Tendências do marketing digital para 2021: prepare sua empresa já!

Veja as principais tendências do marketing digital para 2021

Como especialista em marketing digital, a UP2Place Digital trabalha continuamente para trazer as últimas novidades do setor. Este artigo, sobre as tendências do marketing digital para 2021, é um bom exemplo disso.

Afinal, é muito importante elaborar o planejamento anual de marketing para a sua empresa. Além disso, o ano de 2020 trouxe mudanças drásticas para o marketing digital.

Todas as mudanças trazidas ajudaram a ressignificar a forma como empresas e clientes se relacionam. Então tudo indica que isso se tornará permanente e cada vez mais complexo já em 2021.

Por isso, ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria estratégia de marketing é essencial. Além disso, é uma das melhores maneiras de sair ou permanecer à frente de seus concorrentes no mercado.

Então é fundamental garantir que sua empresa nunca use estratégias desatualizadas ou ineficazes para atingir seu público. Pois isso pode levar seus negócios  a uma espiral de eventos negativos.

Por isso reunimos neste artigo algumas previsões para o setor do marketing digital em 2021. Além disso, trouxemos também algumas sugestões e dicas para preparar sua empresa para o que está por vir. Então siga na leitura e comece já a planejar o 2021 de sua empresa!

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Conteúdo, estratégias e inovações em mídias sociais presentes entre as tendências do marketing digital para 2021

O ano de 2020 trouxe uma série de novos cenários para a atuação de empresas nas redes sociais. Afinal, a pandemia ampliou o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento. Com isso, muitas empresas que ainda não haviam implementado a transformação digital foram obrigadas a fazer ajustes rápidos para manter suas operações.

Veja a seguir o que esperar para 2021:

1) Marketing interativo

Um bom site, funcional, responsivo e pensado para oferecer a melhor UX possível sempre foi algo essencial. Porém, isso tornou-se ainda mais fundamental com a pandemia. Então agora é preciso ir além e pensar em novas iscas para atrair tráfego para o site de sua empresa.

Adicionar elementos interativos ao seu site ou mídia social é uma ótima maneira de agregar valor aos visitantes. Além disso, faz com que eles se envolvam com sua marca e aprendam mais sobre seus produtos.

Por exemplo: uma empresa que atue em manutenção preditiva pode adicionar um checklist de funcionamento de equipamentos industriais em seu site. Dessa forma, a empresa está oferecendo valor aos seus visitantes. Além disso,  aprende mais sobre eles ao mesmo tempo, com base nos dados inseridos no recurso.

Outros exemplos de marketing interativo incluem:

  • Avaliações,
  • Questionários,
  • Jogos,
  • Enquetes,
  • Vídeos interativos,
  • Pesquisas,
  • Concursos.

2) Marketing de Micro Influenciador

O marketing de influência tem sido uma tática de marketing bastante utilizada há anos. Originalmente, as marcas pensavam que era mais benéfico fazer parceria com grandes influenciadores. Também conhecidos como macro influenciadores, são aqueles que possuem milhões de seguidores.

Essa abordagem provou ser muito cara e, surpreendentemente, não muito eficaz. Na verdade, celebridades ou influenciadores que acumularam mais de um milhão de seguidores pedem valores na casa de cinco ou seis dígitos por postagem.

Então a margem para o ROI é sempre apertada. Afinal, com esse preço alto, muitas empresas relataram não ver o retorno esperado. Afinal, embora esses indivíduos tenham muitos seguidores, suas taxas de engajamento são baixas. Especialmente quando comparadas a influenciadores de camadas menores.

Em 2020 vimos uma nova camada deste seleto grupo de profissionais vindo à tona: os micro influenciadores. Essa nova geração se tornou muito mais popular – tanto entre seguidores quanto entre profissionais de marketing. Isso vem crescendo desde que as pessoas descobriram o efeito que eles têm nas decisões de compra.

