As expectativas dos clientes aumentam a cada dia, as estratégias de marketing se tornam mais sofisticadas e o número de canais que sua empresa precisa atuar aumenta mais e mais. O segredo para garantir o pleno funcionamento dessa engrenagem pode estar no Agile Marketing.
Siga na leitura e descubra como sua empresa pode se preparar para obter o destaque necessário no mercado e garantir cada vez mais bons negócios na era da transformação digital.
Entenda o Agile Marketing
O termo é usado para a aplicação deliberada e de longo prazo de uma metodologia voltada especificamente para gerenciar e melhorar a forma como uma equipe de marketing trabalha.
É essencial contar com uma visão estratégica, bem como planos de marketing de curto, médio e longo prazos.
Toda implementação de Agile Marketing bem-sucedida envolve os seguintes pontos:
- Mudança de mentalidade: os profissionais de marketing de uma equipe Agile pensam sobre o seu trabalho de forma diferente. Eles entendem os ciclos de respeito, colaboração, melhoria e aprendizagem, o orgulho na propriedade, o foco na entrega de valor e a capacidade de se adaptar às mudanças. Só essa mentalidade garante a entrega de um valor incrível para seus clientes;
- Experimentação, interação e pequenos lançamentos: planos rígidos e de longo prazo não se encaixam em um ambiente Agile. No lugar disso, é preciso trabalhar em pequenos experimentos, lançados com maior frequência. Assim a equipe pode aplicar os resultados dessas experiências a cada novo projeto ou etapa;
- Liderança focada: gerentes, diretores e outros profissionais em cargos de liderança atuam focados no sucesso do time, não em bater metas a qualquer custo;
- Trabalho em equipe e colaboração: os indivíduos em uma equipe Agile devem sempre procurar maneiras de unir forças para cumprir as tarefas da forma mais eficiente possível;
- Marketing orientado a dados: todas as equipes de marketing atuais devem usar os dados para orientar seus esforços. Mas equipes Agile são realmente e verdadeiramente conduzidas por seus dados – certifique-se de que todos os esforços podem ser medidos.
Qual é a metodologia certa do Agile Marketing para a sua empresa?
O Agile Marketing trabalha em torno de três metodologias: Scrum, Kanban e Scrumban – um método que combina os dois.
Scrum é uma forma de gerenciar o trabalho dentro de prazos definidos, chamados de sprints. Estes geralmente duram entre uma a quatro semanas, onde a equipe trabalha em sua lista de tarefas naquele momento. É relativamente formal a esse respeito, uma vez que esses prazos são rigorosamente respeitados.
Já o método Kanban é uma maneira de gerenciar visualmente as listas de tarefas. Existem poucas restrições formais e é possível personalizar seu board Kanban de acordo com o seu fluxo de trabalho.
Scrumban é uma mistura dos dois, como adiantamos mais acima. Envolve um fluxo contínuo de trabalho dentro de ciclos de planejamento mais longos, que se encaixam em suas datas de lançamento.
Mas voltando à pergunta que inicia este tópico, a resposta mais acertada é “depende”. Todos os métodos Agile têm a vantagem de estarem conectados às tarefas e permitirem tomar decisões com base na realidade do projeto. Todos dependem de uma equipe bem orquestrada.
O Scrum tem vantagens para grandes projetos, que precisam permanecer em cima dos requisitos e entregar fiel e regularmente. Segundo a Scrum Alliance, é uma abordagem particularmente benéfica para projetos complexos.
O método Kanban costuma proporcionar resultados melhores para equipes operacionais que lidam com um fluxo constante de trabalho.
Já o Scrumban une os benefícios do trabalho em sprints e lançamentos com a flexibilidade de poder adicionar novos projetos e lidar com o trabalho do tipo business-as-usual. É uma possibilidade para equipes menores, que gerenciam projetos em paralelo à manutenção dos aspectos operacionais. Como em uma startup, por exemplo.
Criando uma cultura de Agile Marketing
É viável afirmar que o Agile Marketing é, acima de tudo, um mindset. Isso porque sua empresa precisa colocar em prática uma cultura de liberdade, responsabilidade e confiança que incentive os colaboradores.
Cada profissional deve ter autonomia para fazer seu trabalho, mas eles ainda precisam se responsabilizar por fazê-lo no prazo e com alta qualidade.
É preciso também encorajar críticas saudáveis. Assim todos saberão que podem confiar uns nos outros para serem honestos com seus comentários.
O ponto central da cultura de Agile Marketing é aquela atitude de melhoramento contínuo e positivo. O grande objetivo é manter as pessoas altamente motivadas, para que elas realmente gostem de produzir.
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