elas.

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