Micro influenciadores oferecem mais seguidores fiéis. Dessa forma, na maioria das vezes, seus seguidores se dedicam mais a se envolver ativamente com seu conteúdo.

O marketing de micro influenciadores também oferece uma abordagem muito diferente que normalmente é mais eficaz para alcançar os indivíduos-alvo. Esses influenciadores menores geralmente têm um nicho de mercado mais específico. Dessa forma, é mais fácil impactar públicos que realmente estarão interessados ​​em seus produtos ou serviço. Assim aumenta também as probabilidades de conversão.

Apostar no marketing de micro influenciadores será uma das grandes tendências do marketing digital para 2021. Por isso comece já a procurar influenciadores ligados à sua área de atuação. Afinal, os seguidores destas pessoas provavelmente estarão interessados ​​nos produtos ou serviços que sua empresa vende.

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3) Conteúdo gerado por usuários – destaque entre as tendências do marketing digital para 2021

Como o nome sugere, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é aquele criado por seus clientes e usuários. Dessa forma, não há interferência direta da marca sobre esse material, que pode ser dos mais diversos formatos:

  • Comentários nas próprias postagens da marca,
  • Postagens em texto e vídeo nas redes sociais dos próprios usuários,
  • Resenhas em blogs e publicações especializadas,
  • Avaliações nas redes sociais e plataformas como Trip Advisor, iFood, Yelp, entre outras.

O UGC é uma das formas mais autênticas de marketing boca a boca digital. Então ele torna-se uma ótima maneira para tornar as marcas mais acessíveis e relacionáveis ​​com seu público.

Desde a ascensão do marketing de influência, o UGC se tornou a pedra angular das estratégias de marketing de muitas marcas. Atualmente um grande número de empresas e marcas de grande nome agora redirecionam o conteúdo de seus seguidores e defensores.

Está comprovado que o UGC supera em muito o conteúdo criado pela marca. Portanto, é essencial angariar clientes para não apenas gerar seu conteúdo, mas também comercializar seus produtos por você. Inegavelmente, esta é uma estratégia que promete ser primordial entre as tendências do marketing digital para 2021.

Tendência antiga, ponto de vista novo

Sabemos que este tipo de conteúdo não é exatamente uma nova tendência. A propaganda boca a boca sempre existiu. Porém, as regras e restrições de distanciamento social experimentadas por todos neste ano gerou um grande aumento no UGC. Afinal, sem poder conhecer e experimentar produtos pessoalmente, muitos consumidores se voltaram para as resenhas a fim de entender se aquele produto era a solução certa.

Isso foi impulsionado conforme mais marcas se adaptaram ao cenário digital. Ao procurarem entre seus clientes o tipo de conteúdo que eles próprios desejam ver e divulgar isso, as marcas estimulam outros clientes a fazer o mesmo.

O principal apelo do UGC é o alto nível de autenticidade e de oportunidade de relacionamento que ele fornece. Atualmente, a mídia social vem se tornando um fluxo interminável de artes produzidas, postagens patrocinadas e estilos de vida inatingíveis.

Por outro lado, estes conteúdos trouxeram um frescor para a comunicação das marcas. Há um apetite crescente por uma representação mais autêntica de pessoas comuns, estilos de vida e experiências. Isso é especialmente forte durante este ano de crise e mudança social. Sua empresa precisa apostar nisso para se destacar.

4) Vendas através das redes sociais

Algumas mudanças recentes nas plataformas sociais permitiram que muitas empresas passassem a utilizar seus perfis em redes sociais como um canal de vendas. Além disso, este movimento se intensificou depois da chegada dos catálogos de vendas no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Com isso, o comércio social está caminhando para se tornar uma das maiores tendências do marketing digital para 2021. Atualmente boa parte dos compradores online está fazendo compras agora, por meio de canais de mídia social como Facebook, Instagram ou Pinterest. Enquanto isso, outra parcela substancial recorre às mídias sociais para se inspirar – através de resenhas e provas sociais.

