Seja qual for a época do ano, sempre é tempo de pensar na estratégia digital para o próximo ano. Afinal, está é uma boa oportunidade de antecipar tendências e garantir melhores negociações para o seu budget.
Mas sabemos que a realidade do mercado é bem diferente. Na verdade, é muito comum encontrar empresas, tanto as grandes quanto as pequenas, sem um plano determinado. Algo que se possa discutir em uma reunião e dizer: “este é o nosso plano de marketing digital”.
Isso é um grande erro. Sem definir a estratégia digital para o próximo ano, sua empresa perde o timing, desperdiça oportunidades, além de dinheiro e tempo.
Então se você quer evitar esse erro, este artigo é a sua chance. Aqui você vai encontrar dicas e toda a orientação necessária para produzir um plano coerente e eficaz. Então veja mais a seguir.
Por que é importante começar a pensar já na estratégia digital para o próximo ano?
O objetivo de todo plano de marketing digital é orientar todas as equipes rumo à conquista dos objetivos. Isso vale para organizações de todos os portes, das mais variadas indústrias.
Talvez você esteja pensando que ainda é muito cedo para isso. Pois saiba que não é o único nessa: de acordo com um estudo de gerenciamento de marketing digital, 46% das marcas não possuem uma estratégia de marketing digital definida. E 16% daquelas que possuem uma estratégia ainda não a integraram a sua atividade de marketing.
Porém, sem um plano, sua empresa atua sem foco. Sem foco, como garantir que está no caminho certo? E sem um rumo, como vai atingir suas metas?
Além disso, o tempo passa rápido demais – especialmente com demandas pendentes. Criar uma estratégia de marketing para o próximo ano que seja efetiva demanda tempo. Dessa forma, você pode se ver no limite do prazo, sem nada definido.
Por isso, a nossa dica é começar o quanto antes. Então a dica é dar o start desenhando o plano, que deve essencialmente contemplar pontos como:
- Processo de pesquisa,
- Articulação clara dos objetivos e metas das iniciativas digitais,
- Uso das buyer personas,
- Determinação dos canais de ação,
- Definição do budget para o período.
Assim você põe fim no pânico que acompanha a proximidade do fim do ano. Além disso, pode começar desde já a elaborar um plano poderoso. E o inbound marketing pode ser a diferença para isso.
Como o marketing digital mudará no próximo ano
A cada ano, surgem novidades na área de tecnologia e tendências de mídia social. Dessa forma, o marketing digital precisa se adaptar rapidamente às novas mídias e às expectativas dos clientes.
A pandemia foi um bom exemplo disso. A COVID-19 reconstruiu cenários, quebrou paradigmas e introduziu novas demandas.
Além disso, estamos em meio à era da conexão constante. Por isso, as estratégias de marketing digital de hoje seguem em constante evolução.
Isso que significa que sua empresa precisa olhar para o futuro, de forma a manter-se por dentro das novas tendências. Para onde irá o marketing digital no futuro? Qual será o norte da estratégia digital para o próximo ano?
Trouxemos aqui alguns dados privilegiados, que vão mantê-lo à frente do jogo. Veja a seguir:
Soluções Full Circle
Atualmente, a conveniência de um clique está conquistando o mundo. Por isso, os dias das agências de marketing de serviço único acabaram.
Muitas empresas ainda optam por contratar uma empresa para lidar com contas de mídia social e outra para gerenciar a criação de seu conteúdo. Mas, daqui pra frente, as empresas vão precisar de soluções completas e mais robustas.
Tudo indica que o caminho é a consolidação do SEO e das análises de marketing com branding e alcance. Dessa forma, uma agência de marketing digital deverá gerenciar a voz de sua empresa em todos os níveis.
Além disso, vamos ver cada vez mais as empresas construindo relacionamentos pessoais com os clientes e parceiros. O cenário já a curto prazo nos mostra que as soluções padronizadas serão preteridas em favor de estratégias personalizadas. Sempre projetadas para capitalizar em novas plataformas de mídia social e recursos de dispositivos. Haverá mais soluções e gerenciamento de PPC focado em IA.
Novos públicos, novos métodos
A mídia impressa tradicional está desacelerando. Dessa forma, o marketing de marca está rapidamente se movendo em direção a um espaço exclusivamente digital. Com isso, será cada vez mais necessário encontrar as pessoas onde elas estão.
Além disso, os usuários têm mudado para a coleta de informações nas mídias sociais, em vez das pesquisas tradicionais do Google. Por isso, é importante colocar sua marca na frente e no centro.
