Marketing digital: o que pode ser feito agora?: Com a pandemia do coronavírus seguindo como tema central dos últimos acontecimentos, os setores em geral estão tendo que se reinventar para lidar com o cenário e todas as profundas mudanças nos hábitos de consumo.
Muitas empresas estão reavaliando sua estratégia e orçamentos de marketing digital – e aquelas que são capazes podem se beneficiar desse tempo para elaborar estratégias e planejar o futuro, ao invés de pisar no freio.
Se sua empresa faz parte deste grupo, a leitura a seguir pode ser bastante útil: queremos compartilhar aqui algumas estratégias de marketing digital pós pandemia, que podem ajudar a planejar ações futuras. Veja a seguir em: “Marketing digital: o que pode ser feito agora?”.
Nova abordagem para seu relacionamento com clientes e leads
Em momentos como este, trabalhar o reconhecimento da sua marca é muito importante. É hora de entrar em contato e iniciar um diálogo com seu público-alvo. O que seus clientes querem ver da sua marca? Como eles querem ver este conteúdo ser entregue? Seja agora ou depois – norteando suas ações de marketing digital pós pandemia.
Sua empresa pode estar sendo cautelosa com seu budget de marketing digital, mas pesquisas recentes apontam que as pessoas ainda esperam coisas novas e empolgantes para preencher o tempo livre pelo distanciamento social e estão prontos para receber mensagens.
Muitas empresas já entraram em contato com seus clientes e leads para saber como podem ajudar – um esforço que precisa ser personalizado de acordo com o setor em que sua empresa opera:
- Academias, estúdios personal trainers e marcas ligadas à esporte estão disponibilizando aulas online e tutoriais gratuitos. Plataformas de EAD estão disponibilizando cursos e atividades grátis;
- Em outros países do mundo, os serviços de entrega reduziram as comissões e os contratos com os restaurantes, com o objetivo de tornar os alimentos mais acessíveis para pessoas em quarentena;
- Muitas marcas B2C estão transformando o perfil de seus e-mails marketing, oferecendo dicas de prevenção à COVID-19, saúde e bem-estar.
Sua empresa pode adotar a estratégia – desde que tenha cuidado redobrado: a pessoas estão emocionalmente cansadas, portanto, forneça apenas informações realmente úteis para seus contatos. E atente-se ao volume de envios, porque os consumidores também estão sendo bombardeados de notícias sobre o coronavírus em suas caixas de entrada. Isso vale não só para agora, mas também para as estratégias de marketing digital pós pandemia.
Marketing digital: o que pode ser feito agora?: Trabalho remoto X comportamento de compras online
Com a COVID-19 se espalhando por todo mundo, muitos países aplicaram a quarentena doméstica e fecharam os espaços de trabalho e salas de aula como forma de conter a doença.
Com isso, um número grande de pessoas passou a adotar o home office como uma opção viável para garantir a continuidade dos negócios.
Essa situação está mudando a dinâmica do trabalho, tornando as organizações mais flexíveis e abrindo linhas de comunicação entre departamentos e clientes. As empresas estão reforçando seus recursos para essa metodologia de trabalho, digitalizando seus processos e fluxos de trabalho.
Com pessoas e organizações se acostumando com o trabalho remoto, é provável que a tendência continue após a crise e seja adotada mais amplamente, impulsionando ainda mais o comportamento das compras online.
Em termos de marketing digital pós pandemia, isso vale também para o B2B e seus longos ciclos de vendas – é preciso pensar em como suas operações vão se adequar neste cenário: entregas, assinaturas de contrato, logística e outras questões devem se adaptar a este novo cenário.
Otimize seu orçamento de publicidade
Com a economia sendo ainda mais impactada do que já vinha sendo, esta tem sido uma das grandes preocupações das empresas.
É um problema generalizado: você está vendo taxas de conversão mais baixas e, portanto, reduziu ou pausou seus orçamentos para canais de resposta direta, como PPC e Facebook. Isso faz total sentido se sua empresa não é do setor da saúde, food service e tecnologia.
Mas o que fazer agora? Nosso diagnóstico é que esta é a hora em que a agilidade e a criatividade são fundamentais para aumentar as chances de sobrevivência durante esta crise. Por isso, a sugestão é levar este orçamento – ou parte dele – para estratégias de SEO e de otimização de conversão, publicidade no YouTube e redes sociais (que estão recebendo um alto volume tráfego de pessoas) e produção de conteúdo.
Isso vai ajudar sua marca a manter seus leads e clientes nutridos e fiéis, até que as negociações sejam retomadas.
Fortaleça sua abordagem digital
Antes da COVID19, estimava-se que o comércio eletrônico dobrasse até 2023. A pandemia apenas está acelerando esse crescimento, deixando às empresas pouco espaço para atrasos na adoção de uma abordagem digital.
Por isso, é essencial concentrar parte de seus esforços na preparação de uma estratégia omnichannel ágil e equipada digitalmente, mantendo os clientes no centro de suas ações digitais.
Aproveite seus canais digitais: crie conteúdo relevante, ofereça valor – e seja gentil com o seu mundo, faça o que puder para ajudar as pessoas.
O marketing é sobre relacionamentos pessoais – como as pessoas por trás de uma marca se comunicam com as pessoas que consomem os produtos. Adotar uma postura focada em valores humanos neste momento pode ser o impulso que sua empresa precisa para seguir até o fim dessa crise.