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Advocate marketing e seu efeito no sucesso de sua empresa

Advocate marketing e seu efeito no sucesso de sua empresa

Advocate marketing e seu efeito no sucesso de sua empresa

Advocate marketing e seu efeito no sucesso de sua empresa: O meio digital oferece um mundo de oportunidades para as empresas atingirem seus clientes potenciais – conteúdos, anúncios nos mais diversos formatos e metodologias diferentes, como o advocate marketing.

O uso da prova social, por exemplo, pode ser uma das melhores estratégias para demonstrar confiabilidade e conquistar novos clientes. Ao utilizar avaliações, depoimentos, estudos de caso e mídias sociais, sua empresa pode mostrar o que seus clientes mais satisfeitos realmente sentem por sua marca e suas soluções. Muitas dessas táticas se enquadram na estratégia de advocate marketing – saiba mais a seguir e descubra como colocar em prática na sua empresa.

Por que Advocate Marketing?

É muito frustrante quando sua marca se perde no barulho dos concorrentes e dos algoritmos das redes sociais. E sem visibilidade da marca, não importa quão bom seja o seu produto ou serviço, porque ninguém vai saber quem é sua empresa ou por que ela é importante.

É por isso que as empresas se esforçam para produzir bons planejamentos de marketing digital todos os anos e colocar em práticas as melhores estratégias para atrair leads, gerar crescimento em vendas e de operação e obter bons números para o balanço financeiro ao fim do ano.

Sabemos o que você pode estar pensando: quando você acha que o crescimento de uma empresa já é desafiador o suficiente, surgem outras partes dos negócios em que suas equipes precisam se concentrar.

Isso, no entanto, é um caminho sem volta e a tendência continuará com a transformação digital, o poder da Internet e das tecnologias emergentes que mudam a maneira como sua empresa se torna uma marca reconhecível e como ela se relaciona com seus clientes, parceiros e fornecedores.

Sem ter uma sólida estratégia de marca que espelhe os esforços de marketing da sua empresa, sua empresa será basicamente um ativo oculto esperando atenção e alguém que note suas soluções.

É por isso que o Advocate Marketing é um aspecto essencial para organizações – tanto para as grandes quanto para aquelas que estão em crescimento. Para entender por que isso é importante para sua empresa, é importante entender o conceito de Advocate Marketing e definir alguns elementos-chave.

Advocate Marketing – a definição

Provavelmente, você pode adivinhar o que significa Advocate Marketing, mas é importante ter uma definição clara para manter todos na mesma página.

O conceito significa simplesmente que as pessoas que amam a sua marca continuarão apoiando sua empresa e promovendo seus serviços ou produtos para novos clientes de forma orgânica.

Dessa forma estes incentivadores ajudarão sua marca a se tornar visível para públicos maiores e aumentar a receita sem usar apenas seu orçamento para fazer investimentos em publicidade ou outras iniciativas de marketing digital integrado.

Mas é importante ressaltar o termo “apenas” aplicado na última frase. É claro, outros esforços de marketing, como marketing de conteúdo e publicidade paga, também podem impulsionar a marca da sua empresa – mas isso pode ser visto como um complemento aos seus esforços de Advocate Marketing.

O foco nas estratégias de marca pode ajudar a otimizar seus investimentos com publicidade da sua empresa.

Em paralelo às veiculações pagas, as provas sociais permitem que sua marca conte com uma “equipe de vendas” que funciona de maneira orgânica.

O motivo pelo qual é importante levar as pessoas a apoiar e promover sua marca é que os clientes potenciais geralmente confiam nas recomendações e no conteúdo de colegas, familiares e amigos sobre outras formas de marketing.

Segundo as estatísticas, 92% dos consumidores on-line confiam nas recomendações de seus círculos sociais.

Portanto, embora o marketing digital ainda seja uma parte essencial de seu planejamento anual, vale explorar o fato de que as pessoas gostam e confiam no toque humano familiar quando se relacionam com as grandes empresas e seus próprios serviços ou produtos.

Além disso, um aspecto principal do Advocate Marketing é descobrir quem são os advogados dedicados à sua marca e, em seguida, garantir que eles continuem promovendo seu sucesso.

O que é um agente de Advocate Marketing?

Então, agora que você entende a definição do conceito, passaremos aos agentes de Advocate Marketing.

Um agente de Advocate Marketing é aquela pessoa que compartilha pró-ativamente sobre a empresa em suas redes sociais, faz propaganda positiva boca a boca, por e-mail ou compartilha conteúdo produzido pela empresa sem outro incentivo que não seja o amor à marca.

Você também pode ter visto ou ouvido o termo “embaixador da marca”, que é um significado bastante intercambiável com um agente de Advocate Marketing. Esse defensor da marca ou “embaixador da marca” representará sua empresa, mostrando apoio e até influenciando os hábitos de compra de outras pessoas. Confira alguns perfis de

Clientes

Os clientes convertidos e fidelizados são a parte mais importante do advocate marketing e são seus maiores defensores.

