Adoção digital: o que está segurando sua empresa?: Muitos CEOs reconhecem a necessidade de evoluir suas operações, estratégia de negócios e experiência do cliente para ter sucesso através da adoção digital.
Mas muitos apenas embarcam em uma jornada digital sem definir um destino. É por isso que, apesar do impulso inicial, a transformação digital de sua empresa empaca: eles nunca articularam o objetivo final ou mesmo como será a segunda fase.
A única maneira de ter sucesso é conhecer o seu objetivo final e, especialmente, o caminho que deve ser trilhado até lá. Essa parte nós podemos facilitar para você: o caminho se dá através da adoção digital.
O que é adoção digital?
A adoção digital é definida como a obtenção de um status corporativo, no qual as pessoas em uma organização usam as ferramentas digitais da forma como são pretendidas e em seu potencial máximo.
Não é o resultado de uma única implementação de software. Não é nem mesmo o produto de um novo modelo de negócios baseado no digital.
Trata-se de sincronizar o fator humano e a tecnologia para que as ferramentas digitais atendam às necessidades dos usuários.
Embora pareça diferente para cada empresa, a adoção digital é a meta final universal de todos os esforços de uma transformação digital bem-sucedida.
Para alcançá-lo, sua empresa precisa de um caminho claro a seguir – e, como já dissemos, isso pode ser obtido através de uma estratégia eficaz de adoção digital.
A importância de alcançar um alto nível de maturidade digital
Está claro que as empresas entendem a necessidade de se transformar digitalmente. Prova disso são os dados trazidos por um relatório recente do setor: os gastos mundiais em tecnologias de transformação digital devem ultrapassar US$ 2 trilhões até 2021 – clique para baixar o PDF.
Apesar de um forte compromisso de investimento, a grande maioria das empresas está lutando para trilhar uma jornada bem-sucedida rumo à maturidade digital. Muitas ainda estão empacadas no primeiro estágio:
- 35% dos executivos acreditam que possuem as capacidades de liderança necessárias para executar uma transformação digital bem-sucedida;
- Menos da metade acredita ter as capacidades digitais necessárias para melhorar a experiência do cliente (40%) e as operações internas (36%).
O problema não é falta de vontade ou de recursos: é a ausência de uma estratégia de adoção digital.
Abrace a transformação digital 2.0
Existem muitos desafios que impedem as empresas de sair da primeira fase da transformação digital. Com uma estratégia de adoção digital, sua organização pode superar todos eles – conheça cada um deles a seguir:
Desafio nº 1: alinhe a liderança em torno de uma visão clara
Sua empresa não pode alcançar a próxima fase da transformação digital sem primeiro concordar com uma visão. É preciso responder à pergunta: “para onde você quer que a transformação digital leve sua empresa?”
Poucas organizações hoje têm essa clareza, de acordo com o relatório citado mais acima. Apenas 31% das organizações acreditam que seus altos executivos compartilham uma visão comum de como o negócio deve se transformar através da adoção da tecnologia digital.
Desafio nº 2: crie uma estrutura sólida de governança
Tradicionalmente, o CIO liderava o caminho quando se tratava de qualquer projeto de tecnologia de grande escala.
Mas, para uma transformação digital bem-sucedida, você precisa de uma abordagem interdisciplinar e de um forte alinhamento de liderança.
O CEO, o CDO, o CHRO, o CFO e possivelmente outros líderes serão todos responsáveis por criar iniciativas digitais e monitorar o progresso.
No entanto, apenas 32% das organizações sentem que há clareza suficiente entre os vários papéis e responsabilidades das iniciativas digitais.
Desafio nº 3: tenha uma imagem precisa do estado atual
É difícil diagnosticar exatamente onde sua empresa está no ciclo de vida da maturidade digital, mas é essencial planejar sua próxima etapa.
É essencial usar dados para identificar onde realizou processos com sucesso, encontrar áreas potenciais para otimizar e aumentar a produtividade dos funcionários.
Monitorar o uso e a eficácia da tecnologia existente é fundamental para avaliar o estado atual.
Desafio nº 4: promova o engajamento dos funcionários
Sua empresa não alcançará o ROI desejado se não tiver engajamento dos funcionários.
Se você deseja que os colaboradores sejam receptivos à sua visão e promovam a estratégia digital, é preciso aumentar o envolvimento em todos os níveis da organização.
Atualmente, apenas 36% das organizações têm meios para que todos os funcionários participem da conversa sobre iniciativas digitais.
Desafio nº 5: supere barreiras culturais
Uma série de barreiras culturais tem o poder de atrapalhar seus esforços e impedir que sua empresa alcance a transformação digital 2.0 – quanto mais alcançar a adoção digital.
A resistência dos empregados é talvez o maior e mais ameaçador obstáculo cultural. Há muitas razões pelas quais os funcionários resistem às mudanças, mas todas elas derivam do medo:
- Medo do desconhecido;
- Medo de incompetência;
- Medo de falhar;
- Medo de perder status.
É preciso se aprofundar mais: a resistência dos funcionários à mudança pode frustrar o esforço de mudança mais promissor.
Os líderes também devem descobrir como envolver quatro gerações durante um período de mudança. Um caminho para superar isso é promover uma força de trabalho multigeracional em tecnologia corporativa.
Pense que os funcionários de gerações mais jovens podem estar mais acostumados a tecnologias avançadas ao nível de consumidor –mas isso não é garantia sobre sua aptidão para o software aplicado no local de trabalho.
Desafio nº 6: acompanhe a tecnologia
O ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico significa que os líderes de negócios devem sempre acompanhar as tendências e estar prontos para adotar novas ferramentas digitais.
Um plano de transformação digital que seja muito rígido levará seu esforço a um impasse. Se sua empresa não conseguir acompanhar a tecnologia emergente, sua estratégia digital não será competitiva.
É importante desenvolver uma mentalidade ágil e promover esse traço em toda a organização.
“Qual é a estratégia de adoção digital mais eficaz?”
Esta é a pergunta que você deve estar fazendo agora. Se você deseja que sua empresa salte da primeira fase para a transformação digital 2.0, é preciso ter uma definição clara do seu objetivo final, mesmo que seja um alvo em movimento.
Mais uma vez: você precisa de uma estratégia de adoção digital para levar sua empresa até lá.