Por isso, agora é mais importante do que nunca tornar sua marca, produtos e serviços disponíveis para compra em mídia social. Especialmente neste momento, quando cada vez mais empresas fazem a transição para o digital de forma a se ajustarem às mudanças causadas pela crise da COVID-19.

Abraçados por empresas dos mais diversos portes e serviços, os posts compráveis ​​estão se tornando o caminho do futuro. Atualmente os clientes estão mais propensos a comprar quando apresentados a uma experiência de compra simplificada. Dessa forma, o comércio social dá às marcas a oportunidade de otimizar a experiência de compra em vários canais e plataformas.

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Representante de vendas digital - UP2Place
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5) Lives – uma das principais tendências do marketing digital para 2021

No ano passado, o vídeo ao vivo rapidamente se tornou um dos tipos de conteúdo online mais populares. Afinal, o Instagram Live e o Facebook Live tornaram-se ainda mais populares. Estima-se que cerca de um em cada cinco vídeos do Facebook foram transmissões ao vivo e 1 milhão de usuários do Instagram assistiram a vídeos ao vivo todos os dias.

Desde que estes números surgiram, outras plataformas passaram a adotar o formato. Atualmente o Twitter, YouTube e, mais recentemente, até mesmo o LinkedIn – estão explorando o vídeo ao vivo também.

Só em 2019, os usuários da Internet assistiram a 1,1 bilhão de horas de vídeo ao vivo. Embora esse número certamente tenha crescido por si só, a crise global certamente adicionou lenha nessa fogueira. Hoje o vídeo ao vivo se tornou um canal vital para muitos setores.

Neste período, muitos influenciadores e marcas promoveram lives nas mídias sociais. Além disso, muitos eventos tipicamente off-line – como festivais, desfiles de moda, shows e galerias – também adotaram o vídeo ao vivo. Dessa forma, foi possível permitir que o público se envolvesse e os vivenciasse remotamente.

Para muitas pessoas e setores, as lives foram salvadoras em 2020. Afinal, a conveniência e a capacidade de identificação e acessibilidade trouxe um novo olhar para muitos públicos que talvez não se envolvessem normalmente. Por isso temos certeza de que essa será uma das fortes tendências do marketing digital para 2021 e impulsionará outras novidades.

Clubhouse: forte tendência de marketing neste 2021

Fevereiro trouxe uma grande novidade para o setor: o Clubhouse, nova rede social de streaming por voz. Pensada para funcionar nos moldes das lives, a plataforma é um excelente canal para estreitar relações entre marcas e público.

Para muitas marcas, esse primeiro momento da rede no Brasil trouxe também uma forma de acessar diretamente grandes nomes do setor e leads potenciais. Não só pelo diálogo encurtado, mas também pelo grande volume de informações relevantes sobre cada interlocutor, obtida nos bate-papos proporcionados pelas salas temáticas.

Por enquanto, é preciso ter um convite para o Clubhouse para acessar a plataforma, que ainda é restrita para usuários de iOS. Garantir o acesso desde já é uma boa forma de estar presente entre as tendências do marketing digital para 2021 e acessar seu público antes da concorrência.

6) Conteúdo efêmero em diferentes plataformas

Conteúdo efêmero é aquele tipo de conteúdo visual acessível apenas temporariamente (normalmente 24 horas). É um tipo de conteúdo muito popular em redes sociais como Facebook (Meu Dia), Instagram (Stories) e Snapchat (Snaps), nos seguintes formatos:

  • Foto,
  • Vídeo gravado ou transmitido ao vivo,
  • Enquetes,
  • Testes,
  • Demonstrações de produtos, entre outros.

Ao contemplar as tendências do marketing digital para 2021 em seu planejamento, experimente e promova a sua marca com a utilização de conteúdos efêmeros.