Se eles escolherem seu produto ou serviço e amarem sua empresa, irão além de recomendar sua marca a outras pessoas. Eles confiam na sua empresa e no valor que você fornece, ajudando assim a aumentar o crescimento e a receita da sua marca.

Esse tipo de pessoa ama seu produto e valorizam o sucesso que obtém através dele, o que leva esses clientes a recomendarem sua solução para outras empresas com as quais eles têm contato.

Além disso, quando estas pessoas partem para outra empresa, as chances de elas recomendarem sua solução para sua nova empresa e gerar novos negócios é bem alta.

É exatamente por isso que seus clientes são uma parte importante da Advocate Marketing.

No entanto, sem um ótimo produto e a construção de uma relação de confiança com seus clientes, sua empresa não vai obter isso facilmente.

Esse é um dos motivos pelos quais aqui na UP2Place Digital nos concentramos fortemente na felicidade e no sucesso de nossos clientes e valorizamos muito seus comentários e opiniões.

Funcionários

Ao longo dos anos, os funcionários também passaram a ter um papel de destaque ainda maior nas estratégias de marca e marketing digital.

Aqui aquela estatística mencionada na introdução deste artigo vale mais do que nunca: as pessoas confiam mais na opinião de amigos, colegas e familiares do que em qualquer outra forma de marketing. Isso pode ter um peso ainda mais relevante quando a pessoa lida com a solução diariamente, trabalhando com ela ou por ela.

Se os funcionários estão compartilhando conteúdo e constantemente defendendo a empresa em que trabalham, isso pode alcançar mais empresas e pessoas.

Seus funcionários ajudam sua marca e as boas mensagens a crescer exponencialmente, enquanto também transformam seus funcionários em líderes de pensamento e ímãs de conhecimento.

Uma situação ganha-ganha para os funcionários e a empresa – que conta com uma nova força de vendas indireta através de seus agentes de Advocate Marketing.

Como encontrar clientes que podem se tornar agentes de Advocate Marketing?

Ter clientes conversando com sua marca é uma coisa ótima, mas como é possível encontrar esses clientes em primeiro lugar?

Se sua empresa usa o sistema Net Promoter Score (NPS) para avaliar a lealdade do cliente, essa é a sua aposta mais fácil para encontrar clientes que amam seus produtos. Quanto mais forte sua lealdade, maior a probabilidade de eles compartilharem seu amor por sua empresa entre seus contatos.

Outra estratégia para encontrar possíveis defensores da marca é monitorar ativamente as mídias sociais. Isso pode envolver algum trabalho braçal ou investimento em ferramentas de monitoramento digital, mas pode valer a pena.

Examine suas contas de mídia social para ver quem gosta, comenta e compartilha suas mensagens de forma consistente. Você também pode procurar em alguns sites de avaliação como o Trip Advisor ou Foursquare para ver se existem usuários em particular postando novamente.

Vale também envolver as equipes de atendimento ao cliente, de vendas ou de customer success para sentir a temperatura de sua marca junto aos leads e clientes atuais. Os clientes que podem ter começado sua experiência com a marca de forma negativa e que tiveram suas mentes alteradas por meio de uma excelente experiência de atendimento ao cliente podem acabar sendo grandes defensores da marca.

Além disso, é uma boa ideia tentar fazer com que seus funcionários se tornem agentes de advocate marketing. Faça com que compartilhem algumas de suas postagens sociais, poste sobre suas próprias experiências com a marca e até fale sobre a vida como funcionário lá.

Como transformar seus clientes em agentes de advocate marketing?

Antes de abordarmos que tipo de ações podem motivar seus clientes a compartilhar sobre a experiência deles com a sua marca, há um ponto que devemos reconhecer: a experiência do cliente.

A experiência de seus clientes com a marca deve sempre ser sua principal prioridade. Esse é o combustível para qualquer coisa que eles compartilharão sobre sua marca. Sem uma experiência do cliente de alta qualidade, ninguém se tornará um defensor da marca para o seu negócio. Isso começa com um ótimo produto.

Embora um bom atendimento ao cliente possa transformar um cliente insatisfeito em um cliente feliz (isso não deve ser subestimado), seu produto deve ser capaz de se sustentar como algo único que o cliente adora.

Certamente, algumas coisas podem dar errado com a entrega ou embalagem aqui e ali. Suas equipes de atendimento ao cliente podem realmente ajudar a transformar essas situações negativas em experiências positivas (o que é incrível), mas no final do dia, o melhor serviço ao cliente não pode compensar um produto ruim. Dito isto, seu serviço ao cliente ainda deve ser de alto nível.