A boa notícia é que o marketing digital já começou a se adaptar a essa nova realidade. O segredo é combinar o marketing tradicional de SEO com o storytelling nas mídias sociais e anúncios direcionados.
Assim sua empresa poderá explorar o poder das plataformas sociais. Através delas será possível criar experiências de marca autênticas para os usuários.
Além disso, está cada vez mais fácil rastrear campanhas publicitárias e coletar dados importantes sobre as expectativas do cliente.
Por isso, espere ver uma coleta de dados mais confiável e opções de design mais direcionadas daqui pra frente. A tendência é que os métodos de coleta de dados científicos se movam para a vanguarda da análise.
O DIY chegará à programação
Os avanços tecnológicos e as soluções DIY estão crescendo rapidamente. O design “arrastar e soltar” e o software de edição móvel já estão se tornando soluções populares. Isso vai cair como uma luva para empresas preocupadas com o orçamento.
Uma das tendências é vermos cada vez mais scripts de Inteligência Artificial (IA) e bots de bate-papo. O avanço dos softwares de IA trarão novas oportunidades de automação, permitindo tornar sua equipe de marketing mais estratégica.
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A publicidade direcionada vai ser aprimorada
A tolerância dos usuários com relação aos anúncios diminuiu drasticamente. Porém, o aumento de anúncios direcionados que atraem pessoalmente os usuários continuará a ser aperfeiçoado.
Atualmente as campanhas publicitárias mais bem-sucedidas são aquelas que fazem conexões poderosas com os usuários. Para isso, utilizam histórias e toques pessoais que evocam respostas emocionais.
Dessa forma, mais e mais clientes esperam conteúdo honesto, amigável e útil das empresas. Sempre entregue com humor acessível e consciência política.
Então embora as soluções de IA possam lidar com tarefas básicas, a demanda por conexões “humanas” com as empresas será uma exigência contínua do público-alvo.
Os anúncios de remarketing serão mais detalhados e baseados em produtos. Dessa forma, vão destacar produtos individuais, com maior probabilidade de se conectar com os usuários. À medida que os anúncios pagos se tornam padrão, eles atenderão a dados demográficos muito específicos, praticamente em uma escala individual.
Dicas para elaborar sua estratégia digital para o próximo ano
Garanta que os esforços de marketing digital de sua empresa criem o impacto certo neste próximo ano. Para isso, confira as dicas a seguir:
1) Saiba o que deseja. E defina o objetivo de sua estratégia digital para o próximo ano
O ponto zero de sua estratégia digital para o próximo ano está na definição do objetivo de sua empresa para o período. Então pergunte-se: qual é o objetivo primordial que sua empresa deve alcançar? Como seus esforços de marketing digital podem contribuir?
Ser líder de mercado? Se posicionar como especialista entre a concorrência? Alcançar um faturamento na casa de quantos milhares de reais?
Então esse é o norte que vai definir o sucesso ou não dos esforços de inbound marketing de sua empresa.
A seguir, defina seus KPIs. Mas antes de começar a planejar essa etapa, descubra quais métricas são mais importantes para a diretoria. A partir daí, é importante:
- Ser específico: identifique os números que indicarão a realização;
- Ser realista: a dica aqui é observar os esforços de marketing digitais anteriores primeiro. Isso pode garantir a busca por um aumento positivo em seus resultados atuais;
- Identificar um método para medir cada KPI: o Google Analytics pode ajudar a medir conversões. Além disso, os relatórios das redes sociais podem acompanhar o engajamento. Ou uma ferramenta pode avaliar o sucesso do seu marketing de conteúdo.
2) Lembre-se do seu cliente potencial. E fale sua língua
Descubra qual é o segmento ou público que sua empresa pretende atingir. Pois esta é uma das principais garantias de sucesso de sua estratégia digital para o próximo ano.
Por isso, coloque seu público no centro da sua estratégia de inbound marketing. Assim você vai atender às suas necessidades emocionais e solucionando seus pontos de dor.
Então ter as buyer personas bem definidas nesta etapa é fundamental. O segredo aqui é:
- Organizar todas as informações demográficas sobre seu consumidor alvo, como idade, gênero e localização;
- Identificar os problemas que sua empresa pode ajudar a resolver;
- Aproximar-se de seus desejos emocionais, objetivos, aspirações e medos. Essas informações podem nortear seu marketing de conteúdo e ajudar a equipe de vendas nas conversões;
- Analisar profundamente os relatórios do Google Analytics. Afinal, isso vai ajudar a identificar características de seus leads, como idade, sexo, carreira etc.