Lembre-se de que o Facebook tem mais de 1,66 bilhão de usuários ativos todos os dias. Já o Instagram tem cerca de 800 milhões. Além disso, os 187 milhões de usuários ativos diários do Snapchat criam 1 milhão de conteúdos efêmeros todos os dias.

Pense que esse tipo de conteúdo obtém uma resposta imediata do público – como uma necessidade urgente de compra. Também permite que seus clientes se envolvam com sua marca, expandindo seu alcance e construindo confiança e reforço de relacionamento com o tipo de conteúdo certo.

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7) Marketing de nostalgia

A moda é um dos movimentos mais cíclicos que podemos observar. É muito comum encontrar peças de temporadas passadas (muito ou pouco) repaginadas de volta aos editoriais e passarelas. Agora outras indústrias têm vivido este momento – chamado de marketing da nostalgia.

As ações hoje estão por toda parte – e não apenas no meio digital:

  • Ligue a TV (ou acesse o YouTube) e provavelmente você encontrará um anúncio com um ator de um programa que você assistia quando era criança,
  • Abra o Spotify e você poderá ouvir um trecho de música selecionado propositalmente para levá-lo de volta no tempo,
  • Vá a um supermercado e caminhe entre as gôndolas para encontrar facilmente produtos com embalagens retrôs ou sucessos antigos de volta às prateleiras.

Essencialmente, o marketing de nostalgia visa capturar (ou melhor, recapturar) a atenção do seu público. Para isso,  explora tendências mais antigas e familiares do passado. É um recurso que sempre funciona.

Programas de sucesso na TV, como Mad Men, inspiraram a nostalgia dos anos 1960 para o público em todo o mundo. Enquanto isso, a série Stranger Things, da Netflix, homenageou os clássicos do cinema e a cultura pop dos anos 1980. Ambos tornaram-se grandes sucessos.

Mas por que esta seria uma das principais tendências do marketing digital para 2021? Porque as ações digitais podem custar menos e causar um impacto maior e mais direcionado em seu público. Sua empresa pode aproveitar esta onda ao resgatar embalagens antigas, cases e histórias do passado e muito mais. Ao trazer essas tendências do passado para 2021, pode despertar a atenção e a lealdade de clientes atuais e antigos.

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Tecnologias ganham destaque entre as tendências do marketing digital para 2021

A transformação digital mudou a forma como as empresas fazem negócios. Não só isso: também alterou a forma como se relacionam com seus clientes. Certamente ainda veremos muitas outras novidades vindo por aí, a começar por 2021. Confira as principais tendências tecnológicas para o próximo ano que sua empresa precisa manter no radar:

1) Retenção aprimorada por meio de segmentação

Manter seus clientes existentes demanda menos dinheiro. Por isso, os especialistas da Up2Place Digital sempre recomendam que sua empresa dedique mais esforço aos estágios intermediários e finais da jornada do cliente.

Clientes satisfeitos tendem a contar a seus amigos e fornecer referências para ajudar a aumentar a receita. Eles também estão mais propensos a fornecer feedback direto e honesto sobre questões para melhorar sua marca.

Certifique-se de mantê-los informados sobre suas mudanças organizacionais ou processos que afetariam seu relacionamento. Para isso, use o e-mail marketing ou interaja com eles nas redes sociais.

Ao coletar dados e segmentar seus clientes, você tem a oportunidade de economizar custos. Sua empresa também pode direcioná-los de uma maneira mais econômica. Dessa forma, fica mais fácil esticar ainda mais seu orçamento para marketing digital.

Sabemos que budgets enxutos serão uma das grandes tendências do marketing digital para 2021. Então toda ação que puder otimizar seus investimentos no próximo ano é mais que bem-vinda.

2) Google My Business entre as tendências do marketing digital para 2021

Garantir que sua empresa está listada localmente, com informações verificadas e atualizadas em várias plataformas de pesquisa é um cuidado essencial.

