Dados provam: o inbound marketing gera leads qualificados
Já não é novidade que o inbound marketing gera leads: ele tem se tornado uma das principais estratégias para empresas em busca de geração de vendas e clientes convertidos. Mas ainda existem aquelas que insistem no modelo tradicional.
Se sua empresa ainda está realizando mais outbound marketing do que o inbound marketing, é hora de fazer uma alteração.
O outbound marketing trabalha com uma abordagem que não combina mais com o perfil de consumo atual das pessoas. As táticas são sempre invasivas: aqueles telefonemas que o cliente nunca pediu para receber, malas diretas que vão direto para o lixo, explosões de e-mails não-segmentados por conta da compra de mailings – e por aí vai.
O inbound marketing trabalha de forma diferente: ele traz as pessoas certas. Ele se utiliza de táticas direcionadas, da criação de conteúdos relevantes e da geração de um impulso.
O inbound marketing gera leads especialmente quando está apoiado em uma estratégia de de marketing de conteúdo, análise de dados e de um website bem produzido.
Se a sua organização ainda está em dúvida quanto ao tipo estratégia de marketing utilizar, listamos aqui sete poderosas estatísticas que demonstram como o inbound marketing gera leads.
1) Quase metade das pessoas entre 18 a 49 anos recebe notícias e informações on-line – e esses números estão crescendo
Um estudo do Pew Research Center mostrou que as pessoas estão cada vez mais se afastando da TV como a principal fonte de suas notícias e informações. Em vez disso, eles estão utilizando as redes sociais e portais como principal, mais confiável e atualizada fonte de informações.
Para fazer negócios, sua empresa deve estar onde as pessoas estão – então o marketing da sua marca precisa estar on-line. A melhor maneira de fazer isso, da forma que as pessoas preferem? Marketing de conteúdo. É assim que o inbound marketing gera leads.
Mídias sociais, blogs e mecanismos de pesquisa: esses são os lugares onde sua empresa encontrará usuários que desejam se informar. Esses canais também acontecem onde o marketing de conteúdo faz a maior parte de seu trabalho (e trabalha sua mágica).
2) O conteúdo de inbound marketing é o mais eficaz entre todos os formatos de marketing de conteúdo focados em mover leads B2B através do funil de vendas
Quando os participantes da pesquisa da Statista foram perguntados sobre o tipo de conteúdo que melhor funciona para mover leads através do funil de vendas, as três principais respostas para o marketing B2B foram:
- Postagens de blog;
- White papers;
- Vídeos.
Todos esses conteúdos são ferramentas poderosas dentro de um arsenal de inbound marketing. Táticas de outbound, como malas diretas ou ligações de call center, não foram incluídas na lista porque são cada vez menos eficazes na missão de gerar leads qualificados.
3) O conteúdo de inbound marketing gera leads em um número três vezes maior e ainda custa 62% menos que o marketing tradicional
O marketing de conteúdo, que é uma das táticas de inbound marketing mais eficazes, é muito mais rentável do que as práticas tradicionais de marketing.
De acordo com a Demand Metric, ele gera três vezes mais leads – o que torna o inbound muito mais atraente para empresas que buscam melhores práticas na geração de leads.
4) As taxas de conversão de uma estratégia que usa marketing de conteúdo são seis vezes maiores que as de um modelo convencional
O estudo da Aberdeen descobriu que os sites com foco em marketing de conteúdo recebem seis vezes mais conversões em seus sites do que aqueles que usam outras estratégia. Isso acontece porque o inbound marketing gera leads, que são nutridos através de postagens em seu blog corporativo e outras ações de conteúdo.
5) Em 1984, uma pessoa via em média de 2 mil anúncios / dia. Hoje em dia, eles estão expostos a mais de 5 mil / dia
Toda esta superexposição à publicidade tem um preço – bem caro para as marcas: bloqueadores de anúncios. Mais de 615 milhões de dispositivos agora têm software de bloqueio de anúncios, de acordo com o PageFair 2017 Global Adblock Report.
Considerando todos estes consumidores aflitos com os altos volumes de anúncios todos os dias, o marketing de conteúdo entra como uma lufada de ar fresco.
Ele traz relevância e valor para suas vidas, não é intrusivo e tem como grande objetivo ser útil – e não apenas promocional. Dessa forma, o inbound marketing gera leads mais qualificados e prontos para a conversão.
6) Depois de ler recomendações em um blog, 61% dos consumidores on-line fizeram uma compra
O marketing de conteúdo cria um nível de confiança de uma maneira que nenhum outro método pode igualar.
Estabelecer uma relação de confiança ao longo do tempo significa que os consumidores prestam atenção e ouvem a voz de sua marca. Isso é incrivelmente poderoso, persuasivo sem ser ostensivo. Ele é construído sobre transparência e uma abordagem prática. É o segredo para o verdadeiro inbound marketing de resultados.
7) 86% das organizações altamente eficazes têm alguém encarregado da estratégia de conteúdo para inbound marketing
Ao fazer um estudo com organizações altamente eficazes, a CMI descobriu que 86% delas contrataram um especialista para liderar a estratégia de inbound marketing e garantir seu sucesso.
Ter o suporte de especialistas, através de uma agência especializada, ajuda a manter as táticas de inbound marketing, o que tornou a empresa mais eficiente no geral.