Voltando à ideia de convencer seus clientes a ajudar sua marca a ter mais visibilidade, é importante lembrar que clientes satisfeitos ainda são pessoas. Isso significa que eles querem ser levados a sério e querem ser apreciados. Se eles pretendem defender sua marca, você deve recompensá-los de acordo.

Isso pode ser algo tão simples quanto fornecer pontos extras em seu programa de fidelidade, cupons de descontos exclusivos ou acesso à pré-venda de um novo produto. Além disso, você pode criar um sistema de referência que recompensa os clientes que trouxerem novos clientes para a sua empresa.

Isso pode ser algo tão simples quanto fornecer pontos extras de fidelidade em seu programa de fidelidade. Além disso, você pode criar um sistema de referência que recompensa os

Em que atividades os agentes de advocate marketing podem participar?

Portanto, se você acha que tem agentes em potencial para gritar o nome da sua empresa do topo das montanhas, aqui estão algumas coisas que você pode incentivá-los a fazer:

Por que o Advocate Marketing é importante para sua empresa?

Até agora você tem uma definição clara sobre a metodologia, quem pode ser o defensor da marca e provavelmente já está vendo por que isso é importante para os seus negócios.

No entanto, aqui estão apenas algumas razões pelas quais o advocate marketing precisa ser uma grande inclusão para suas estratégias de negócios e de marketing:

No entanto, antes de concentrar todos os seus esforços nos agentes de advocate marketing, a cultura, o produto / serviços e o ambiente da sua empresa precisa checar alguns pontos:

Sua empresa precisa criar um ambiente confiável que estimules os funcionários a terem orgulho de compartilhar os valores e a qualidade de sua marca. Assim como seu produto deve ser bom o suficiente para despertar nos consumidores a vontade de falar sobre eles.

É importante lembrar sempre: sem seus funcionários e clientes, sua empresa não vai a lugar algum.

Construir ótimos produtos, fornecer serviços impressionantes, estabelecer uma cultura de trabalho autêntica é o que facilitará o crescimento da sua marca.

Por que as marcas B2B precisam de Advocate Marketing?

Os defensores de sua marca podem ajudar os profissionais de marketing B2B a aproveitar a paixão de seus fãs mais fiéis para a agregar valor aos negócios.

Quando os clientes ficam insatisfeitos com seus produtos, serviços ou com a experiência obtida, eles têm muito mais poder para atrapalhar sua marca do que no passado. Isso é ainda mais importante no setor B2B, que vem observando um novo comportamento do consumidor nos dias de hoje.

Estudos da Forrester mostraram que 75% dos compradores B2B fazem pesquisas online para suas decisões de compra e mais da metade prefere a pesquisa on-line do que a abordagem de sua equipe de vendas. Mas isso não significa que eles não estejam conversando com ninguém – eles estão compartilhando seus pensamentos e experiências com colegas em sites como o LinkedIn.

Por isso, sua estratégia de Advocate Marketing deve aplicar estratégia, orçamento e recursos para incentivar os clientes a agirem em nome da sua empresa, sem necessariamente esperar um benefício específico – amplificando o alcance de seus esforços de marketing digital.

Os clientes capacitados serão grandes agentes – especialmente se sua empresa estender sua mão primeiro: coisas maravilhosas acontecerão como resultado, mas é preciso estar disposto a correr esse risco.

Ao criar um plano de Advocate Marketing, pense no ciclo de vida do cliente, e não no funil de vendas. Siga as etapas dos clientes na maneira como eles seguem sua jornada com sua marca.

Existem vários elementos importantes no plano de defesa do cliente, incluindo educação e validação. Certos tipos de clientes gostam de ajudar outras pessoas, eles querem compartilhar e ser vistos como um especialista. Esses “orientadores” serão ativos em sua comunidade e nos fóruns sociais. Considere pedir que eles façam revisões e ofereçam dicas e feedback sobre suas soluções.

Outro ponto importante é que as pessoas querem ser vistas fazendo a coisa certa pelos colegas da empresa. Novamente, os possíveis agentes preocupados com a validação pessoal são os principais candidatos a oferecer referências para sua marca, análises de produtos on-line e estudos de caso.

Obviamente, para ter sucesso na criação de agentes de Advocate Marketing, é preciso ter clientes satisfeitos. Por isso analise: se tudo der errado, não pense que o agente de Advocate Marketing vai resolver tudo sozinho para sua marca. O segredo aqui é pensar no cliente primeiro.

Concluindo:

Os consumidores – sejam eles B2B ou B2C – estão sempre procurando marcas autênticas. A melhor maneira de parecer autêntica é fazer com que seus clientes reais deem opiniões reais sobre sua marca.

Seu trabalho é garantir que eles tenham apenas coisas positivas a dizer sobre sua empresa, fornecendo um ótimo produto e uma experiência incrível para o cliente.

Se você gostou de saber mais sobre o Advocate Marketing e quer aprender mais, siga a UP2Place Digital nas redes sociais!

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