Por isso, você deve manter seu Google My Business sempre em ordem. Isso ajuda a fornecer informações valiosas sobre seu horário de funcionamento, serviços e localização geográfica. Além disso, é um dos principais fatores na pesquisa. Atualmente muitos empresários ficam surpresos ao saber quantos produtos podem ser vendidos por aí.

Ter uma área de serviço definida geograficamente em listagens locais realmente ajuda sua empresa a aparecer nas pesquisas “perto de mim”. Isso ocorre porque muitos mecanismos de pesquisa (especialmente o Google) priorizam a localização em seus algoritmos de pesquisa.

Outra vantagem de manter o My Business atualizado é a possibilidade de comunicar rapidamente:

  • Mudanças em seu horário de funcionamento,
  • Novos produtos,
  • Promoções,
  • Novos artigos em seu blog, entre outras informações.

Entre as tendências do marketing digital para 2021, ter o Google My Business atualizado é uma das mais estratégicas.

3) Lances automatizados no Google Ads

Administrar as campanhas de Google Ads pode ser uma tarefa árdua, especialmente se você não tiver uma agência de marketing digital à disposição. São estes profissionais que podem ajustar constantemente campanhas, palavras-chave e lances para obter o máximo de seu investimento em publicidade.

O lance automatizado, que permite ao Google automatizar movimentos anteriores para ajustar seu lance em tempo real, pode ser uma alternativa para o dia a dia. Este suporte das táticas de lances automáticos permite que empresa de pequeno porte possam dedicar seu tempo para otimizar outros aspectos suas operações.

Os lances automáticos (lançados em 2016) não são novidade. Porém, as melhorias contínuas, feitas especialmente em 2020, os posicionaram como uma das fortes tendências do marketing digital para 2021.

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4) Pesquisa Semântica

No futuro, grande parte do universo SEO será moldado pela forma como as pessoas pesquisam coisas na internet. E embora isso pareça uma coisa simples, está enraizado em algo um pouco mais complicado: semântica.

Geralmente, a semântica é o estudo das palavras, seus relacionamentos e o que esses relacionamentos significam em contextos específicos. Algo que combina muito bem com os mecanismos de pesquisa como o Google, certo?

Em 2021 e além, a pesquisa semântica será a forma como os mecanismos de pesquisa usarão a enorme variedade de dados disponíveis para determinar:

  • Contexto,
  • Intenção e
  • Significado necessários para classificar a relevância dos conteúdos.

Em termos leigos, a pesquisa semântica é como o algoritmo do Google pode pegar sua consulta de pesquisa e entregar o resultado. Mesmo uma pesquisa incompleta, gramaticalmente incorreta e aparentemente aleatória pode levá-lo exatamente até o que você estava procurando.

A pesquisa semântica engloba tanto o UX quanto com SEO. Atualmente os buscadores tiraram dos usuários o ônus de usar exatamente os termos de pesquisa certos para encontrar o que precisam. Não é mais preciso usar aquela sequência perfeita de palavras: os mecanismos de pesquisa estão assumindo a responsabilidade de interpretar nossos jargões, linguagem fragmentada e perguntas obscuras.

O papel das pesquisas de voz entre as tendências do marketing digital para 2021

Então isso nos leva a outro ponto muito importante: os dispositivos assistentes de voz. Google Now, Alexa, Siri – recursos que estão no centro dessa mudança mais ampla para a pesquisa semântica.

Por sua própria natureza, os assistentes de voz são projetados para interpretar e responder a pesquisas faladas em linguagem coloquial. Por isso, eles são movidos por recursos de pesquisa semântica.

Já falamos sobre a importância de atualizar suas estratégias de marketing de conteúdo para as pesquisas de voz. Por isso, agora é hora de ter ainda este novo olhar e colocar em prática essa e outras tendências do marketing digital para 2021.