3) Identifique seus canais. E defina o budget de sua estratégia digital
Três coisas são importantes para identificar seus meios de atuação:
- Orçamento,
- Canais digitais;
- Equipe.
Por isso, é importante fazer um balanço de todos os recursos de sua empresa antes de decidir o que será necessário para o próximo período.
Então esse é um bom momento para fazer uma boa auditoria dos canais digitais existentes. Afinal, isso vai ajudar a definir se é hora de contratar uma agência de inbound marketing digital.
Essa é uma decisão bastante vantajosa, especialmente nessa fase do ano. Afinal, os custos com treinamentos ou novas contratações podem atrasar seu planejamento para o próximo ano.
Além disso, uma agência já possui não só a expertise. Mas também as ferramentas necessárias para automações e mensurações de KPI. Assim seu orçamento permanece sob controle.
4) Faça o plano. Mas não congele o cenário de sua estratégia digital futura
É importante ter em mente um ponto: você pode seguir todos os passos anteriores com maestria. Porém, isso não é garantia de ter uma estratégia bem-sucedida o ano todo.
Afinal, você e seu time de marketing podem ter tomado todos os cuidados para elaborar um plano criteriosamente construído. Mas existem variáveis incontroláveis no meio do percurso.
O comportamento dos clientes pode não seguir conforme a curva habitual. Além disso, podem surgir determinadas situações que afetam o cenário econômico – e os rumos de sua empresa. Afinal, esta foi uma das lições que a pandemia deixou para o mundo corporativo.
Portanto, é essencial medir e monitorar continuamente seu desempenho. Especialmente ao colocar em prática sua estratégia de marketing digital para o próximo ano. Assim fica mais fácil fazer mudanças quando necessário.
Por isso, siga essas dicas na hora de criar o calendário de ações de inbound marketing:
- Use o Google Calendário ou outra ferramenta de compartilhamento para montar sua linha de tempo. Assim é possível compartilhar com os membros da sua equipe. Também vai permitir que eles possam editar sempre que for necessário;
- Destaque as principais campanhas do ano. Depois crie um cronograma retroativo para cada uma delas;
- Documente os canais digitais necessários para garantir o sucesso de cada campanha.
Ações imperdíveis para sua estratégia digital para o próximo ano
As previsões de marketing digital para o próximo ano provavelmente incluirão novas estratégias específicas para períodos de crise. Além disso, podemos esperar:
- Uso de mídia social e marketing por e-mail;
- Aplicações de inteligência artificial;
- Melhores práticas para otimizar o atendimento ao cliente.
Por isso listamos aqui algumas das 10 principais tendências de marketing digital que nossos especialistas preveem para o próximo ano:
Postagens com link para compras
Essa é uma tendência que já está bastante popular atualmente. Mas os próximos anos certamente vão trazer um uso mais intensivo das postagens compráveis.
Afinal, os consumidores estão constantemente procurando a maneira mais fácil e rápida de fazer compras. É por isso que cada vez mais plataformas de mídia social hoje permitem aos usuários simplesmente clicar em uma postagem e comprar um item apresentado nela.
Isso reflete um estudo recente, que apontou que as pessoas agora estão gastando um total de 2 horas e 24 minutos nas redes sociais, em diferentes plataformas digitais. Então as marcas têm um tempo generoso para alcançar os consumidores. Por isso, sua empresa deve aproveitar as postagens que oferecem produtos como uma forma de vender mais e encurtar ciclos de compras. Além disso, você vai encontrar os consumidores onde eles já estão, reduzindo seus custos com mídia.
Pesquisa por voz
O setor mostra que as pessoas estão constantemente procurando a maneira mais conveniente de obter informações ou notícias.
Por isso, sua estratégia de marketing para o próximo ano deve prever um aumento na tecnologia de pesquisa por voz. O que isso significa na prática? Que sua equipe ou agência de marketing digital precisará otimizar seu conteúdo para termos e frases amigáveis à voz. Dessa forma, será possível aumentar seus resultados de pesquisa.
Afinal, as assistentes virtuais, como a Alexa, estão se tornando mais comuns em residências modernas. Então tudo indica que seu uso deverá se tornar cada vez mais popular. Especialmente se enfrentarmos novos bloqueios ou quarentenas.
Marketing de vídeo
O conteúdo em vídeo ajuda a persuadir e atrair consumidores para uma marca para conversões potenciais. Afinal, a maioria das pessoas é mais propensa a se envolver com um vídeo do que outras formas de conteúdo, como uma postagem de blog ou conteúdo escrito.
Além disso, o formato é versátil. Sua empresa pode explorar o recurso para os mais diversos fins. Pode criar manuais de uso de seus produtos. Pode fazer um FAQ ao vivo, respondido por seus principais especialistas. E até promover lançamentos de produtos, promoções e outras novidades via streaming nas redes sociais. Isso permite atingir públicos maiores por custos menores.
Sendo assim, sua estratégia de marketing para o próximo ano deve ter uma boa reserva para vídeos. Certamente eles têm potencial para atrair resultados expressivos.
Chatbots
Os consumidores ainda desejam um “toque humano” enquanto fazem compras online. É por isso que muitas empresas estão usando chatbots com base em de inteligência artificial para atender às necessidades dos clientes.
Afinal esses recursos falam com os consumidores em frases abrangentes enquanto respondem a quaisquer dúvidas que um cliente possa ter durante as compras. Dessa forma, é possível dar um tom humanizado à abordagem, envolvendo mais o cliente no processo.
Realidade Artificial
A crescente popularidade da realidade artificial levará as empresas a incorporar esta tendência mais do que nunca.
Pois a AR permitirá que os consumidores vejam os produtos em 3D antes de tomar a decisão final sobre comprar ou não um produto específico. Além disso, isso pode encurtar ciclos de compras. Pois os clientes terão a experiência de comprar pessoalmente por meio da realidade artificial, mesmo sem estar presencialmente no ponto de venda.
Inteligência artificial
De modo geral, a inteligência artificial continuará a evoluir cada vez mais. Por isso, as empresas das mais diversas indústrias estão buscando novas formas e tecnologias para lidar melhor com o atendimento ao cliente. Especialmente com o uso de IA para obter informações detalhadas rapidamente e:
- Coletar dados do consumidor,
- Rastrear vendas e padrões do usuário,
- Liberar tempo para os funcionários removendo tarefas repetitivas,
- Facilitar a implementação de tendências aprimoradas de e-mail marketing por e-mail.
Conteúdo interativo
As empresas estão sempre em busca de novas maneiras de manter os consumidores interessados. O conteúdo interativo pode ser uma alternativa para isso.
Abordagens como questionários online, enquetes e postagens que podem ser compradas serão cada vez mais vistas em plataformas de mídia social de comércio eletrônico. Assim como em seus sites. Um bom exemplo é o Instagram Stories, que já vem explorando estes recursos.
Com o aumento do tráfego online, a concorrência é feroz. Atualmente existem muitas empresas competindo para atrair a atenção do usuário. Por isso, é crucial que você garanta que sua marca seja criativa e se destaque da concorrência. Criar conteúdo interativo que corresponda à identidade e ao perfil de sua marca ajudará nisso.
Apps de mensagens sociais
Algumas plataformas de mídia social são lugares perfeitos para os usuários baterem papo com seus amigos e familiares. Mas o crescente tráfego na rede tem transformado estes canais em excelentes oportunidades para as empresas se relacionarem com o seu público.
Atualmente, serviços como o Facebook Messenger e o WhatsApp estão sendo explorados para suprir as lacunas que o atendimento presencial deixou.
Além disso, as novas funcionalidades – como os posts com link para as lojas e as opções de pagamento no WhatsApp – estão otimizando as experiências de compras. Isso traz novas oportunidades para as empresas, sejam elas B2B ou B2C. Por isso, os apps de comunicação devem estar presentes em sua estratégia digital para o próximo ano.
Publicidade programática
Este é um método que ajuda a eliminar o jogo de adivinhação de posicionamentos de anúncios. Um problema que afetou muitas empresas, que viram seus anúncios posicionados em portais duvidosos por conta da rede de displays.
Agora as empresas podem comprar um anúncio em situações em tempo real. Assim é possível posicionar suas ações em locais desejáveis, exatamente onde seu público-alvo está presente.
Essa também é uma ótima estratégia para conter custos. Afinal, as marcas serão capazes de investir seus orçamentos com mais precisão, dentro de suas estratégias. A mídia programática permite falar com seu cliente potencial na hora e no momento certo, aumentando suas chances de conversão.
Como identificar as mudanças necessárias em sua estratégia digital
- Mantenha um plano de medição e monitoramento. Em paralelo com a definição e acompanhamento dos KPIs,
- Verifique o sucesso das ações individuais da estratégia de marketing digital em intervalos contínuos;
- Tenha um plano de contenção caso algo não ocorra como planejado. Se os KPIs definidos não estão sendo alcançados, isole os diferentes elementos e identifique o que está em déficit;
- Revise a análise anterior, alocação de orçamento e até membros da equipe para fazer algo novo.
Essas foram as nossas dicas para garantir o sucesso da elaboração de sua estratégia digital para o próximo ano.