5) Automação de marketing – destaque entre as tendências do marketing digital para 2021

As tendências do marketing digital para 2021 mostram que o próximo ano promete trazer ainda mais avanços na tecnologia. Dessa forma, as organizações precisarão se adaptar. Para isso, poderão contar com o uso de novas ferramentas, que permitirão uma melhor personalização e customização dos conteúdos.

Sua empresa poderá direcionar os interesses ou ações de um cliente em potencial com mensagens econômicas, altamente estratégicas e personalizadas. Poderá também otimizar o tempo de sua equipe de marketing para tarefas efetivamente estratégicas.

Considerando o cenário atual, em que o tráfego digital cresceu consideravelmente desde o crescimento do home office, a automação pode ajudar sua empresa a vender mais, se relacionar e manter seu cliente fiel.

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6) Chatbots

O tema pode não ser uma novidade para empresas. Porém, tudo indica que o recurso vai ganhar melhorias e mais espaço entre as tendências do marketing digital para 2021 e além.

Os chatbots estão provando ser extremamente úteis para oferecer melhores experiências ao cliente. Ao mesmo tempo, trazem benefícios para as empresas. Isso porque:

  • Reduzem a pressão sobre a equipe de atendimento ao cliente ao lidar com problemas de solução simples;
  • São ótimos para a geração de leads, ajudando a equipe de vendas a converter com sucesso mais clientes em potencial;
  • Permitem coletar dados de clientes que podem ser analisados ​​para obter insights valiosos sobre o seu público e o que os motiva;
  • Garantem que sua empresa opere 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso é ótimo para clientes que não se enquadram no padrão típico ou clientes que preferem se envolver de uma forma mais flexível. Também é ótimo para abordar mercados globais, onde os clientes vivem em fusos horários diferentes;
  • Proporcionam um maior envolvimento do cliente. Sua empresa estará sempre disponível para interagir com o cliente;
  • Promovem economia de custos de longo prazo para a empresa.

Os chatbots se tornarão ainda mais populares daqui para frente. Especialmente se incrementados por iniciativas como UX Writing.

7) Integração online-offline da Experiência do Cliente destaque entre as tendências do marketing digital para 2021

Para muitas empresas, a pandemia de 2020 trouxe a necessidade de criar ou aprimorar suas presenças digitais para se manterem ativas e operantes no mercado.

Muitos varejistas online e marcas digitais experimentaram um aumento no número de negócios realizados através de seus canais digitais. Mas isso não significa que as lojas físicas chegaram ao fim. Afinal, muitos consumidores ainda preferem manipular ou visualizar os produtos pessoalmente, antes de tomarem suas decisões de compra. Por isso, as marcas que operam nas duas esferas devem ajustar sua estratégia de marketing para tirar vantagem dessa digitalização crescente.

A aposta entre as tendências do marketing digital para 2021 é a profunda integração entre experiência online e off-line. Dessa forma, as lojas físicas deixam de ser apenas um local para fazer suas compras para se tornarem um lugar onde as marcas podem realmente se envolver com seus clientes e melhorar suas experiências.

Além disso, as tecnologias RV e RA trarão mais experiência de compra para casa, melhorando a experiência de compra online.

Quais são os próximos passos para sua empresa em 2021?

Todas essas tendências do marketing digital para 2021 que trouxemos aqui não representam uma lista completa. Porém, sem dúvida são um ótimo ponto de partida para planejar sua estratégia para 2021.

Atualmente, a maioria dos CMOs poderia melhorar suas chances apenas deslocando mais recursos para a mídia social e pesquisa local. Além disso, podem adicionar conteúdo mais personalizado e interativo para seu público.

Essas tendências principais podem ajudá-lo a aumentar o tráfego do seu site, gerar mais leads e aumentar as vendas. Além disso, podem ao mesmo tempo proporcionar a retenção de sua base de clientes conquistada até aqui.

Estas tendências também são essenciais para ajudá-lo a entender melhor o que esperar de 2021. E também como elas impactarão o cenário competitivo mais amplo.

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